Exército troca general após nova fala sobre intervenção militar

General acusa Temer de fazer balcão de negócios e elogia Bolsonaro

Não há dúvidas que vivemos a 'Sarneyzação'. Em setembro ele havia falado sobre a possibilidade de ocorrer intervenção no Brasil se o Judiciário não conseguir resolver "o problema político". Naquele mês, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, afirmou que o subordinado não receberia punição pelas afirmações. Mourão respondeu: "só existe um exército, é permanente... somos baseados na hierarquia e na disciplina... defesa da pátria, garantia de poderes constitucionais e por iniciativa de qualquer um deles, da lei e da ordem... olhando essas missões... vamos olhar aqui quais são os 4 objetivos nacionais permanentes... integridade do território, integridade do patrimônio, soberania e paz social... quando garantimos a lei e a ordem garantimos o ir e vir das pessoas... se o caos for instalado no pais, se as forças institucionais não se entenderem terá que haver um elemento moderador atuando dentro dos pilares colocados pelo nosso comandante..." "E o que a gente chama de caos?" Segundo ele, nesse caso, as Forças Armadas teriam papel "moderador e pacificador".

Em setembro, Mourão falou três vezes sobre intervenção militar em outra palestra.

O informe de Villas Bôas com a alteração, que deve ser distribuído a todos os comandos, chefias e direções de organizações militares, vem um dia depois de o Exército informar à Folha que as declarações emitidas por Mourão estavam "sendo objeto de análise pelo Comando da Força".

Se a alteração de função se confirmar, será a segunda vez que Mourão é trocado de cargo depois de expressar posicionamentos políticos.

No evento de que participou nesta semana, o militar disse que passará para a reserva em 31 de março do ano que vem e que, depois disso, deverá morar no Rio de Janeiro.

Mourão também fez durante a palestra, com o tema "Uma visão daquilo que me cerca", fortes críticas aos governos de Lula (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB), culpando os petistas por afundarem a economia, e Temer de promover um "balcão de negócios".

Questionado ainda mais sobre política, Mourão elogiou a candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) à Presidência da República em 2018, destacando que o parlamentar "é um homem que não tem telhado de vidro, não esteve metido nessas falcatruas e confusões".

Related:

Comments

Latest news

Mega-Sena deste sábado trás prêmio de 28 milhões no concurso 1995
Ainda é possível ganhar prêmios ao acertar 4 ou 5 números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas. O sorteio ocorre às 19h (horário de MS), em Teixeira de Freitas, na Bahia.

Imbassahy pede exoneração do cargo de ministro ao presidente Michel Temer
O nome do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) já circula no Palácio do Planalto como provável substituto na Secretaria de Governo . Durante a Convenção, há a expectativa para uma definição sobre a permanência ou não da legenda na base do governo.

Battlefront 2 Launches 'The Last Jedi' Content Next Week — Star Wars

4 - 'Lula quer voltar à cena do crime', atacará Alckmin em convenção
Ele foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista, empresário da JBS. Aécio ficou no comando do PSDB entre 2013 e 2017.

Bayern Munich aplasta al PSG en Champions League
El Bayern Munich estará en octavos de final de la Liga de Campeones y formará parte del bombo 2 en el sorteo como el Real Madrid. Sin embargo, los bávaros le ganaron por 3 a 1 y le cortaron su racha, aunque no les alcanzó para ganar la zona B.

"No soy nadie en River al lado de Ponzio" — Mascherano
La inminente partida de Javier Mascherano está obligando al Barcelona a adelantar los tiempos con el traspaso de su reemplazante . El volante habló con Paulinho y tiene buenas referencias, ante todo en lo salarial, pero no lo convence la cuestión futbolística.

Receita abre consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda
Os valores da restituição deste ano vêm corrigidos em 6,19%, referentes ao período compreendido entre maio e dezembro. O sétimo lote de restituição do IRPF 2017 contempla 1.897.961 contribuintes, que receberão mais de R$ 2,8 bilhões.

Ataque israelense deixa 14 feridos em Gaza
Os palestinianos querem ter como capital de um futuro Estado da Palestina o setor oriental da cidade, anexado por Israel . Israel capturou o leste de Jerusalém na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e a cidade é o lugar mais sagrado para o judaísmo.

Aos 39 anos, pentacampeão Lúcio acerta com o Gama
Em 2001, foi transferido ao Bayer Leverkusen, onde permaneceu três anos até fechar com o Bayern de Munique. Na sequência, acabou se transferindo para o Guará-DF, onde se destacou em um jogo contra o Internacional.

Dark Phoenix' Confira o Primeiro Look de Jean Grey — X-Men
Professor Xavier ( James McAvoy ) até pousa para a capa da revista Time , mas seu crescente ego coloca a equipe em risco. X-Men: Dark Phoenix tem estreia marcada para o dia 1º de novembro de 2018. "Há muito sacrifício e muito sofrimento".

Pantone divulga qual será a cor de 2018
Em 2018, deixamos a reconexão com a natureza proposta pela cor esverdeada para darmos asas à imaginação, à ingenuidade e à originalidade do Ultra Violet .

Flamengo perde por 2x1 para o Independiente, em Buenos Aires
Ao Flamengo interessa apenas a vitória, já que o gol feito fora de casa, nesta reta final, não é critério de vantagem. Mas foi o Flamengo quem marcou primeiro, aos 10 minutos da etapa inicial, por meio de Réver, de cabeça.

Naldo chora em vídeo pedindo desculpas a Moranguinho
O cantor se apresentou na festa de fim de ano dos funcionários do 18º Batalhão da Polícia Militar, em Jacarepaguá . O artista Naldo Benny lamenta profundamente que o desentendimento familiar tenha tomado as proporções atuais.

Antes de internação em SP, Mr. Catra tratou câncer nos Estados Unidos
O funkeiro é conhecido por hits como Adultério , Tá que tá que tá, Soltinha e Vem todo mundo . Algumas coisas acontecem de vez em quando, mas foi só uma balançada.

Cantos del trabajo del llano: patrimonio cultural que hermana
Resaltó que Venezuela ya tiene cinco años consecutivos de declaratoria de patrimonios culturales de la humanidad. Cantarle a ese ganado que se traslada por caminos múltiples en toda la geografía.

Other news