Com reforma trabalhista em vigor, País fecha 12.292 vagas formais em novembro

Agência Brasil

"O mês de novembro tem tendência de apresentar saldo negativo no emprego", afirmou o ministro. Em novembro, quando entrou em vigor a Reforma Trabalhista, foram registradas 1.111.798 contratações e 1.124.090 demissões. Ao todo, foram 222.197 admissões para 220.685 desligamentos no Estado, variação de 0,26%.

Em novembro, o número de fechamentos de vagas de trabalho com carteira assinada ficou maior que o número de vagas criadas.

O coordenador-geral de Estatísticas do Ministério do Trabalho, Mário Magalhães, confirmou nesta quarta que o governo registrará cada vínculo de trabalho intermitente de forma separada, mesmo que dois ou mais vínculos estejam relacionados a um mesmo trabalhador.

Nos últimos 12 meses, o saldo é negativo, com redução de 178.528 postos de trabalho, uma retração de 0,46%.

"Para o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o saldo negativo em novembro é "pequeno" e não significa a interrupção na recuperação a economia". Dentre os setores de atividade econômica que mais geraram emprego em 11 meses, estão serviços, com 1.782 empregos formais; comércio, com 1.440 vagas; e agropecuária, com 1.174 novos postos de trabalho.

Entre janeiro e novembro, foram abertas 299.635 vagas.

Conforme mostrou o G1, a metodologia de registro das vagas de contrato de trabalho intermitente nas estatísticas do Ministério do Trabalho pode inflar o número de postos criados a partir de agora. O motivo: a proximidade com o período de festas e as vendas ocorridas no black friday. No total, o setor de Serviços foi responsável por 47% dos desligamentos por acordo (377), enquanto o Comércio responde por 25% (198 acordos).

Nacionalmente, o Rio Grande do Sul liderou o ranking dos saldos positivos, com 8.753 empregos formais, seguido de Santa Catarina (4.995), Rio de Janeiro (3.038), Ceará (2.861) e Alagoas (1.468).

Related:

Comments

Latest news

7,6 mil paraibanos ainda faltam sacar PIS/Pasep — Prazo
Quem tem direito a receber? Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil. No Distrito Federal, 55.743 pessoas com direito ainda não sacaram a quantia de R$ 38,9 milhões.

Tempestade Bruno traz chuva, vento e agitação marítima
No mar e na costa ocidental, os efeitos da depressão Bruno sentir-se-ão até dia 28, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, atingindo 5 a 6 metros a norte do Cabo Carvoeiro, amanhã, dia 27.

Fim da linha. WhatsApp deixará de funcionar em alguns smartphones
Isso significa que o app não vai mais receber atualizações com novos recursos e nem correções de segurança depois dessa data. A recomendação para os usuários é de que eles façam upgrade o mais rápido possível para um smartphone mais moderno.

'Não é chantagem', diz Marun sobre pressão em governadores pela Previdência
A fala foi dada depois de o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), falar à imprensa que o Planalto estava segurando financiamentos como forma de "convencer" a apoiarem mudanças no sistema previdenciário.

Apesar de doença grave, IML afirma que Paulo Maluf pode continuar preso
Diante disso, os advogados do político, pedem que seja concedida a permissão para que ele cumpra prisão domiciliar. Os recursos teriam vindo da construção da Avenida Água Espraiada, que hoje é chamada Avenida Roberto Marinho.

Morre a atriz Aracy Cardoso, aos 80 anos, no Rio
Você fará muita falta! Ela participou de várias novelas na TV Globo e seu trabalho trabalho mais recente foi em Sol Nascente . Aracy Cardoso , conhecida por atuar em diversas novelas da Rede Globo , faleceu nessa terça-feira, 26, aos 80 anos.

Sete em cada dez brasileiros são contra privatizações, aponta Datafolha
De acordo com levantamento feito pelo Datafolha, sete em cada dez brasileiros são contrários à privatização de estatais. De acordo com o Datafolha, foram ouvidas 2.765 pessoas com margem de erro de dois pontos percentuais.

Fisco de Espanha entende que Ronaldo devia ter sido detido
A promotoria alega que o português usou o que foi considerado uma empresa nas Ilhas Virgens para "ocultar sua renda total ao Fisco da Espanha".

Brasil - Política Externa: Venezuela declara embaixador do Brasil 'persona non grata'
Já Maduro argumenta que todos os ativistas presos foram acusados de forma legítima por atos de violência e subversão. Ela suplantou os poderes da Assembleia Nacional, parlamento unicameral da Venezuela que era controlado pela oposição.

Caso de Polícia: Camelô mata colega em briga em Copacabana
O camelô foi socorrido e levado ao hospital municipal Miguel Couto, na Gávea, mas não resistiu aos ferimentos. Um vendedor ambulante foi morto a tiros na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro.

Messi ultrapassa Ronaldo e é o melhor marcador de 2017
Na próxima rodada o time de Piqué, Messi e companhia enfrenta o Levante, em casa, em compromisso marcado apenas 7 de janeiro. Nos últimos anos, o marido de Shakira tem sido umas das principais caras do antagonismo entre as duas equipes.

Canadá anuncia expulsão de diplomata venezuelano
Ruy Pereira foi nomeado embaixador da Venezuela em 2013, pela então presidenta Dilma Rousseff. Trata-se do 2º representante mais antigo do Brasil na Venezuela, depois do embaixador.

Natal com chuva e vento forte
Já no grande Porto, a perspetiva é de céu pouco nublado ou limpo, com aumento gradual de nebulosidade a partir do meio da tarde. Para os Açores são antecipados períodos de "céu muito nublado com abertas", situação idêntica na Madeira.

Temer fará pronunciamento em rede nacional de rádio e TV neste domingo
A votação da reforma da Previdência está agendada para ser realizada no dia 19 de fevereiro na Câmara dos Deputados. Na noite deste domingo (24), véspera de Natal , o presidente Michel Temer fará um pronunciamento em rede nacional.

Israel elogia Guatemala por mudança de embaixada para Jerusalém
A questão de Jerusalém é uma das mais complicadas e delicadas do conflito israelo-palestiniano, um dos mais antigos do mundo. "Outros países reconhecerão Jerusalém [como capital de Israel] e irão anunciar a transferência de sua embaixada".

Other news