Trump ameaça cortar ajuda financeira do país aos palestinos

Trump estuda cancelar verba de ajuda à Palestina por recusa em negociar paz com Israel

A presidência palestiniana afirmou esta quarta-feira que Jerusalém "não está à venda", em resposta à ameaça de Donald Trump de cortar 300 milhões de dólares de ajuda financeira se os palestinianos se recusarem a negociar com Israel.

Trump também afirmou que sua decisão em reconhecer Jerusalém como capital de Israel foi uma iniciativa para reduzir os tópicos da negociação entre as duas partes, mas que os palestinos continuam se recusando a negociar os outros pontos do acordo. "Eles nem sequer querem negociar um há muito devido (...) tratado de paz com Israel". Mas como os palestinos já não estão dispostos a negociações de paz, por que devemos fazer esses enormes pagamentos?

Esse subsídio é vital para a Autoridade Palestina, cujo orçamento é em grande parte dependente da ajuda internacional.

"Não cederemos à chantagem", disse Hanan Ashrawi, membro do comité executivo da Organização para a Libertação da Palestina sobre a recente decisão do Presidente dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Os Estados Unidos são os principais doadores da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina, que apoia 5 milhões de pessoas.

Trump estuda cancelar verba de ajuda à Palestina por recusa em negociar paz com Israel

Para os palestinianos, este passo mostrou que os EUA não podem ser um negociador neutro nas conversações de paz, disse Mahmoud Abbas, o presidente da Autoridade Nacional Palestiniana. "Não nos opomos a retomar as negociações, mas devem ser baseadas em leis internacionais e resoluções da ONU que reconheceram um estado palestino independente com Jerusalém Oriental como a capital", acrescentou o porta-voz.

Essas declarações foram feitas horas depois que o presidente utilizou seu primeiro tweet do ano para investir de forma similar contra o Paquistão por suas "mentiras e enganações", o que fez com que a Casa Branca não concedesse ao país asiático os US$ 255 milhões em ajuda militar que estão retidos desde agosto.

O Governo israelita apoiou as declarações de Trump, elogiado pela ministra da Cultura, Miri Regev, como um Presidente "que diz o que pensa e não recorre a subterfúgios diplomáticos sem significado".

Na véspera dessa histórica votação, Trump alertou que seu governo anotaria cada voto para posteriormente discutir a ajuda que destinaria aos respectivos países.

As esperanças de uma solução de dois Estados esfriaram ainda mais na terça-feira, quando o parlamento israelense aprovou um projeto de lei para complicar a passagem sob a soberania palestiniana de certas áreas de Jerusalém como parte de um futuro acordo de paz.

Related:

Comments

Latest news

CVM emite ofício para orientar gestores de fundos sobre investimentos em criptomoedas
O interesse de investidores por bitcoin aumentou quando a moeda atingiu sua cotação máxima em dezembro passado, chegando a valer cerca de R$ 60 mil.

Ex-BBB Emilly é reprovada em testes para atuar na Globo
Ela nesse período em que esteve contratada pelo canal, realizou vários testes como atriz, porém, não foi aprovada em nenhum. Com sua popularidade em baixa, a vida de sonhos de Emilly Araújo aos poucos parece ir tomando novos rumos.

Paula Fernandes vai virar atriz
Em resposta ao comentário, Marina Ruy Barbosa , que faz a protagonista em " Deus Salve o Rei ", respondeu: "Te amo!". No mais, Deus Salve o Rei já caiu no gosto da população, e tem tudo para segurar o sucesso até o final.

Angela Merkel e Martin Schulz fecham acordo para negociar coligação
Ainda segundo a DW, "continua valendo: a Lei Fundamental (Constituição) não prevê nem negociações de coalizão , nem sondagens". Recorde-se que as eleições de setembro de 2017 deixaram a CDU em minoria e deram ao SPD o pior resultado em mais de 50 anos.

RJ confirma primeira morte por febre amarela este ano
Ricardo Barros também esclareceu dúvidas com relação ao fracionamento, que será aplicada pela primeira vez no Brasil. Pessoas acima dos 60 anos de idade devem evitá-la, visto que nesse grupo o risco de reações adversas é maior.

Madson chega ao Grêmio e assina por quatro temporadas
Após duas temporadas no time pincipal, o atleta foi emprestado ao ABC-RN, antes de rescindir seu contrato com o Tricolor de Aço. Espero poder dar sequência ao ano maravilhoso que a equipe teve em 2017.

Santana defende recondução da atual PGR. Rio recusa alimentar "um não assunto"
"Não podemos ter a sociedade a pensar de uma maneira e o PSD de outra". Nestas eleições só podem votar os militantes com as quotas pagas.

Assassin's Creed Rogue Remastered anunciado
Veja o teaser abaixo! A nova versão virá com conteúdo adicional, incluindo novos itens e duas missões exclusivas. Assassin's Creed Rogue Remastered chega a 20 de março à PlayStation 4 e toda a família Xbox One a 20 de março.

Trump admite que EUA podem voltar ao Acordo de Paris
No entanto, antes das declarações de hoje, o governo Trump já tinha cogitado a possibilidade de recolocar o país no acordo climático no futuro ou a negociar um pacto mais justo para os EUA.

Neymar sobra na lista da seleção europeia
Cristiano Ronaldo (444 430 votos) e Lionel Messi (477 036) também fazem parte deste onze do ano eleito pelos adeptos. Alex Sandro (Juventus) e Fabinho (Monaco) foram outros brasileiros selecionados e não escolhidos à equipe ideal.

Ana Rita foi encontrada em Lisboa
Depois de ter sido encontrada pela polícia, a estudante foi levada ao Hospital de Santa Maria (Lisboa) para fazer exames médicos. Ana Rita Fernandes "não mostrava grande desorientação" e aparentava estar bem de saúde.

Macron lembra a Trump 'importância do respeito' ao acuerdo nuclear iraniano
O ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, apelou aos EUA que cumpra seus compromissos. Segundo o acordo, o Presidente dos EUA tem que certificar o acordo a cada três meses.

Haiti condena declarações 'racistas' e 'inaceitáveis' de Trump
Em Londres, o prefeito Sadiq Khan celebrou a decisão de Trump de cancelar uma visita à cidade, porque "não é bem-vindo" lá. A declaração de Trump foi em meio às negociações de uma reforma imigratória, durante reunião com legisladores.

YouTube pede desculpa pelo vídeo de Logan Paul na "floresta do suicídio"
A empresa deu ao produtor de conteúdo sete dias para que ele deixe de utilizar o nome, algo que, provavelmente, não vai acontecer. Logan Paul vai também ser expulso do elenco da série online " Foursome " na qual participava, segundo avança o site da CNN .

Queda de neve coloca cinco distritos sob aviso amarelo
Para terça-feira, o IPMA prevê precipitação, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro e vento forte no litoral e terras altas.

Other news