Pessoas Privadas de Liberdade realizam o Enem 2017 nesta tarde

Prova do Enem aplicada no Instituto Penal Vicente Piragibe do Complexo de Bangu em 2007- Letícia Pontual

O mês de dezembro marca a possibilidade de uma virada por meio da educação para pessoas presas: nos dias 12 e 13 de dezembro, 326 reeducandos da Baixada Santista farão o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 197 mil pessoas presas e jovens sob medida socioeducativa já participaram do exame entre 2011 e 2016. Cabral quer tentar uma vaga no curso de História.

No Brasil, o Exame será aplicado em 1.078 unidades prisionais de 577 municípios brasileiros. O período de 12h30 a 13h15 é reservado para preenchimento do Questionário Socioeconômico. Eles terão 5h30 para responder questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e elaborar uma Redação. Ele pretende estudar História, enquanto sua mulher, Adriana Anselmo, também presa, deve optar por Ciências Sociais. O Enem PPL é uma iniciativa do Inep, em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Cidadania (Depen/MJC) e com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Entre os motivos para a segunda aplicação, estão a interrupção do fornecimento de luz, que afetou 3.852 participantes de nove locais de aplicação, em Olinda (PE), Teresina (PI), Paulo Afonso (BA) e Uruaçu (GO).

No Estado, de acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), houve 869 pessoas privadas de liberdade no Enem, sendo o Presídio de Igarassu a unidade prisional com maior número de inscritos (181), seguida do Presídio Rorinildo da Rocha Leão, em Palmares, com 132 candidatos. Para os participantes com direito à segunda aplicação, o Cartão de Confirmação da Inscrição está disponível na Página do Participante. A diferença é o local da aplicação da prova, que neste caso é realizada nas unidades prisionais.

Related:

Comments

Latest news

Mulheres que acusaram Trump de assédio sexual lamentam falta de consequências
Rachel reforça que " o correto seria Donald Trump renunciar , mas não acho que o faça". Até ao final do dia, a porta-voz não forneceu qualquer lista à imprensa dos EUA.

Chinês filma própria morte ao tentar fazer acrobacias em prédio
Fazia vídeos para ajudar a família pobre Wu Yongning começou a fazer vídeos para ajudar a família, que é muito pobre. A notícia da morte de Wu só foi divulgada após fãs começarem a questionar o "porquê" de não ter postagens recentes.

Secretário de Estado da Saúde demite-se — Caso Raríssimas
Antes da divulgação da reportagem, a TVI tentou ouvir o secretário de Estado da Saúde, que se recusou a dar uma entrevista. Segundo o ex-tesoureiro Jorge Nunes, na reportagem da TVI , tratava-se na altura "de muito dinheiro".

Marun pede indiciamento de Janot antes de virar ministro de Temer
Na votação da última acusação, chegou a fazer uma dancinha no plenário da Câmara comemorando o resultado favorável ao presidente. Para ele, Janot trabalhou pela saída de Temer para que o procurador-geral da República pudesse atuar em benefício próprio.

População carcerária do Brasil dobra em 11 anos
Mato Grosso do Sul aparecia ainda como 10º no país com maior população prisional e tinha a 6ª taxa de ocupação do Brasil . O sistema prisional brasileiro tem 368.049 vagas, segundo dados de junho de 2016, número estabilizado nos últimos anos.

Decisão de Trump não é conforme resoluções da ONU — Embaixadores
Os palestinianos querem ter como capital de um futuro Estado da Palestina o setor oriental da cidade, anexado por Israel. Para hoje estão convocadas novas manifestações de protesto em Jerusalém Este, Belém e outras cidades cisjordanas.

Morre atriz Eva Todor, aos 98 anos
Eva Todor era viúva e não deixa filhos. "A Eva teve toda a assistência", afirmou Marcelo Del Cima, amigo da atriz, ao jornal. A amizade entre os dois facilitou o processo para ela conseguir a identidade nacional e abrasileirar o sobrenome para Todor.

Salvador Sobral "está bem e animado"
A operação "durou o normal, cerca de quatro horas" e Salvador Sobral pediu para meteram música clássica quando recebeu a novidade. A doação do órgão foi, sublinhou, um "gesto de generosidade muito grande" que, nos tempos que vivemos "deve fazer-nos refletir".

Protests against Trump's Move on Jerusalem Spread to Europe
After Trump recognized Jerusalem as the capital, it is only natural for Israel to want to reinforce its status, she said. On Netanyahu's instructions, the vote will wait until after US Vice President Mike Pence visits Israel on December 18.

Francês: PSG libera Neymar para resolver problemas particulares no Brasil
O Lille ainda reduziu por El-Ghazi (86m), mas Mbappé sentenciou, no terceiro minuto de compensação. O Lille é o 17º, com 18 pontos.

Los británicos podrán cambiar los términos del Brexit -ministro Gove
En la actualidad, bienes, servicios y personas circulan sin ningún tipo de barreras en el interior de la isla. Y por el momento, Irlanda del Norte seguirá dentro de la unión aduanera y del mercado interior.

Benfica vence Estoril no Estádio da Luz (3-1)
Em jogo alusivo à 14.ª jornada da I Liga, os encarnados adiantaram-se no marcador por Salvio, aos 13 minutos do primeiro tempo. Também hoje, o Tondela visitou e bateu o Desportivo das Aves, subindo ao 11.º lugar do campeonato, com 15 pontos.

Imbassahy pede exoneração do cargo de ministro ao presidente Michel Temer
O nome do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) já circula no Palácio do Planalto como provável substituto na Secretaria de Governo . Durante a Convenção, há a expectativa para uma definição sobre a permanência ou não da legenda na base do governo.

Battlefront 2 Launches 'The Last Jedi' Content Next Week — Star Wars

4 - 'Lula quer voltar à cena do crime', atacará Alckmin em convenção
Ele foi gravado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista, empresário da JBS. Aécio ficou no comando do PSDB entre 2013 e 2017.

Other news