Unicef alerta para número 'chocante' de ataques contra crianças

Crianças como esta no Iémen são cada vez mais vítimas das guerras no mundo

Em todos esses países, elas são vítimas diárias de estupros, sequestros, casamento forçado e escravização.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou nesta quinta-feira (28/12) para ataques contra crianças pelo mundo.

No Iémen, mas também no Iraque, Síria, Nigéria, Sudão do Sul ou Myanmar as violações, casamentos forçados, rapto e escravatura tornaram-se táticas comuns nos conflitos.

Em alguns contextos, as crianças abduzidas por grupos extremistas vivenciam o abuso mais uma vez após a libertação quando são detidas pelas forças de segurança.

Outras são prejudicadas através da desnutrição e de doenças, sem acesso a alimentação, água e saneamento básico. "O mundo não pode permanecer insensível a esses ataques", acrescentou.

Na África, a extensão do conflito interno na República Democrática do Congo para a região central do Kasai causou o deslocamento forçado de 850 mil crianças, que também são afetadas pela destruição em 400 escolas e 200 centros de saúde. Em zonas de guerra, 27 milhões delas foram forçadas a deixar a escola.

O diretor dos programas de emergência da Unicef, Manuel Fontaine, refere que esta "brutalidade não pode transformar-se no novo normal".

No Iêmen, os dados que foram verificados indicam que 5 mil crianças foram mortas ou feridas nos mil dias de conflito armado entre uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita e os rebeldes da comunidade xiita houthi.

Além do Boko Haram, a "tática" de recrutar crianças para o combate foi usada no República Centro-Africana, onde milhares sofrem abusos, e no Sudão do Sul, onde estima-se que 19 mil foram obrigadas a lutar.

A organização militante jihadista Boko Haram, ativa na Nigéria, no Chade, no Níger e nos Camarões, forçou pelo menos 135 crianças a atuar como bombistas suicidas, um número quase cinco vezes maior do que o registado em 2016. "2017 foi um ano horrível para os filhos do Iémen", alertou Meritxell Relaño, do Unicef, de Sanaa.

"As crianças estão a ser atingidas e expostas a ataques e a violência brutal nas suas casas, escolas e parques infantis".

A organização internacional apela "a todas as partes do conflito" para que cumpram as suas obrigações de acordo com a lei internacional e protejam as infraestruturas onde estão civis, nomeadamente escolas e hospitais, e pede aos países mais poderosos que "concentrem a sua influencia para proteger as crianças" que sofrem directa e indirectamente com os conflitos.

As crianças do Iraque e da Síria têm sido usadas como escudos humanos, presas sob cerco e atacadas por atiradores, enquanto no Afeganistão cerca de 700 crianças foram mortas nos primeiros nove meses do ano.

Related:

Comments

Latest news

Randolfe elogia suspensão de indulto de Natal concedido por Temer
Em 2016, ele reduziu o tempo de cumprimento da pena para concessão do indulto de um terço para um quarto em penas máximas de 12 anos.

Condenado no mensalão, Henrique Pizzolato deixa a cadeia
Em 2014, no entanto, ele foi preso no país e acabou sendo extraditado em 2015, cumprindo sua pena desde então. Ele fugiu do Brasil em novembro de 2013 para não ser preso e, na fuga, usou documentos do irmão morto.

Pernil de porco não seguiu para a Venezuela por falta de pagamento
Para o ministro, a prioridade é perceber o que se passou: "Primeiro vamos apurar os factos e depois tiraremos as conclusões", disse.

Família Real! Veja os looks natalinos de Kate Middleton e Meghan Markle
De braços dados com o noivo Harry , ela esteve na celebração ao lado da rainha Elizabeth e do restante da família real britânica.

Rio Ave: quatro jogadores constituídos arguidos, diz a SIC
A Liga já reagiu às notícias que dão conta de que quatro jogadores do Rio Ave foram constituídos arguidos por suspeita de manipulação de resultados.

Liverpool contrata Virgil van Dijk por 75 milhões de libras
Liverpool Football Club can confirm they have reached an agreement with Southampton for the transfer of Virgil van Dijk. O " Telegraph " afirma que seu salário será de 180 mil libras por semana (R$ 800 mil).

Rússia. Explosão em supermercado faz pelo menos 10 feridos
Ela indicou que "todas as hipóteses" estão sendo estudadas, mas que a investigação continua por "tentativa de homicídio". Segundo a polícia, quatro feridos foram levados para um hospital e outras dez pessoas tiveram ferimentos leves.

Com reforma trabalhista em vigor, País fecha 12.292 vagas formais em novembro
Em novembro, quando entrou em vigor a Reforma Trabalhista , foram registradas 1.111.798 contratações e 1.124.090 demissões. Em novembro, o número de fechamentos de vagas de trabalho com carteira assinada ficou maior que o número de vagas criadas.

Shakira vai actuar em Lisboa a 28 de Junho
As novas datas da turnê mundial da cantora já foram anunciadas e estão disponíveis no site oficial de Shakira . Será no dia 28 de junho que Shakira subirá ao palco da Altice Arena e levará à loucura os fãs portugueses.

7,6 mil paraibanos ainda faltam sacar PIS/Pasep — Prazo
Quem tem direito a receber? Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil. No Distrito Federal, 55.743 pessoas com direito ainda não sacaram a quantia de R$ 38,9 milhões.

Fim da linha. WhatsApp deixará de funcionar em alguns smartphones
Isso significa que o app não vai mais receber atualizações com novos recursos e nem correções de segurança depois dessa data. A recomendação para os usuários é de que eles façam upgrade o mais rápido possível para um smartphone mais moderno.

Georgina Rodríguez partilha fotografia terna da filha
Apesar disso, os melhores momentos do craque português nas redes sociais dizem respeito ao seu seio familiar. O astro Cristiano Ronaldo curte os primeiros dias de folga das festas de fim de ano ao lado da família.

Apesar de doença grave, IML afirma que Paulo Maluf pode continuar preso
Diante disso, os advogados do político, pedem que seja concedida a permissão para que ele cumpra prisão domiciliar. Os recursos teriam vindo da construção da Avenida Água Espraiada, que hoje é chamada Avenida Roberto Marinho.

Morre Heather Menzies-Urich, atriz de A Noviça Rebelde
A atriz viria a pousar nua para a Playboy aos 23 anos, tendo casado, em 1975, com o ator e produtor Robert Urich. Heather Menzies-Urich ficou mundialmente conhecida por ter participado do filme 'A Noviça Rebelde' , em 1965.

"Terei que arranjar um quarto para guardar tantas bolas" — Harry Kane
Os " saints " correm o risco de cair e ficar às portas da zona de despromoção. Pertencia a Alan Shearer , com 36 golos.

Other news