Loures, o homem da mala, diz que relação com Temer era 'profissional'

Agência Câmara

"Porque Gustavo Rocha e Beto Mansur disseram, durante diálogos com Rocha Loures, devidamente autorizados pela Justiça, que a inserção da questão pré-93, tanto defendida por Rocha Loures, Beto Mansur e Wellington Fagundes, seria uma 'exposição para o presidente'?" A Procuradoria-Geral da República acusou Temer de ser o destinatário final da propina.

Rocha Loures: "Você não conhece e ele também não te conhece". Entre os seis tópicos do questionário ao Presidente, um deles é dedicado especialmente a Rocha Loures, abordando os "vínculos e confiança em relação aos atos praticados" pelo ex-assessor.

Flagrado recebendo uma mala com R$ 500 mil em propina de um executivo do grupo JBS, o ex-deputado federal paranaense Rodrigo Rocha Loures (MDB) negou, em depoimento à Polícia Federal, ser amigo do presidente Michel Temer (MDB). "(Rocha Loures relatou) Que também não possuía por hábito efetuar ligações diretamente ao presidente Michel Temer (.) também, habitualmente, não trocava mensagens via celular com o presidente, à exceção de eventual necessidade do gabinete, quando o assunto requeria urgência". A reportagem mostrou ainda que entre as 50 perguntas encaminhadas pela PF no depoimento de Temer, os delegados miram seus aliados e pedem que ele responsa se "solicitou que Rocha Loures, João Baptista Lima Filho ou José Yunes recebessem recursos em nome de Vossa Excelência, em retribuição pela edição de normas contidas no novo decreto dos portos, de interesse e mais benéficas para empresas concessionárias de terminais portuários públicos e privados?" Naquele período, ele era assessor de Temer na Vice-Presidência.

O ex-deputado prestou dois depoimentos à PF em novembro do ano passado, e a TV Globo teve acesso aos termos de declaração.

Em manifestação enviada ao STF, a defesa do presidente Michel Temer afirmou que a empresa Rodrimar S/A não foi beneficiada pelo decreto dos Portos, argumentando que houve "amplo debate com o setor portuário" antes da edição do decreto, "não comportando qualquer sigilo ou informação privilegiada no que tange às negociações". No diálogo, ele insistia para que o Planalto incluísse no decreto uma regra que beneficiasse empresas portuárias que conseguiram concessões antes de 1993.

Gustavo Rocha: "A minha preocupação é expor o presidente em um ato que é muito sensível". Eu acho que já vai causar uma exposição pra ele. "[.] Esse negócio vai ser questionado".

"A segunda vez ocorreu na vice-presidência da República, em 2013 ou 2014, ocasião em que o declarante esteve em Brasília, juntamente com Ricardo Mesquita (diretor da Rodrimar), para tratar de assuntos relacionados às concessões do setor portuário, em reunião com Rodrigo da Rocha Loures, na época assessor da vice-presidência da República", revelou. Celso Grecco também disse que o decreto publicado pelo presidente no ano passado mudando regras do setor pode beneficiar com ampliação de prazo uma das três concessões portuárias da Rodrimar.

O nome do senador aparece em várias das 50 perguntas enviadas ao Palácio do Planalto em 3 de janeiro, pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia. Temer respondeu inquérito da Polícia Federal que investiga suposto favorecimento indevido ao setor portuário, mediante pagamento de propina, que alterou prazo do contrato de concessão de 25 anos para 35 anos.

Sobre o decreto dos portos, editado por Temer em maio de 2017, Rocha Loures disse que só soube da matéria no início do ano passado, quando era assessor especial da Presidência e tomou conhecimento da minuta do texto, enviado à Casa Civil pelo Ministério dos Transportes.

Related:

Comments

Latest news

PT entra com ação contra a Globo, Faustão e Luciano Huck
Eles afirmam que Huck se beneficiou com a participação no programa, mesmo que tenha negado que seja candidato à Presidência. Amo o que faço, amo estar todo sábado na televisão, gosto muito de estar com as pessoas e contar as histórias.

