Confrontos em Lima depois de conhecido indulto a Alberto Fujimori

Os EUA estão sofrendo um golpe no Peru? 2

Em meio ao polêmico processo de impeachment do presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, circularam diversos rumores sobre supostas negociações do chefe de Estado com a oposição envolvendo um nome que há quase três décadas domina a política peruana: Alberto Fujimori.

Na noite de Natal, centenas de pessoas saíram às ruas em Lima para protestar contra o indulto concedido ao ex-ditador.

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, concedeu neste domingo o indulto humanitário ao ex-presidente do país, Alberto Fujimori (1990-2000), de 79 anos, condenado e preso por vários crimes, entre eles de lesa-Humanidade. "Fujimori sofre de uma doença progressiva, degenerativa e incurável e que as condições carcerárias significam um sério risco para sua vida, saúde e integridade", ressaltou a presidência peruana em seu comunicado.

Pouco antes do debate no Congresso, foi divulgada nas redes sociais uma falsa resolução de uma junta médica judicial na qual era recomendada a libertação do ex-presidente por motivos de saúde.

O indulto foi rechaçado por diversos setores e pelos familiares das vítimas dos massacres pelos quais Fujimori foi sentenciado.

Kuczynski foi apelidado de "traidor" e "cúmplice do criminoso". Houve confrontos entre manifestantes e policiais.

Os críticos do indulto apontaram a anistia concedida por Kuczynski como resultado de um pacto político para permitir que o governante pudesse continuar no poder. Imediatamente, nas redações de jornais em Lima começaram as especulações sobre um suposto acordo entre PPK e o fujimorismo, que incluiria a saída do ex-presidente da prisão.

Kenji não apenas se negou a apoiar a destituição - impulsionada por seu partido, Força Popular - como também convenceu nove colegas a fazer o mesmo, o que foi determinante para a salvação de Kuczynski. Em setembro passado, ele havia dito, em sua conta no Twitter, que sofre de uma forma de arritmia que já motivara duas internações.

O indulto e a graça presidencial por razões humanitários vem em resposta a um pedido apresentado na segunda-feira, 11 de dezembro, pelo próprio Alberto Fujimori perante o Instituto Nacional Penitenciário.

Em meados deste mês, Fujimori enviou um pedido de redução de sua condenação de 25 anos por homicídio e sequestro agravado, argumentando que ambos os crimes não foram provados.

Related:

Comments

Latest news

PRF inicia nesta sexta-feira Operação Rodovida
Espera uma redução de acidentes graves e crimes que ocorriam em função dos grandes congestionamentos gerados por ocorrências ou mesmo pelo alto volume de veículos.

Sílvio Santos abre as portas do SBT para William Waack
Nas redes sociais, assim como no dia da divulgação do vídeo, o nome do William Waack foi um dos assuntos mais comentados. E reitera a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV GLOBO e ao brasileiro.

Papa Francisco pede paz mundial no Natal
Perante isso Francisco, pediu que o pranto do menino Jesus "acorde a nossa indiferença, abra os nossos olhos diante do que sofre".

Fogo em shopping nas Filipinas mata 37 pessoas
O fogo que deflagrou este sábado à noite num shopping das Filipinas matou 37 pessoas e feriu outras seis. Houve uma catástrofe de incêndio na cidade filipina de Dávao.

Venezuela decide expulsar embaixador do Brasil
Acredita-se que a decisão de Delcy Rodrigues teria sido uma resposta ao comunicado enviado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Temer diz que não venderá a Embraer em seu governo
PARCERIA/ Oficialmente, Filippo não descartou a possibilidade de a Boeing adquirir a Embraer, mesmo que uma parte da empresa. O boato de que a Embraer poderia ser vendida à Boeing foi hoje desmentido pelo presidente Michel Temer.

Cruzeiro supera concorrência da dupla Fla-Flu e acerta com Fred
No entanto, rescindiu o contrato amigavelmente com o clube de Belo Horizonte e optou por uma transferência para seu arquirrival. Dos compromissos em que Fred atuou pelo Cruzeiro foram 33 vitórias celestes, 15 empates e 23 resultados negativos.

Presidente demissionária da Raríssimas foi trabalhar... e acabou suspensa
Além disso, foi também instaurado um " procedimento prévio de inquérito " à atuação da ex-presidente. A operação está a ser conduzida pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

Após ter prisão domiciliar negada, Maluf é levado para Brasília
A reportagem apurou que o Sistema Penitenciário do DF já informou ao juiz ter condições de atender Maluf. O pedido foi negado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, nesta quinta-feira, 21.

Ex-presidente da CBF, José Maria Marin, é condenado nos Estado Unidos
José Maria Marin foi considerado culpado em seis de sete acusações que recebeu no escândalo que ficou conhecido como 'Fifagate'. José Maria Marin e seus pares cumprem prisão domiciliar em Nova York e compareceram ao tribunal nesta sexta-feira (22).

Colapso del Real Madrid ante un Barcelona letal
Mucho se ha dicho sobre la goleada de Barcelona sobre Real Madrid , pero una imagen llamó particularmente la atención. Paso importante el que dio el equipo blaugrana en su objetivo del título liguero.

Evaristo Costa aparece se maquiando nos bastidores de telejornal; assista
O post foi o suficiente para que os fãs começassem a especular sobre uma possível volta de Evaristo para o jornalismo. Nos comentários, muitos torcem para que Evaristo apareça novamente em algum noticiário televisivo.

Câmara suspende salários e benefícios de Maluf e Jacob
O suplente foi preso em junho passado e solto por habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro de 2016. O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) revogou, então, seu direito de trabalhar como parlamentar.

Presidente do PSG nega ida de Neymar ao Real Madrid: "Impossível"
Pois é, não se trata exatamente de cambista, mas sim de uma revenda legal na qual cada um cobra o quanto quiser. Mas, acredite se quiser, mesmo meses antes da partida ela já tem gerado polêmica.

"muito ridículo", brinca Neymar sobre novo visual de Pato; fotos!
"Tu só pode estar de sacanagem com esse cabelo, né?" Está querendo irritar alguém? "Tá muito ridículo". Pato , então, respondeu o craque do Paris Saint-German: "para de graça".

Other news