A selfie do macaco Naruto já não está em tribunal

Macaco Naruto perde direitos da selfie para o fotógrafo que cedeu a câmera

Cansado com a situação, Slater avançou para tribunal em 2015. O fotógrafo David Slater e a associação de defesa dos animais PETA chegaram a acordo sobre os direitos de autor do macaco, de acordo com a CNN.

Em 2001, o fotógrafo britânico David Slater esteve numa floresta da Indonésia, onde decidiu montar o seu equipamento para tirar fotografias.

A fotografia tornou-se um êxito, quando David Slater a publicou num livro da sua autoria. Mas durante quatro anos, o fotógrafo teve que enfrentar as críticas da PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, na sigla inglesa), que considerava que os direitos de autor da fotografia pertenciam ao animal e não ao fotógrafo.

Na Justiça, o fotógrafo já havia conquistado o direito sobre a imagem, mas uma apelação feita pela PETA, organização que luta pelos direitos dos animais, será julgada em breve.

A disputa arrastou-se durante cerca de dois anos, com a PETA, em representação do macaco, a reclamar para ele os direitos autorais das selfies tiradas com a câmara de Slater, em 2011, durante uma viagem deste à Indonésia.

A PETA não desistiu e recorreu para o Supremo norte-americano.

O caso chega agora ao fim com um acordo entre David e a organização de direitos dos animais.

Agora as duas partes chegaram a um acordo e, apesar do macaco não ter sido declarado autor da imagem, o fotógrafo aceitou doar 25% das receitas das fotos a associações dedicadas a proteger os macacos do Velho Mundo na Indonésia. Em comunicado assinado pelo fotógrafo e pelos ativistas, eles concordam que "este caso levanta questões importantes e pioneiras sobre a expansão legal dos direitos para animais não humanos, um objetivo que ambos apoiam e pelo qual eles continuarão realizando os seus respectivos trabalhos".

Related:

Comments

Latest news

Barcelona. Polícia evacua zona da igreja da Sagrada Família
Segundo o jornal espanhol El País , a operação teve origem num alerta de "baixa credibilidade" recebido pelo Centro de Inteligência contra o Terrorismo e o Crime Organizado espanhol.

Herdeiros de Lygia Clark farão ato de apoio à exposição 'Queermuseu'
O centro cultural funciona normalmente nesta terça-feira, das 10h às 19h, com exceção da exposição principal. A ideia da exposição do Santander Cultural era exatamente debater a expressão e identidade de gênero.

Xiaomi Mi Note 3 oficial: o Xiaomi Mi 6 que ninguém queria?
Quanto à sua memória, irão estar disponíveis algumas variantes para conseguir responder às necessidades de todos os utilizadores. Com estas características, a Xiaomi conseguiu, ainda assim, um smartphone mais pequeno que o anterior e ainda mais leve .

A Coisa quebra recorde de bilheteria e entra para a história — It
As crianças se unem para entender e combater o mal, percebendo que a cidade é amaldiçoada por essa criatura há muito tempo. As críticas também estão sendo positivas, com 86% de aprovação registrada no site Rotten Tomatoes.

ONU aprova sanções mais duras de sempre contra Pyongyang
Refira-se que os têxteis representam para a Coreia do Norte a segunda maior exportação, depois do carvão e outros minerais.

Saúde inicia campanha para atualização da caderneta de vacina em Campos
Durante a semana, as salas de vacinação estarão abertas normalmente, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes.

Furacão Irma deixa 4 mortos na Flórida. No Caribe, foram 28 óbitos
Meteorologistas alertam que o furação deve deixar uma grande devastação na costa do país conforme se move no sentido oeste. O Centro Nacional de Furacões norte-americano informou , entretanto, que o percurso previsto para o Irma se modificou.

Vazamentos revelam detalhes do iPhone X
Outras fontes indicam também este como sendo um smartphone ainda melhor que o iPhone 8 ou 8 Plus, e por isso mais caro ainda. Outra das novidades neste campo é a ferramenta Animoji, que cria emojis em função da expressão facial do seu utilizador.

Joesley pede para ser ouvido pelo STF
Colocaram à disposição os passaportes e se prontificam a comparecer a qualquer audiência que forem convocados para depor. O risco de fuga é um dos motivos em que se baseia a determinação de prisão temporária ou preventiva.

Bruno de Carvalho recebeu quase 183 mil euros de salário — Sporting
O volume de negócios mais do que duplicou na época passada: fixou-se em 173 milhões de euros , face aos 77 milhões no período homólogo.

Ensino superior: há uma lista de colocações falsa a circular na Internet
A nota do último colocado na Faculdade de Medicina do Porto foi de 18,33 valores. Veja aqui as notas de entrada no ensino superior público.

Furacão Irma chega ao norte de Cuba com categoria máxima
O Centro Nacional de Furacões norte-americano informou, entretanto, que o percurso previsto para o Irma se modificou. Brock Long adverte que o furacão "Irma" também deverá afectar o estado da Geórgia nos próximos cinco dias.

Mbappé aconselhou Dembelé: "Disse-lhe para ir para o Barcelona"
Destaque ainda para o regresso de Luís Suárez e também para as chamadas dos portugueses Nélson Semedo e André Gomes. O jogador atuou pela seleção do Uruguai nos jogos contra Argentina e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Janot pede prisão de Joesley e Saud
O pedido está sob sigilo - nem a Procuradoria-Geral da República (PGR) nem o Supremo confirmam que foi enviado. Os advogados também pediram que a defesa seja ouvida antes da decisão do ministo do STF, Edson Fachin.

Fachin autoriza prisão de Joesley Batista e Ricardo Saud
Entre os argumentos a seu favor, afirma que não tinha contato com Janot e atuação na Operação Lava Jato desde outubro de 2016. Três carros saíram do imóvel, o último deles, um Porsche, dirigido pela jornalista Ticiana Villas Boas, mulher de Joesley.

Other news