SP, RJ e BA vão adotar dose fracionada da vacina — Febre amarela
Em janeiro, os estados e municípios irão treinar os profissionais de saúde e adequar a logística para realização do fracionamento. Nessa primeira etapa, a campanha com as doses fracionadas será feita em cidades próximas da região do Litoral Norte.

São Paulo acerta venda de Pratto ao River Plate
Agradeço ao clube, à torcida, a meus companheiros e à imprensa por ter paciência no ano passado quando não queríamos falar. As negociações foram definidas hoje (segunda), com o gerente-executivo Alexandre Pássaro resolvendo os detalhes todos.

Lana Del Rey acusada de plágio pelos Radiohead — Vídeos
Their lawyers have been relentless, so we will deal with it in court. As duas músicas têm sido comparadas pelas parecenças.

Depois de denúncias, Cristiane Brasil procura Temer para confirmar indicação para ministério
Ela é filha do presidente do PTB, Roberto Jefferson, e já foi condenada em processos trabalhistas. O valor refere-se a horas-extras, férias, 13º salário, FGTS, verba rescisórias não pagas e multa.

Família real posta fotos do primeiro dia de aula da princesa Charlotte
Durante o período de ensino, que deve durar três horas diárias, Charlotte vai conviver com outras crianças de até cinco anos. No site da escola, são informados os valores cobrados em setembro de 2017 para cada quadrimestre.

Flamengo marca reunião com Reinaldo Rueda na Gávea
O colombiano estreou no comando do Flamengo em 16 de agosto, no primeiro duelo com o Botafogo pela semifinal da Copa do Brasil . Depois de 31 partidas, com 13 vitórias, dez empates e oito derrotas, Reinaldo Rueda está fora do Flamengo .

Governo federal divulga nesta segunda calendário de saques do PIS/Pasep
No total, 12,5 milhões de trabalhadores podem ser beneficiados pela medida, injetando cerca de R$ 23,6 bilhões na economia . Até agora, o comparecimento em agências bancárias era obrigatório para que dependentes e herdeiros retirassem o valor.

Jornal garante: independência da Catalunha pode fazer Messi deixar o Barcelona
Na cláusula explica que o Barça poderia fazer parte de uma das competições mais importantes do continente, como a inglesa, alemã, francesa ou espanhola.

FC Porto-Vitória de Guimarães, 4-2 — Resultado final
Depois do duelo para a Taça de Portugal, a formação vitoriana deslocou-se ao Dragão para mais uma ronda do campeonato nacional. Guimarães por 4-2, em partida referente à 17.ª jornada da I Liga, a última da primeira volta.

Barcelona anuncia contratação de Philippe Coutinho — Mercado
Está prestes a terminar uma das grandes novelas do mercado de janeiro, que já se arrasta desde o último verão. O clube espanhol poderá pagar ao Liverpool até 160 milhões de euros pelo futebolista brasileiro de 25 anos.

Jorge Jesus: "Não é fácil fazer golos ao Marítimo"
Em jogo de sentido único, o Sporting venceu o Marítimo e reagiu à vitória do Benfica com uma goleada. Com novo show de Bas Dost, o Sporting assumiu a liderança provisória do Campeonato Português.

Bolsonaro e filhos multiplicam patrimônio na política
No mercado, a prática de colocar na escritura um valor abaixo do real é utilizado para driblar o imposto de lucro imobiliário. Existe a suspeita de que a casa que o deputado federal vive no Rio de Janeiro tem alguma ligação com lavagem de dinheiro.

Entorno de Trump questiona sua capacidade de governar
Agora que ele está sozinho, Steve está aprendendo que ganhar não é tão fácil como eu deixo transparecer. A obra também conta que o presidente e a primeira-dama Melania Trump dormem em quartos separados.

Venda de veículos fecha 2017 com alta de 9,2%
No segmento de comerciais leves os emplacamentos em 2017 somaram 10.123 unidades, 2,10% acima das 9.915 unidades de 2016. Em dezembro, foram 6 mil unidades vendidas, avanço de 36,5% ante igual mês de 2016 e de 11% em relação a novembro.

Other news