Tempestade tropical deixa mais de 100 mortos — Filipinas

Filipinas: Tempestade tropical fez pelo menos 30 mortos

Este sábado as equipas de resgate continuam à procura de dezenas de desaparecidos. O número de mortos ainda pode aumentar. O último levantamento fornecido pela polícia inclui 36 vítimas cujos corpos foram recuperados neste sábado no rio Salog, na ilha de Mindanao.

A tormenta provocou inundações e desmoronamento de terra, os quais destruíram povoados, como Tubod.

"Estamos tentando verificar as notícias relativas a um vilarejo agrícola enterrado por um deslizamento de lama", disse Ryan Cabus, funcionário da cidade de Tubod, localizada na província de Lanao del Norte.

Mindanao, a segunda ilha maior das Filipinas, com quase o dobro da população portuguesa, é a zona mais afetada pela tempestade.

Centenas de casas ficaram submersas e debaixo de pedregulhos que foram arrastados plas águas. A polícia, bombeiros, voluntários e soldados estão trabalhando entre os escrombos nos resgates de sobreviventes.

As vítimas se concentram nas províncias de Lanao do Norte, Zamboanga do Norte e Lanao do Sul, todas elas na parte noroeste de Mindanau, com pelo menos 62, 46 e 18 mortos, respectivamente, segundo o site do jornal filipino "Inquirer".

"Nós enviámos equipas de resgate, mas o avanço é lento por causa das rochas", indicou.

A tempestade provocou ainda cortes de eletricidade de comunicações, dificultando a tarefa de estabelecer o número de vítimas.

Segundo informaram autoridades locais, muitas pessoas ignoraram avisos para deixar áreas costeiras e margens dos rios.

Dezenas de pessoas estão desaparecidas por causa da tempestade que segue para a ilha de Palawan, no oeste do arquipélago, onde as autoridades elevaram o alerta.

No início da semana, uma tempestade tropical deixou mais de 50 pessoas mortas e outras 31 desaparecidas, e danificou mais de 10 mil casas no centro das Filipinas antes de enfraquecer e soprar no Mar da China.

Haiyan, um dos mais violentos tufões já registados, atingiu as Filipinas em novembro de 2013, com ventos superiores a 315 km/h.

Related:

Comments

Latest news

Ronaldo falou com Messi no final do Clássico e deixou aviso
O treinador recusa atribuir o favoritismo aos catalães no "Clássico". "Não creio que somos favoritos". O resultado deixou o Barça mais próximo do título, mesmo com mais de um turno ainda a ser disputado.

Após ter prisão domiciliar negada, Maluf é levado para Brasília
A reportagem apurou que o Sistema Penitenciário do DF já informou ao juiz ter condições de atender Maluf. O pedido foi negado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, nesta quinta-feira, 21.

Centeno: Défice de 0,3% é "prémio para os portugueses"
O défice orçamental das administrações públicas fixou-se em 393,9 milhões de euros até setembro, ou seja, 0,3% do Produto Interno Bruto.

Câmara suspende salários e benefícios de Maluf e Jacob
O suplente foi preso em junho passado e solto por habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro de 2016. O TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) revogou, então, seu direito de trabalhar como parlamentar.

"Esse não é o Luke" diz Mark Hamill sobre Os Últimos Jedi
Espero que elas não fiquem chateadas, e eu realmente consegui acreditar que Rian era o cara exato para esse filme . Como a saga tem muitos fãs espalhados pelo mundo, é normal que isso aconteça.

Presidente do PSG nega ida de Neymar ao Real Madrid: "Impossível"
Pois é, não se trata exatamente de cambista, mas sim de uma revenda legal na qual cada um cobra o quanto quiser. Mas, acredite se quiser, mesmo meses antes da partida ela já tem gerado polêmica.

Cidadãos vence eleições, mas independentistas mantêm maioria absoluta
As vestimentas amarelas eram vistas pelas ruas, cor escolhida para protestar pela prisão de parte dos líderes independentistas, segundo a agência France Presse.

"muito ridículo", brinca Neymar sobre novo visual de Pato; fotos!
"Tu só pode estar de sacanagem com esse cabelo, né?" Está querendo irritar alguém? "Tá muito ridículo". Pato , então, respondeu o craque do Paris Saint-German: "para de graça".

Mauricio de Souza lança nova personagem da Turma da Mônica!
Considerando os personagens que andam pela Rua do Limoeiro , há ainda Jeremias. Os quadrinhos com os novos personagens chegam em breve às bancas.

Em 2016, índice de analfabetismo no Brasil ficou em 7,2%
Para ela, as políticas públicas para diminuir o atraso escolar devem começar ainda no ensino fundamental. A meta 1 do PNE estabelecia a universalização, até o ano de 2016, da educação infantil na pré-escola.

Aos 20 anos, morre jogador do Avaí nascido em Rondônia
Inúmeros clubes brasileiros já manifestaram apoio à família do atleta e ao emblema de Florianópolis. O velório começará nesta tarde, no auditório do Estádio da Ressacada, em horário a ser definido.

Temer cita Argentina como exemplo por ter aprovado reforma da Previdência
Na cerimônia, Temer vai passar a presidência pro tempore do Mercosul ao presidente do Paraguai, Horacio Cartes. O encontro marca o término da gestão brasileira, que começou em julho.

Morre em Belo Horizonte o ex-senador Francelino Pereira
O ex-governador de Minas Gerais Francelino Pereira (DEM) morreu na ma nhã desta quinta-feira (21), aos 96 anos. O Governo Estadual publicou em seu site uma a nota em solidariedade aos familaires e amigos de Francelino.

Vídeo de vereador se masturbando em escola pública vaza na internet
Caso o contrário, os pedidos só vão entrar em pauta após o recesso da casa, que deve retomar as atividades em fevereiro de 2018. O vereador argumentou que havia ido à escola para fazer uma limpeza do local, que tinha abrigado um evento no dia anterior.

Vice-premiê do Reino Unido renuncia ao cargo por causa de pornografia
O vice-primeiro-ministro do Reino Unido, Damian Green, renunciou ao cargo há pouco, após ser acusado de "conduta inapropriada". Green é o terceiro ministro a demitir-se - o segundo por causa de suspeitas de assédio sexual - em apenas dois meses.

Other news