Coreia do Norte dispara míssil sobre Japão e aumenta tensões

Créditos Reuters  KCNA

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) irá reunir-se na sexta-feira após a Coreia do Norte disparar um míssil que sobrevoou o Japão nesta quinta-feira (14).

Nos últimos dias, Pyongyang estendeu as ameaças nucleares apontadas aos Estados Unidos ao Japão e à Coreia do Sul, recriminando estes países pelo apoio "ardente" a Washington.

Segundo especialistas, a eficiência dos artefatos utilizados no sexto teste nuclear realizado pelo regime de Kim Jong-un, é 17 vezes superior à bomba lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima em 1945, quando mais de 200 mil pessoas morreram.

Ainda antes da declaração do primeiro-ministro, um porta-voz do governo nipónico avisava que estas provocações da Coreia do Norte são "intoleráveis". Segundo fontes militares sul-coreanas, ele teria voado por cerca de 3.700 quilômetros, a 770 quilômetros de altitude.

O novo desafio norte-coreano ocorreu depois que, na segunda-feira passada (11), o conselho aprovou novo pacote de sanções econômicas contra o regime, pelo teste nuclear do último dia 3 de setembro.

O regime norte-coreano ameaçou em agosto disparar quatro mísseis nas proximidades de Guam, em plena escalada de tensão com o governo americano, depois que Pyongyang lançou dois mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) em julho.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, pediu esta sexta-feira "uma resposta mundial" contra a Coreia do Norte na sequência do novo disparo de um míssil balístico que qualificou de "imprudente violação das resoluções da ONU". O míssil sobrevoou o Japão e terá caído no Oceano Pacífico. "Não recolham nenhum objeto que possam encontrar", afirmava o alerta.

"Não podemos nunca tolerar que a Coreia do Norte viole a decisão forte e unida da comunidade internacional rumo à paz, demonstrada nas resoluções da ONU, e insista neste ato ultrajante", disse Abe.

O exercício aconteceu na véspera, em Taean, cerca de 150 quilômetros de Seul.

O Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, agendou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional para debater a situação.

Related:

Comments

Latest news

Barcelona vence em Getafe com reviravolta, e golo de Paulinho
Uma grande golo de fora da área de Shibasaki , que só teve resposta ao minuto 62, quando Luís Suárez restabeleceu a igualdade. O Barcelona começou da pior maneira frente ao Getafe mas conseguiu a reviravolta para vencer o Getafe por 2-1.

Kimmich dá três assistências, Lewandowski marca dois e Bayern goleia Mainz
O Mainz 05 , por sua vez, segue descendo o penhasco e soma a sua terceira derrota em quatro jogos, estando na 14ª posição. Já o segundo veio aos 24, quando o holandês foi lançado em profundidade e tocou por cima, na saída de René Adler.

Tite ignora Vanderlei em lista com 5 novidades para Eliminatórias
De acordo com o técnico jogar contra o atacante do Shandong Luneng é um 'terror'. "Tem uma história na Seleção muito boa". A experiência de Diego na seleção brasileira também é um fator levado em consideração por Tite na hora de convocá-lo.

Ibovespa renova recorde e chega a 74.787 pontos
O giro financeiro do pregão era de R$ 8,14 bilhões, em sessão marcada por vencimento de opções sobre Ibovespa . A valorização generalizada na bolsa brasileira foi atribuída a uma conjunção de fatores, internos e externos.

Último dia útil de Janot na PGR terá bolo e despedida
Em julho, ela foi aprovada pelo plenário do Senado por 74 votos a 1 e uma abstenção. Agora, porém, disse ele que tudo isso "se encontra nos escombros do passado".

Joesley sai de Brasília para São Paulo para audiência de custódia
A prisão temporária de Joesley foi decretada no fim de semana pelo ministro Edson Fachin , do Supremo Tribunal Federal ( STF ). Poucas horas antes, Janot havia anulado a imunidade penal que foi concedida por ele a Joesley e Saud.

Explosão em metrô de Londres deixa vários feridos
As ruas adjacentes foram isoladas pela polícia, que erigiu um cordão de segurança e colocou homens equipados com fuzis. O fogo que causou a explosão teria iniciado em uma mochila em uma estação no sudoeste da cidade.

Oitava e última temporada de 'Game of thrones' terá vários finais
Em abril do ano passado, a emissora prometeu a sétima temporada , que estreou em 16 de julho deste ano. Mesmo no universo " Game of Thrones ", não será a primeira vez que a produção grava cenas falsas.

PF diz que irmãos Batista cometeram crime após acordo de delação premiada
Há uma preocupação, por parte da empresa, de que uma substituição imediata sinalize que a JBS não acredita que ele será solto. Além disso, o Ministério Público juntou aos autos o depoimento de Antonio da Silva Barretor Junior, diretor da empresa J&F.

PF faz buscas na casa do ministro Blairo Maggi
O ex-governador gravou a conversa que teve no presídio com Cidinho Santos e entregou o áudio ao Ministério Público Federal. O gabinete do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT) na Câmara dos Deputados também foi alvo de buscas.

Procuradoria espanhola intima 700 prefeitos por apoiar referendo catalão
O Tribunal Constitucional espanhol já barrou a votação, ainda que de maneira cautelar, até que a questão seja analisa pelo órgão. Dado o grande número de municípios envolvidos, serão priorizadas as tramitações nas prefeituras com maior população.

Diagrama da PF aponta Temer como centro do "quadrilhão" do PMDB
O inquérito da Polícia Federal sobre o núcleo do PMDB da Câmara dos Deputados já está na Procuradoria Geral da República. Moreira Franco respondeu à Reuters afirmando que "jamais" participou de qualquer grupo para a prática do ilícito.

Formação original do Rouge faz show no Rio de Janeiro em outubro
Aline , Fantine , Karin , Luciana e Lissah Martins estarão no palco cantando sucessos como "Brilha la Luna" e " Ragatanga ". O contrato fechado foi para única apresentação na Cidade Maravilhosa, e não vai nem mesmo pegar a ponte até São Paulo.

Ivete Sangalo confirma gravidez de gêmeos pelo Instagram!
Faça como eu, curti tanto o momento que eu estou grávida", disse Ivete. "Mas também não vamos se ater a isso, que esse programa e cenário custam um dinheirão", brincou.

Funaro: "Temer e Cunha tramavam diariamente a queda de Dilma"
A versão coincide com a delação premiada de Cláudio Mello Filho, ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht. O apoio à campanha de Chalita foi um pedido do presidente Michel Temer , segundo o delator.

Other news