Brasil - Política Externa: Venezuela declara embaixador do Brasil 'persona non grata'

Embaixador Ruy Pereira foi considerado persona non grata na Venezuela

O embaixador está no Brasil para passar as festas de fim de ano.

Entretanto, uma comissão da Assembleia Constituinte da Venezuela anunciou este sábado, noticia o El País, ter recomendado a libertação de mais de oitenta opositores detidos durante as manifestações contra o presidente Nicolas Maduro realizadas este ano e em 2014.

"No âmbito das competências da Assembleia Nacional Constituinte, em que está justamente a soberania, nas nossas bases de comissão, decidimos declarar 'persona non grata' o encarregado de negócios do Canadá, e declarar 'persona non grata' o embaixador do Brasil, até que se restitua o fio constitucional que o governo de fato vulnerou, no caso deste país-irmão", declarou Rodríguez em comunicado transmitido pelo canal de televisão estatal VTV.

Já o Canadá era alvo de queixas da Venezuela há algum tempo, como relatou Delcy Rodriguez, "por sua permanente, insistente, grosseira e vulgar intromissão nos assuntos internos da Venezuela".

Desde a escalada da crise venezuelana, tem vivido situações extremas, como a de esconder por 60 dias o juiz Idelfonso Ifill Pino, que se viu obrigado a fugir da Venezuela por não ser reconhecido pelo Governo Maduro, muito embora tenha sido eleito representante do Tribunal Superior de Justiça daquele país, indicado pela Assembleia Nacional. "Persistentemente, fazem declarações, fazem uso do Twitter para pretender dar ordens na Venezuela", disse.

Em nota divulgada neste sábado, o governo brasileiro informou que tomou conhecimento da decisão venezuelana e afirmou que, se confirmadas as expulsões, a Venezuela vai mais uma vez demonstrar o caráter autoritário da administração de Nicolás Maduro e a falta de disposição para o diálogo. O Itamaraty, em nota, afirmou que Brasília aplicará as medidas de reciprocidade se a decisão for confirmada pelo governo venezuelano. Ela suplantou os poderes da Assembleia Nacional, parlamento unicameral da Venezuela que era controlado pela oposição.

O responsável considerou ainda que "ao Governo [da Venezuela, liderado por Nicolás Maduro] interessa reduzir o número para diminuir o custo que eles representam".

Em causa está, por exemplo, a condenação a "trabalho comunitário para pessoas que já foram condenadas", precisou Delcy Rodríguez, considerando esta é uma "forma de compensação para a vítima - trate-se de uma pessoa ou da sociedade em geral". Já Maduro argumenta que todos os ativistas presos foram acusados de forma legítima por atos de violência e subversão.

Related:

Comments

Latest news

Temer assina decreto que concede indulto natalino a presos
A principal mudança em relação aos anos anteriores está no tempo máximo de condenação exigida. O Presidente Temer resolve o problema do corrupto.

Norcorea califica acto de guerra sanciones recientes de EE.UU
Corea del Norte advirtió que si Estados Unidos "desea vivir con seguridad, debe abandonar su política hostil" hacia ellos. Mediante este sistema, Pyongyang también ingresa divisas, ya que lo que cobran estas personas va destinado al Gobierno.

Natal com chuva e vento forte
Já no grande Porto, a perspetiva é de céu pouco nublado ou limpo, com aumento gradual de nebulosidade a partir do meio da tarde. Para os Açores são antecipados períodos de "céu muito nublado com abertas", situação idêntica na Madeira.

Adversário de Putin é proibido de concorrer às eleições na Rússia
Em reação à proibição de concorrer às presidenciais, Navalny reagiu pedindo aos eleitores que boicotem a ida às urnas. Apesar da indiferença da mídia nacional, milhares de pessoas compareciam aos seus comícios.

Temer fará pronunciamento em rede nacional de rádio e TV neste domingo
A votação da reforma da Previdência está agendada para ser realizada no dia 19 de fevereiro na Câmara dos Deputados. Na noite deste domingo (24), véspera de Natal , o presidente Michel Temer fará um pronunciamento em rede nacional.

PRF inicia nesta sexta-feira Operação Rodovida
Espera uma redução de acidentes graves e crimes que ocorriam em função dos grandes congestionamentos gerados por ocorrências ou mesmo pelo alto volume de veículos.

Sílvio Santos abre as portas do SBT para William Waack
Nas redes sociais, assim como no dia da divulgação do vídeo, o nome do William Waack foi um dos assuntos mais comentados. E reitera a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV GLOBO e ao brasileiro.

Papa Francisco pede paz mundial no Natal
Perante isso Francisco, pediu que o pranto do menino Jesus "acorde a nossa indiferença, abra os nossos olhos diante do que sofre".

Consumidores processam Apple após empresa admitir que reduz velocidade de iPhones antigos
Em nota ao site The Verge , a Apple confirmou que estas versões do sistema operacional traziam aplicativos específicos que forçavam a queda do desempenho.

Evaristo Costa anuncia novo filme do Netflix em 'telejornal'
Elfos, Orcs, Fadas e outras espécies fantásticas estão presentes no longa. De volta para a bancada ", escreveu o jornalista, sem revelar detalhes.

Temer diz que não venderá a Embraer em seu governo
PARCERIA/ Oficialmente, Filippo não descartou a possibilidade de a Boeing adquirir a Embraer, mesmo que uma parte da empresa. O boato de que a Embraer poderia ser vendida à Boeing foi hoje desmentido pelo presidente Michel Temer.

Cruzeiro supera concorrência da dupla Fla-Flu e acerta com Fred
No entanto, rescindiu o contrato amigavelmente com o clube de Belo Horizonte e optou por uma transferência para seu arquirrival. Dos compromissos em que Fred atuou pelo Cruzeiro foram 33 vitórias celestes, 15 empates e 23 resultados negativos.

Tempestade tropical deixa mais de 100 mortos — Filipinas
Mindanao, a segunda ilha maior das Filipinas , com quase o dobro da população portuguesa, é a zona mais afetada pela tempestade . Haiyan, um dos mais violentos tufões já registados, atingiu as Filipinas em novembro de 2013, com ventos superiores a 315 km/h.

Ronaldo falou com Messi no final do Clássico e deixou aviso
O treinador recusa atribuir o favoritismo aos catalães no "Clássico". "Não creio que somos favoritos". O resultado deixou o Barça mais próximo do título, mesmo com mais de um turno ainda a ser disputado.

Após ter prisão domiciliar negada, Maluf é levado para Brasília
A reportagem apurou que o Sistema Penitenciário do DF já informou ao juiz ter condições de atender Maluf. O pedido foi negado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, nesta quinta-feira, 21.

Other news