Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira

Wilson Dias  ABr Diário do Grande ABC- Notícias e informações do Grande ABC Santo André São Bernardo São Caetano Diadema Mauá Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

A ampliação foi anunciada na tarde desta sexta-feira, 9, dia em que termina a campanha nacional.

Segundo a pasta, um balanço preliminar a partir de dados informados pelos municípios de São Paulo mostra que o Estado vacinou 10 milhões de pessoas.

O grupo de risco engloba crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A Secretaria Estadual da Saúde informou ainda que o Tocantins conseguiu vacinar 240 mil pessoas durante a campanha e que as doses ficarão disponíveis para a população enquanto tiver estoque.

Este ano os vírus influenza circulantes são H3N2 e Influenza do tipo B. Foram 12 notificações, uma de Mato Leitão e 11 de Venâncio. "Conseguimos imunizar 67% do total de crianças, 70% das gestantes e 88% dos idosos", disse a secretária Maria do Carmo. Portanto, no Paraná, além dos grupos que já estavam sendo vacinados, apenas esses três grupos serão incluídos entre os prioritários.

A vacinação continua nos Centros de Saúde de Campinas até acabarem os estoques de doses do município. "Nos outros municípios do estado, a campanha foi desenvolvida conforme decisão entre as secretarias e os diretores dos estabelecimentos prisionais", complementa. Com a prorrogação, as pessoas desses grupos podem procurar um dos 25 postos de vacinação espalhados pela cidade. Entre as regiões do país, o Sul apresenta maio cobertura vacinal, com 87,3%, seguida pelas regiões Nordeste (84,2%), Centro-Oeste (83,1%); Norte (82,5%) e Sudeste (79,7%). Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

"A vacina está disponível para toda população, mas é importante que aqueles indivíduos que fazem parte do grupo de risco busquem o serviço porque eles estão mais vulneráveis a ter complicações mais graves em decorrência da doença", afirmou. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.

Related:

  • Bibi fechará negócio com traficantes

    Bibi fechará negócio com traficantes

    O cara já veio aí, tamos fazendo negócio. - Tome aí, pra ajudar na despesa - oferecerá o traficante, dando dinheiro à moça. Você só tem que procurar o cara que enterrou ela pra mim e mandar ele desenterrar", explica Rubinho .

Comments

Latest news

Other news