Consumidores processam Apple após empresa admitir que reduz velocidade de iPhones antigos

É mesmo verdade: A Apple torna os iPhones mais lentos

A Apple reconheceu esta quarta-feira que a empresa reduz a energia de alguns telefones, o que pode desacelerar o processador, quando as baterias estão com problemas em fornecer a corrente que o processador exige. A empresa acrescenta que a diminuição da capacidade do CPU ao longo do tempo, consoante o desgaste natural da bateria, foi a solução encontrada para esse problema.

"O nosso objetivo passa por dar aos clientes a melhor experiência, o que inclui prolongar o tempo de vida do telefones", revelou um porta-voz da Apple. A limitação que a Apple colocou na velocidade dos iPhones mais antigos entra em acção quando alguma app provoca um pico súbito de necessidade de energia, a que as baterias mais velhas, não conseguindo responder, reagem desligando o aparelho - com risco de danos no mesmo. Segundo o próprio, assim que a bateria era substituída, o equipamento voltava ao desempenho que se espera. Geekbench é uma empresa de software de monitoramento de computadores, e possui um teste de velocidade de iOS muito usado. "Agora, liberamos isso para o iPhone 7 com iOS 11.2 e planejamos dar suporte para outros produtos no futuro".

Os aparelhos mais antigos tinham picos mais pronunciados. "Em vez disso, a decisão da Apple em tornar estes dispositivos mais lentos intencionalmente foi levada a cabo de forma fraudulenta para induzir os consumidores a comprarem as últimas versões do iPhone".

Em nota ao site The Verge, a Apple confirmou que estas versões do sistema operacional traziam aplicativos específicos que forçavam a queda do desempenho.

E, por isso, muitas teorias foram criadas tentando entender o que acontece, e a maioria acredita que a culpa é das atualizações e lançamentos de modelos mais novos do iPhone, para incentivar a todos a comprar o modelo recém-saído da loja. Este pormenor será, porventura, algo que os clientes do iPhone identificam, até em momentos que registam 30% de bateria.

"Estas atualizações fazem com os utilizadores pensem 'o meu telemóvel está lento e por isso tenho de o substituir', e não 'o meu telemóvel está lento, por isso tenho de substituir a bateria'", vincou John Poole.

A indústria de eletrônicos de consumo geral tem sido rotineiramente acusada de projetar produtos que se desgastam mais cedo e mais rápido do que o necessário numa estratégia chama de "obsolescência programada".

Related:

Comments

Latest news

Venezuela decide expulsar embaixador do Brasil
Acredita-se que a decisão de Delcy Rodrigues teria sido uma resposta ao comunicado enviado pelo Ministério das Relações Exteriores.

Presidente demissionária da Raríssimas foi trabalhar... e acabou suspensa
Além disso, foi também instaurado um " procedimento prévio de inquérito " à atuação da ex-presidente. A operação está a ser conduzida pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

Tempestade tropical deixa mais de 100 mortos — Filipinas
Mindanao, a segunda ilha maior das Filipinas , com quase o dobro da população portuguesa, é a zona mais afetada pela tempestade . Haiyan, um dos mais violentos tufões já registados, atingiu as Filipinas em novembro de 2013, com ventos superiores a 315 km/h.

Após ter prisão domiciliar negada, Maluf é levado para Brasília
A reportagem apurou que o Sistema Penitenciário do DF já informou ao juiz ter condições de atender Maluf. O pedido foi negado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, nesta quinta-feira, 21.

Centeno: Défice de 0,3% é "prémio para os portugueses"
O défice orçamental das administrações públicas fixou-se em 393,9 milhões de euros até setembro, ou seja, 0,3% do Produto Interno Bruto.

Câmara suspende salários e benefícios de Maluf e Jacob
O suplente foi preso em junho passado e solto por habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro de 2016. O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) revogou, então, seu direito de trabalhar como parlamentar.

"Esse não é o Luke" diz Mark Hamill sobre Os Últimos Jedi
Espero que elas não fiquem chateadas, e eu realmente consegui acreditar que Rian era o cara exato para esse filme . Como a saga tem muitos fãs espalhados pelo mundo, é normal que isso aconteça.

Presidente do PSG nega ida de Neymar ao Real Madrid: "Impossível"
Pois é, não se trata exatamente de cambista, mas sim de uma revenda legal na qual cada um cobra o quanto quiser. Mas, acredite se quiser, mesmo meses antes da partida ela já tem gerado polêmica.

Samantha Ayara vence 6ª temporada do 'The Voice Brasil'
Após semanas e semanas de ansiedade e disputas, Samantha Ayara , do time de Michel Teló , foi a grande vencedora desta edição. Vinicius D´Black, representante de Carlinhos Brown , veio logo depois com a música 1 Minuto, de autoria própria.

Pavor do fogo mata 29 numa sauna na Coreia do Sul
Muitas acabaram por escapar saltando sobre colchões insufláveis colocados pelos bombeiros. Assine a newsletter da swissinfo.ch e receba diretamente os nossos melhores artigos.

Ex-governador Anthony Garotinho deixa a prisão
Na imagem, é possível ver Garotinho sendo abraçado pelos filhos, a esposa, a também ex-governadora Rosinha Garotinho , e parentes. A decisão foi tomada no primeiro dia do recesso judiciário, após quase 1 mês de Garotinho na prisão.

Cidadãos vence eleições, mas independentistas mantêm maioria absoluta
As vestimentas amarelas eram vistas pelas ruas, cor escolhida para protestar pela prisão de parte dos líderes independentistas, segundo a agência France Presse.

'Dark', a série do momento da Netflix terá uma segunda temporada
A equipa mostrou-se entusiasmada com o enorme sucesso da série e promete ter muitas surpresas na manga para a nova temporada. Saber que vamos agora embarcar na nossa próxima jornada é, para nós, showrunners , um sonho tornado realidade.

Mauricio de Souza lança nova personagem da Turma da Mônica!
Considerando os personagens que andam pela Rua do Limoeiro , há ainda Jeremias. Os quadrinhos com os novos personagens chegam em breve às bancas.

Em 2016, índice de analfabetismo no Brasil ficou em 7,2%
Para ela, as políticas públicas para diminuir o atraso escolar devem começar ainda no ensino fundamental. A meta 1 do PNE estabelecia a universalização, até o ano de 2016, da educação infantil na pré-escola.

Other news