Trump admite que EUA podem voltar ao Acordo de Paris

Trump dá um passo atrás em duas questões cruciais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (10) que não exclui a hipótese de permanecer no Acordo de Paris sobre o clima.

"O Acordo de Paris, tal como assinámos, era muito injusto para os Estados Unidos", salientou o chefe de Estado norte-americano. Mas eu direi isso: "nos preocupa muito o meio ambiente, me preocupo muito com o meio ambiente", completou durante uma entrevista coletiva ao lado da primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, que fazia uma visita oficial à Casa Branca. Contudo, garantiu que não tem qualquer problema com o acordo em si, numa altura em que continua a não existir um calendário definido para a saída do país.

"Queremos água e ar limpo, mas também negócios competitivos, e o Acordo de Paris pode tirar nossa competitividade".

Trump dá um passo atrás em duas questões cruciais

A saída dos EUA deste tratado global, que gerou duras críticas de vários países e organizações ambientais, transformou o país no único a não integrar o acordo de princípio, cujo objetivo primordial é manter as temperaturas globais "bem abaixo" dos níveis pré-industriais e limitar essa subida da temperatura a 1.5 ºC.

No entanto, antes das declarações de hoje, o governo Trump já tinha cogitado a possibilidade de recolocar o país no acordo climático no futuro ou a negociar um pacto mais justo para os EUA.

A par disso, as autoridades nova-iorquinas também abriram um processo judicial multimilionário contra cinco grandes petrolíferas, entre elas a britânica BP, a norte-americana Exxon Mobil e a holandesa Shell, exigindo-lhes indemnizações pelo seu "contributo para o aquecimento global".

Related:

Comments

Latest news

Rebaixamento não pode se transformar em problema político — Meirelles
Desde fevereiro de 2016, o Brasil estava enquadrado dois níveis abaixo do grau de investimento. /Com informações do G1 e Ag. A perspectiva estável significa que a agência terá de esperar ao menos seis meses para alterar a nota.

Projetos sobre canábis não foram votados
Para a deputada, os dois diplomas do PAN e PCP abrem, "de forma encapotada, caminho à utilização da canábis para fins recreativos".

Aumento do salário mínimo fica pelo 2º ano seguido abaixo da inflação
De acordo com a pasta, a portaria com o aumento será publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União. O Ministério do Planejamento informou que "não está descumprindo a lei que fixa a variação do salário mínimo ".

Neymar sobra na lista da seleção europeia
Cristiano Ronaldo (444 430 votos) e Lionel Messi (477 036) também fazem parte deste onze do ano eleito pelos adeptos. Alex Sandro (Juventus) e Fabinho (Monaco) foram outros brasileiros selecionados e não escolhidos à equipe ideal.

Boletim médico diz que Michel Temer 'passa bem' e pode viajar
No início do ano, Temer teve infecção urinária, acompanhada de febre por conta da retirada de uma sonda coletora de urina. Segundo a Secretaria de Imprensa do Planalto, Temer " está bem e já foi liberado ".

Macron lembra a Trump 'importância do respeito' ao acuerdo nuclear iraniano
O ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, apelou aos EUA que cumpra seus compromissos. Segundo o acordo, o Presidente dos EUA tem que certificar o acordo a cada três meses.

Queda de neve coloca cinco distritos sob aviso amarelo
Para terça-feira, o IPMA prevê precipitação, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro e vento forte no litoral e terras altas.

Novo trailer mostra o Salto no Tempo de Hit — Dragon Ball FighterZ
No trailer podemos ver que o personagem usará bastante seu salto no tempo e não será fácil de defender. Neste trailer , a Bandai Namco e a Arc System Works mostram-te o que podes fazer com Hit .

Terremoto de 7,6 de intensidade atinge Honduras e causa alerta de tsunami
O terremoto , que atingiu cerca de 125 quilômetros ao norte de Honduras , sacudiu o continente por volta das 22h do horário local. O terremoto foi um dos mais fortes na história moderna na região.

Beta de Sea of Thieves de 24 a 29 de Janeiro
O vídeo acima foi apresentado durante a conferência da Microsoft na E3 2017 e mostra vários aspectos do gameplay do jogo. Os jogadores vão montar suas próprias tripulações, assumir o comando de uma embarcação e explorar os mares.

IBGE: inflação fecha 2017 em 2,95%; taxa é a menor desde 1998
Essa será a primeira vez que o BC terá de explicar a inflação abaixo do limite desde a criação do regime de metas em 1999. Entre os alimentos que tiveram baixa, o feijão-carioca foi o principal inflienciandos com queda de 46,39% no preço.

Pokémon Go deixará de suportar modelos mais antigos de iPhones e iPads
A sua conta do Pokemon GO não será perdida, mas precisará de mudar para um dispositivo compatível para continuar a jogar. Tais tarefas empurram o aplicativo para além das capacidades do sistema operacional mais inferior, garante a Niantic .

Estratega de Trump deixa "site" que lhe deu fama e proveito
O livro foi considerado polêmico e na primeira semana deste ano, Trump afirmou que " Fire and Fury " está "cheio de mentiras, distorções e fontes que não existem".

Irmã de Juan Poca morre em incêndio
Por você eu dou minha vida. "Te amo mais que tudo", escreveu Juan Carlos em publicação no Facebook. "Minha gatinha, se cuida. Na noite da última segunda-feira (8), Juan Carlos Poca e a família acabaram tendo que vivenciar momentos de terror.

Presidente de Angola espera que Eduardo dos Santos saia em 2018
Em ambos os casos foram meras sucursais partidárias do MPLA e não órgãos de justiça. As exonerações, regra geral, não são justificadas.

Other news