Hamas: transferência de embaixada dos EUA superaria 'linhas vermelhas'

Palestinos em oração perto da mesquita al-Aqsa em Jerusalém- Mahmoud Illean  AP

Israel considera a Cidade santa a sua capital "eterna e reunificada", mas os palestinianos defendem pelo contrário que Jerusalém-leste deve ser a capital do Estado palestiniano ao qual aspiram, num dos principais diferendos que opõem as duas partes em conflito. Anteriormente, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que lembrou a Trump, em um telefonema, de que o destino de Jerusalém deveria ser determinado nas negociações sobre a criação de um Estado palestino junto a Israel. Depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel tomou da Jordânia o controle de Jerusalém Oriental e anexou a área, o que foi considerado ilegal pelas Nações Unidas e não é reconhecido pela maior parte da comunidade internacional. Devido à controvérsia, nenhuma embaixada estrangeira funciona na cidade.

Agora, Trump precisa decidir se mantém - como fizeram a cada semestre seus antecessores e ele próprio em junho passado - a embaixada americana na cidade israelense, ou se avança com sua transferência, como havia prometido durante a campanha eleitoral. Espero que não haja violência - disse.

A Arábia Saudita, por meio de nota do Ministério das Relações Exteriores, reafirmou os direitos do povo palestino em relação a Jerusalém e disse que isso "não pode ser mudado".

Os palestinos rejeitaram uma possível mudança da embaixada dos Estados Unidos em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém e advertiram que o movimento teria sérias implicações para os esforços de paz liderados por Washington. Com ou sem embaixada, porém, o efeito da declaração de Trump não muda: a resposta será imprevisível, mas provavelmente violenta.

Sem citar Trump, Federica Mogherini, que comandar a diplomacia da União Europeia, pediu que seja evitada qualquer ação que dificulte a solução de dois Estados e disse que Jerusalém deve ser a capital de Israel e da Palestina. No entanto, uma cláusula permite aos presidentes adiar a mudança por seis meses, uma medida que foi utilizada por Bill Clinton, George W. Bush e Barack Obama.

Trump vai reconhecer Jerusalém como capital de Israel

Em 1995, o Congresso americano adotou o "Jerusalem Embassy Act", que pede ao executivo a transferência da embaixada.

"O presidente foi claro: não é uma questão de 'se', mas uma questão de 'quando'".

Na segunda-feira à noite, a Casa Branca anunciou que a decisão de Trump fora adiada, mas Hogan Gidley, um porta-voz da Casa Branca, afirmou que a decisão do Presidente não era "uma questão de 'se', mas uma questão de 'quando'".

Essa decisão do governo americano "abriria o caminho a novos confrontos, novas disputas, mais instabilidade na região e acontecimentos imprevisíveis", disse. A decisão é esperada para esta quarta (6).

Related:

Comments

Latest news

Rússia é suspensa dos Jogos de Inverno 2018
De acordo com relatório do advogado canadense Richard McLaren, o esquema russo encobriu mais de mil casos de doping . Como atleta, me sinto triste pelos atletas limpos de todos os comitês olímpicos que sofreram com essa manipulação.

Relator conclui voto sobre recurso de Lula no caso do tríplex
De acordo com o processo, o ex-presidente recebeu o apartamento como pagamento de propina em troca de favores na Petrobras. O conteúdo do voto é sigiloso até a data do julgamento, e fica disponível somente para os desembargadores da 8ª Turma.

Dois mortos em tiroteio no aeroporto da Córsega
Uma terceira vítima teria sido atingida de raspão na perna, mas não corre risco de morte. O homem ferido gravemente foi levado de helicóptero para o hospital de Bastia.

Novo filme de Wes Anderson abrirá o Festival de Berlim
A 68ª edição do Festival de Berlim ocorrerá no dia 15 de fevereiro , e o líder do júri será o diretor Tom Tykwer . O filme tem estreia marcada para 23 de março nos Estados Unidos e apenas três meses depois, em junho, no Brasil.

Fronteira com a Irlanda trava acordo do Brexit
Mas, uma alegada má fuga de informação revelou que o governo britânico tinha acordado com a União Europeia um regime de exceção para a Irlanda do Norte .

Centeno afinal não venceu na primeira volta — Eurogrupo
Centeno disse que a candidatura portuguesa à presidência do fórum de ministros das Finanças da zona euro foi construída "com muita credibilidade e esforço".

Os Muse são a nova confirmação do Rock in Rio Lisboa 2018
Para todos os fãs que têm saudades de ver a banda britânica a actuar em terras lusas, esta é a altura ideal para as matarem. Além dos Muse , estão anunciados para o Rock in Rio-Lisboa 2018 Bruno Mars, a 24 de junho, e os Killers, a 29 do mesmo mês.

Exercício militar na Coreia do Sul inclui modernos caças furtivos dos EUA
McMaster, que durante um fórum sobre defesa afirmou que a probabilidade de uma guerra com a Coreia do Norte "aumenta a cada dia". Estados Unidos e Coreia do Sul iniciaram nesta segunda-feira (04), um grande exercício aéreao conjunto.

Só faltou um no segundo dia a pensar no Mónaco — FC Porto
O FC Porto voltou a treinar na manhã deste domingo, no segundo dia de preparação do jogo com o Mónaco. O treinador do FC Porto voltou a ter todos os jogadores disponíveis.

Liga (13ªJ): Resumo FC Porto 0-0 SL Benfica (vídeo)
Casillas deixa mensagem: "Hoje mais do que nunca somos FC Porto" FC Porto apela aos adeptos para irem cedo para o estádio. O incidente ocorreu perto do banco do Benfica.

Socias dicen que pagos no eran sobornos — Odebrecht
La Fiscalía solicitó para él y otros cuatro empresarios representantes de las socias de Odebrecht , prisión preventiva de 18 meses.

Bombeiro furta caminhão e tenta invadir Esplanada dos Ministérios
Ele seguia pela via Estrutural no sentido Plano Piloto quando os policiais iniciaram a perseguição. O segundo sargento foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para exame clínico.

"Es un grupo difícil, pero me gusta", dijo Gareca tras sorteo
Cabe destacar que Hareide conoce bien a Yoshimar Yotún , ya que lo dirigió cuando estaba en el Malmo de Suecia. El sueño de los centro americanos podría terminar en pesadilla, con dos potencias europeas en el mismo grupo.

EUA se retiram do Pacto Global sobre Migração e Refugiados
A decisão dos EUA é anunciada no momento em que o Conselho de Segurança da ONU organiza várias reuniões sobre a questão da migração.

HBO Go está disponível para assinaturas no Brasil
Também é possível usar aHBO GO em TVs com Chromecast, Xbox 360 (com Xbox Live), Apple TV 4ª. geração e Android TV. Usuários do Android deverão comprar o serviço pela Google Play, com um valor de R$ 34,90 por mês.

Other news