Em 2016, índice de analfabetismo no Brasil ficou em 7,2%

Imagem Larissa Alves

A taxa de analfabetismo das pessoas com 15 ou mais anos de idade foi estimada em 7,2% em 2016, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua): Educação, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra padrões conhecidos sobre o perfil do analfabetismo no país.

"As pessoas brancas historicamente sempre tiveram mais acesso a educação".

Na região Nordeste, a taxa de analfabetismo chega a 14,8%, o dobro da média nacional.

De acordo com o IBGE, o Nordeste apresentou a maior taxa de analfabetismo (14,8%), índice quase 4 vezes maior do que as taxas estimadas para o Sudeste (3,8%) e o Sul (3,6%). As regiões Nordeste e Norte ficaram abaixo da média nacional, com 6,7 anos e 7,4 anos respectivamente, enquanto as regiões Sul (8,3 anos), Centro-Oeste (8,3 anos) e Sudeste (8,8 anos) situaram-se acima da média.

Cerca de 24,8 milhões das pessoas de 14 a 29 anos estão fora da escola no Brasil. Na região sudeste, a diferença é ainda mais acentuada: 25,6% das pessoas brancas possuem o diploma, ao passo que apenas 9% dos pretos ou pardos têm. Dos pretos ou pardos nessa faixa etária, 9,9% são analfabetos. Em anos anteriores, o tema era investigado pela antiga Pnad, que foi descontinuada. Ela menciona sobretudo diferenças de amostragem da pesquisa. Naquele ano, o total de analfabetos foi estimado em 11,8 milhões de pessoas e "apresentou relação direta com a idade, aumentando à medida que a idade avançava até atingir 20,4% entre as pessoas de 60 anos ou mais".

A meta 9 do PNE (Plano Nacional de Educação), lei sancionada em 2014, previa a redução da taxa de analfabetismo para 6,5%, em 2015 no país, o que não foi alcançado. É possível, por exemplo, aprender a ler e escrever em casa. A região norte teve taxa de 8,5% e a centro-oeste de 5,7%. Para ela, as políticas públicas para diminuir o atraso escolar devem começar ainda no ensino fundamental.

Outros motivos foram citados, como a necessidade de cuidar dos afazeres domésticos, mencionada por 12,8% dos entrevistados; e o fato de já terem concluído o nível de estudo que desejavam, apontado por 8%. Como outros indicadores sociais, este mostra diferente padrão em função de sexo e cor ou raça. Enquanto, entre brancos de 18 a 39 anos, esse período sobe para 10 anos.

A meta 1 do PNE estabelecia a universalização, até o ano de 2016, da educação infantil na pré-escola.

O índice cai novamente na faixa etária de 15 a 17 anos, cuja taxa de escolarização é de 87,2%. Essa, aliás, é a segunda maior causa apontada pelas mulheres para não estarem tocando os estudos.

Para as mulheres, o motivo relacionado a trabalho para não estudar também foi o mais frequente (30,5%); 26,1% delas alegaram ter que cuidar dos afazeres domésticos ou de criança, adolescente, idosos ou pessoa com necessidades especiais, proporção 30 vezes superior à observada entre os homens; e 14,9% não tinham interesse.

O oposto acontece no nível superior completo: 22,2% das pessoas brancas são formadas na faculdade, enquanto apenas 8,8% da população preta ou parda possui formação universitária.

No Brasil, 56,5 milhões de pessoas frequentavam escola ou creche.

Related:

Comments

Latest news

Aos 20 anos, morre jogador do Avaí nascido em Rondônia
Inúmeros clubes brasileiros já manifestaram apoio à família do atleta e ao emblema de Florianópolis. O velório começará nesta tarde, no auditório do Estádio da Ressacada, em horário a ser definido.

Carro atropela multidão na Austrália, provocando ao menos 12 feridos
O acompanhante, de 24 anos, que estava filmando a ação do lado de fora do carro também foi detido. Entre os feridos, que caminhavam numa zona de peões, está uma criança, avança o El Mundo .

Ex-governador do Amazonas é preso em Operação da PF
Ao todo foram apreendidos um total de R$390 mil em espécie nas propriedades de Melo, além de outros bens como carros e relógios. Ainda segundo a investigação , esse é o único ramal pavimentado na região.

Vice-premiê do Reino Unido renuncia ao cargo por causa de pornografia
O vice-primeiro-ministro do Reino Unido, Damian Green, renunciou ao cargo há pouco, após ser acusado de "conduta inapropriada". Green é o terceiro ministro a demitir-se - o segundo por causa de suspeitas de assédio sexual - em apenas dois meses.

CTT vão reduzir 800 pessoas nas operações em três anos
Já os membros da comissão executiva dos correios perdem a remuneração variável. Os gastos totais estimados, não recorrentes, são de 25 milhões de euros.

'Oito Mulheres e um Segredo' ganha primeiro trailer; assista
Oito Mulheres e um Segredo será uma continuação dos filmes de George Clooney , com Sandra Bullock interpretando Debbie Ocean , a irmã de Danny Ocean.

Acidente com ônibus de turistas deixa mortos no México
Dos passageiros, 27 estavam viajando em cruzeiros da Royal Caribbean , disse a porta-voz da empresa, Cynthia Martinez. Há, contudo, três brasileiros entre os 20 feridos, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores.

Vencer e golear. "Jogo com União da Madeira pode ser decisivo"
O Sporting tem de voltar novamente à liderança das melhores equipas de Portugal. Neste momento as quatro equipas do grupo - Sporting, U.

Portimonense perde com o Sporting em Alvalade
Nos primeiros minutos do jogo houve emoção junto de ambas as balizas, mas foi o Sporting a conseguir marcar. O objetivo foi atingido. É sinal que a equipa esteve muito bem defensivamente.

Fachin determina início imediato de prisão de Maluf
Agora um juiz de primeira instância do Distrito Federal deverá comunicar à Corte o início do cumprimento da pena. Maluf começará a cumprir a pena em regime fechado e ainda perderá seu mandato na Câmara.

Pequim pede a Washington para abandonar "mentalidade" da Guerra Fria
Segundo Moscou, foi possível evitar um atentado em São Petersburgo graças a essa cooperação. Mas não pode exercer controlo sobre a China , devido ao seu colossal volume económico.

Lulu Santos critica música popular e fãs de Anitta reagem
Muito criticado pelos seguidores, Lulu Santos abriu espaço para dialogar e conversou com um seguidor, tentando expor seu ponto de vista.

EUA: Coreia do Norte é 'diretamente responsável' pelo ataque cibernético 'WannaCry'
Com as declarações dos Estados Unidos , o clima entre o país e a Coreia do Norte fica cada vez mais tenso. Porém, essa é a primeira vez em que os EUA "oficializam" a acusação e responsabilizam diretamente o país.

Astro do k-pop é encontrado morto em casa aos 27 anos
Jonghyun amava música mais do que qualquer outra pessoa, e ele foi um artista que fez o máximo para mostrar o seu melhor no palco. Por favor, abstenha-se de relatar rumores e suposições, para que a família do falecido possa honrá-lo em paz.

Descarrilamento de comboio provoca número indeterminado de vítimas — EUA
Foram confirmados "vários mortos", mas não foi avançado um número exacto como, num primeiro momento, foi noticiado. Uma situação que o Governador de Washington, Jay Inslee, classifica de "grave".

Other news