Centeno afinal não venceu na primeira volta — Eurogrupo

Eleição de Centeno: Banco Europeu Investimento saúda

O ministro das Finanças foi eleito esta segunda-feira presidente do Eurogrupo, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas, anunciou o Conselho da União Europeia.

Questionado sobre de que forma pode afetar o trabalho no Ministério das Finanças, António Costa da Silva relembra que Mário Centeno poderá desempenhar as duas funções, em Portugal e na Europa, mas refere que "já tem mau desempenho numa área, se lhe dão ainda mais trabalho, duvido que melhore o seu desempenho", atirou.

"E é uma honra [ser o novo presidente] devido à relevância deste grupo, à qualidade dos meus colegas e à importância do trabalho que temos de fazer nos próximos anos", declarou Centeno, que sublinhou que esse trabalho "tem de ser feito por todos os membros que pertence ao euro, Comissão, instituições europeias".

"Como sempre fez no passado, o CDS valoriza a eleição de um português para um cargo, europeu [neste caso]".

Centeno disse que a candidatura portuguesa à presidência do fórum de ministros das Finanças da zona euro foi construída "com muita credibilidade e esforço".

O presidente eleito do Eurogrupo, Mário Centeno, diz ter aprendido com o exemplo do líder cessante no cargo, Jeroen Dijsselbloem, a importância dos consensos, "a única maneira de avançar".

O ministro das Finanças português afirmou à entrada para a reunião do Eurogrupo que o objetivo para a eleição do novo presidente "é obviamente ganhar", se possível na primeira volta.

Veja a fotogaleria acima com as notícias internacionais sobre a eleição de Mário Centeno para presidente do Eurogrupo. "Tivemos quatro candidatos excelentes", disse o ainda presidente do Eurogrupo.

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, também dirigiu palavras de apreço a Centeno, deixando elogios ao antecessor e promessas de cooperação.

"A combinação de políticas que conseguimos adotar têm vindo a produzir bons resultados e seguramente se não estivéssemos a produzir bons resultados, o presidente do Eurogrupo não seria o ministro das Finanças de Portugal", rematou.

Centeno sucederá a Jeroen Dijsselbloem em Janeiro, mais precisamente no dia 14 - pois o segundo mandato do holandês que presidiu ao fórum de ministros das Finanças nos últimos cinco anos termina a 13 -, iniciando então um mandato de dois anos e meio.

Related:

Comments

Latest news

Rebeldes anunciam morte do ex-presidente Ali Abdallah Saleh — Iémen
Só na semana passada os combates entre apoiadores do ex-presidente Ali Abdullah e xiitas hutis deixaram ao menos 125 mortos. Faika al-Sayyed, dirigente do Congresso Popular Geral (CPG), partido de Saleh, confirmou o assassinato.

Só faltou um no segundo dia a pensar no Mónaco — FC Porto
O FC Porto voltou a treinar na manhã deste domingo, no segundo dia de preparação do jogo com o Mónaco. O treinador do FC Porto voltou a ter todos os jogadores disponíveis.

Em reunião, Michel Temer pede apoio para votar reforma da previdência
Maia também destacou que saiu da reunião com uma expectativa muito grande de conseguir reunir os votos dos partidos da base, que somam mais de 320 votos.

Liga (13ªJ): Resumo FC Porto 0-0 SL Benfica (vídeo)
Casillas deixa mensagem: "Hoje mais do que nunca somos FC Porto" FC Porto apela aos adeptos para irem cedo para o estádio. O incidente ocorreu perto do banco do Benfica.

Vidéo : Bahoken refroidit le PSG
Le Racing Club de Strasbourg vient à bout du PSG à l'occasion de la 16e journée de championnat. C'est les Guingampais qui se sont imposés 1-0 avec un but de Jimmy Briand à la 22ème minute.

Socias dicen que pagos no eran sobornos — Odebrecht
La Fiscalía solicitó para él y otros cuatro empresarios representantes de las socias de Odebrecht , prisión preventiva de 18 meses.

Bombeiro furta caminhão e tenta invadir Esplanada dos Ministérios
Ele seguia pela via Estrutural no sentido Plano Piloto quando os policiais iniciaram a perseguição. O segundo sargento foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para exame clínico.

El Senado aprobó la reforma fiscal de Donald Trump
La reforma pretende modificar la tasa de impuestos para personas y empresas, además de eliminar varias deducciones fiscales. El Senador Bob Corker fue el único republicano que votó en contra del proyecto.

EUA se retiram do Pacto Global sobre Migração e Refugiados
A decisão dos EUA é anunciada no momento em que o Conselho de Segurança da ONU organiza várias reuniões sobre a questão da migração.

HBO Go está disponível para assinaturas no Brasil
Também é possível usar aHBO GO em TVs com Chromecast, Xbox 360 (com Xbox Live), Apple TV 4ª. geração e Android TV. Usuários do Android deverão comprar o serviço pela Google Play, com um valor de R$ 34,90 por mês.

Pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial
Quando a intenção de voto é questionada sem apresentação de nomes, Lula surge com 17% das citações e Bolsonaro, com 11%. No caso dos cenários sem Lula apresentados pelo instituto, a liderança passaria para Bolsonaro.

Três chefes de torcidas organizadas do Fluminense são presos no RJ
Segundo a Polícia Civil, são quatro mandados de prisão preventiva, 13 de busca e apreensão, além de dez conduções coercitivas. Os mandados foram cumpridos no Engenhão, em São Januário, no Maracanã, todos na Zona Norte, e nas Laranjeiras, na Zona Sul.

Rede lança Marina como pré-candidata no sábado
Historiadora, junto com o seringueiro Chico Mendes foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em seu estado. Além disso, 23 convenções estaduais aprovaram moções de apoio à candidatura.

Eleitores enfrentam grandes filas em JP no último dia para biometria
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o período não será prorrogado. Haverá plantão também nos dias 8, 9 e 16 de dezembro no mesmo horário.

Marcos x Monick Camargo x Rita Cadillac — Enquete
Uma outra Roça será formada ainda na segunda, quando os quatro peões que permanecerão no programa participarão de uma prova. Eu preciso, eu quero e eu vou ficar. É isso que eu quero, uma nova chance e essa chance está vindo .

Other news