Tempestade Bruno traz chuva, vento e agitação marítima

Alerta IPMA. Oito distritos sob aviso laranja

A tempestade Bruno não vai afetar diretamente Portugal, mas o sistema frontal que lhe está associado vai piorar as condições do tempo a partir do final da tarde desta terça-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A depressão Bruno encontra-se a sudoeste das ilhas Britânicas e irá deslocar-se para leste de forma gradual, afectando Portugal que pode ser afectado por vento moderado a forte, com rajadas até 80 km/h, podendo atingir 110/120 km/h nas terras altas das regiões Norte e Centro.

O IPMA prevê, para hoje, precipitação por vezes forte nas regiões Norte e Centro a partir da tarde, queda de neve acima dos 1.000 metros, subindo gradualmente a cota para 1.900 metros a partir do fim da manhã, e vento forte com rajadas perspectivando-se, ainda, a formação de gelo nalguns locais do interior.

O IPMA colocou hoje cinco distritos sob aviso laranja, o segundo mais grave, sendo que os mais afetados serão "os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Guarda entre o período das 18h e meia noite".

Por causa da agitação marítima, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram, ontem, para as eventuais consequências da previsão de agravamento do estado do mar na costa oeste portuguesa a partir do final da tarde de hoje e durante a próxima madrugada.

A passagem de uma superfície frontal fria associada a esta depressão, trará um aumento da intensidade do vento, ocorrência de precipitação, que irá atingir todo o território, sendo mais intensa nas regiões Centro e Norte, bem como um aumento da agitação marítima.

No mar e na costa ocidental, os efeitos da depressão Bruno sentir-se-ão até dia 28, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, atingindo 5 a 6 metros a norte do Cabo Carvoeiro, amanhã, dia 27.

Related:

Comments

Latest news

Fim da linha. WhatsApp deixará de funcionar em alguns smartphones
Isso significa que o app não vai mais receber atualizações com novos recursos e nem correções de segurança depois dessa data. A recomendação para os usuários é de que eles façam upgrade o mais rápido possível para um smartphone mais moderno.

'Não é chantagem', diz Marun sobre pressão em governadores pela Previdência
A fala foi dada depois de o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), falar à imprensa que o Planalto estava segurando financiamentos como forma de "convencer" a apoiarem mudanças no sistema previdenciário.

Morre Heather Menzies-Urich, atriz de A Noviça Rebelde
A atriz viria a pousar nua para a Playboy aos 23 anos, tendo casado, em 1975, com o ator e produtor Robert Urich. Heather Menzies-Urich ficou mundialmente conhecida por ter participado do filme 'A Noviça Rebelde' , em 1965.

"Terei que arranjar um quarto para guardar tantas bolas" — Harry Kane
Os " saints " correm o risco de cair e ficar às portas da zona de despromoção. Pertencia a Alan Shearer , com 36 golos.

Sete em cada dez brasileiros são contra privatizações, aponta Datafolha
De acordo com levantamento feito pelo Datafolha, sete em cada dez brasileiros são contrários à privatização de estatais. De acordo com o Datafolha, foram ouvidas 2.765 pessoas com margem de erro de dois pontos percentuais.

Fisco de Espanha entende que Ronaldo devia ter sido detido
A promotoria alega que o português usou o que foi considerado uma empresa nas Ilhas Virgens para "ocultar sua renda total ao Fisco da Espanha".

Brasil - Política Externa: Venezuela declara embaixador do Brasil 'persona non grata'
Já Maduro argumenta que todos os ativistas presos foram acusados de forma legítima por atos de violência e subversão. Ela suplantou os poderes da Assembleia Nacional, parlamento unicameral da Venezuela que era controlado pela oposição.

Temer assina decreto que concede indulto natalino a presos
A principal mudança em relação aos anos anteriores está no tempo máximo de condenação exigida. O Presidente Temer resolve o problema do corrupto.

Norcorea califica acto de guerra sanciones recientes de EE.UU
Corea del Norte advirtió que si Estados Unidos "desea vivir con seguridad, debe abandonar su política hostil" hacia ellos. Mediante este sistema, Pyongyang también ingresa divisas, ya que lo que cobran estas personas va destinado al Gobierno.

Canadá anuncia expulsão de diplomata venezuelano
Ruy Pereira foi nomeado embaixador da Venezuela em 2013, pela então presidenta Dilma Rousseff. Trata-se do 2º representante mais antigo do Brasil na Venezuela, depois do embaixador.

Natal com chuva e vento forte
Já no grande Porto, a perspetiva é de céu pouco nublado ou limpo, com aumento gradual de nebulosidade a partir do meio da tarde. Para os Açores são antecipados períodos de "céu muito nublado com abertas", situação idêntica na Madeira.

Temer fará pronunciamento em rede nacional de rádio e TV neste domingo
A votação da reforma da Previdência está agendada para ser realizada no dia 19 de fevereiro na Câmara dos Deputados. Na noite deste domingo (24), véspera de Natal , o presidente Michel Temer fará um pronunciamento em rede nacional.

Confrontos em Lima depois de conhecido indulto a Alberto Fujimori
Em setembro passado, ele havia dito, em sua conta no Twitter, que sofre de uma forma de arritmia que já motivara duas internações. O indulto foi rechaçado por diversos setores e pelos familiares das vítimas dos massacres pelos quais Fujimori foi sentenciado.

Sílvio Santos abre as portas do SBT para William Waack
Nas redes sociais, assim como no dia da divulgação do vídeo, o nome do William Waack foi um dos assuntos mais comentados. E reitera a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV GLOBO e ao brasileiro.

Papa Francisco pede paz mundial no Natal
Perante isso Francisco, pediu que o pranto do menino Jesus "acorde a nossa indiferença, abra os nossos olhos diante do que sofre".

Other news