Rebeldes anunciam morte do ex-presidente Ali Abdallah Saleh — Iémen

Huthis reivindicam disparo de míssil que

Faika al-Sayyed, dirigente do Congresso Popular Geral (CPG), partido de Saleh, confirmou o assassinato.

A casa do ex-presidente foi atacada pelos rebeldes nesta segunda.

"O Ministério do Interior [controlado pelos rebeldes] anuncia o fim da milícia da traição e a morte do seu líder [Ali Abdallah Saleh] e de alguns dos seus elementos criminosos", anunciou a televisão dos Huthis, Al-Massirah, citando um comunicado.

A crise entre Saleh e os huthis pelo controle das finanças e o poder, agravada por suspeitas de contatos secretos entre o ex-presidente e Riad, piorou a situação na capital iemenita, que eles controlavam juntos há mais de três anos. Os rebeldes afirmam ter tomado Sanaa.

Só na semana passada os combates entre apoiadores do ex-presidente Ali Abdullah e xiitas hutis deixaram ao menos 125 mortos.

No sábado (2), Saleh declarou que estava pronto para abrir diálogo com a Arábia Saudita, que lidera uma coalizão sunita em apoio ao atual governo do Iêmen.

Pressionado pelas Primaveras Árabes do Médio Oriente para pôr fim à sua ditadura de 33 anos, foi forçado a abandonar o poder em 2012 e cedeu o seu lugar ao vice-presidente, Abd-Rabbu Mansour Hadi, que teve o apoio das potências regionais árabes e dos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira, a coalizão saudita realizou novos bombardeios aéreos contra Sanaa - os enfrentamentos se intensificaram desde a última quinta-feira. Descontentes com o sistema federal proposto em 2015, os houthis lançaram uma forte ofensiva militar contra Hadi - com apoio do Irão e do grupo terrorista xiita Hezbollah, segundo Riad - e conseguiram tomar Sanaa e grande parte do país.

De acordo com fontes militares pró-governo em Marib, sete batalhões receberam a ordem de se dirigir para a capital pela frente leste. O objetivo deste anúncio é enfraquecer ainda mais os rebeldes apoiados pelo Irão.

A Arábia Saudita alertou os civis para ficarem longe das zonas rebeldes.

Os confrontos com ataques aéreos na região se somam a uma sequência de mortes e feridos.

Related:

Comments

Latest news

Charles Leclerc e Marcus Ericsson confirmados na Sauber Alfa Romeo
Depois de muito debate, a opção foi seguir com o V6 turbo, com a remoção do MGU-H e o aumento de rotações em 3000 mil rpm ― saltando dos cerca de 15000 atuais para 18000 rpm.

Vidéo : Bahoken refroidit le PSG
Le Racing Club de Strasbourg vient à bout du PSG à l'occasion de la 16e journée de championnat. C'est les Guingampais qui se sont imposés 1-0 avec un but de Jimmy Briand à la 22ème minute.

Socias dicen que pagos no eran sobornos — Odebrecht
La Fiscalía solicitó para él y otros cuatro empresarios representantes de las socias de Odebrecht , prisión preventiva de 18 meses.

El Senado aprobó la reforma fiscal de Donald Trump
La reforma pretende modificar la tasa de impuestos para personas y empresas, además de eliminar varias deducciones fiscales. El Senador Bob Corker fue el único republicano que votó en contra del proyecto.

EUA se retiram do Pacto Global sobre Migração e Refugiados
A decisão dos EUA é anunciada no momento em que o Conselho de Segurança da ONU organiza várias reuniões sobre a questão da migração.

ARA San Juan: La noticia más triste
El mismo pasó por Puerto Deseado y regresa a Comodoro Rivadavia, donde está establecida la base de operaciones de la Armada. Había zarpado el domingo pasado con fuertes expectativas de resultados.

Mindhunter garante 2ª temporada
A notícia não seja a ser uma surpresa, uma vez que a série tem recebido muitos elogios da crítica e do público. A produção Mindhunter , do serviço de streaming Netflix , vai ganhar uma 2ª temporada.

Pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial
Quando a intenção de voto é questionada sem apresentação de nomes, Lula surge com 17% das citações e Bolsonaro, com 11%. No caso dos cenários sem Lula apresentados pelo instituto, a liderança passaria para Bolsonaro.

Três chefes de torcidas organizadas do Fluminense são presos no RJ
Segundo a Polícia Civil, são quatro mandados de prisão preventiva, 13 de busca e apreensão, além de dez conduções coercitivas. Os mandados foram cumpridos no Engenhão, em São Januário, no Maracanã, todos na Zona Norte, e nas Laranjeiras, na Zona Sul.

PIB de Portugal avança 2,5% no 3º trimestre, na comparação anual
O Valor Adicionado a preços básicos aumentou 1,2% e os impostos sobre produtos líquidos de subsídios cresceram 2,5%. O detalhamento dos principais pontos revistos pode ser encontrado na publicação completa das Contas Trimestrais.

Eleitores enfrentam grandes filas em JP no último dia para biometria
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o período não será prorrogado. Haverá plantão também nos dias 8, 9 e 16 de dezembro no mesmo horário.

Marcos x Monick Camargo x Rita Cadillac — Enquete
Uma outra Roça será formada ainda na segunda, quando os quatro peões que permanecerão no programa participarão de uma prova. Eu preciso, eu quero e eu vou ficar. É isso que eu quero, uma nova chance e essa chance está vindo .

Netflix oficializa renovação de "Stranger Things" para a terceira temporada
Se você ama de paixão Eleven e a turma de crianças mais corajosas de todos os tempos, é melhor guardar forças para novas aventuras.

Encontrados explosivos junto a mercado de Natal na Alemanha
De forma a garantir a segurança dos visitantes, a polícia reforçou a sua presença nestes locais, que estão protegidos com grades. Desde então, os mercados de Natal naquele país foram reforçados com barreiras de protecção contra carros e outros veículos.

Ana Maria Nascimento e Silva, atriz e produtora, morre aos 65 anos
A atriz fez participações em novelas como 'O salvador da pátria' , em 1989, 'Quatro por quatro' , de 1994, e 'Zazá' , em 1997. O cinema entrou de fato na vida de Ana Maria no filme " Paraíso no Inferno ", de 1977, dirigido por Joel Barcelos.

Other news