Venezuela confirma ao Itamaraty que brasileiro está preso no país

Itamaraty confirma expulsão do brasileiro Jonatan Diniz, que estava preso na Venezuela

O governo brasileiro recebeu as primeiras informações sobre a localização do catarinense Jonatan Moisés Diniz, preso em 27 de dezembro na Venezuela sob a acusação de pertencer a uma organização criminosa contrária ao governo de Nicolás Maduro. Na 5ª (4.jan), por meio de nota, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil cobrou do governo do presidente Nicolás Maduro informações sobre a situação do rapaz. Desde que foi preso, a família do jovem ainda não teve notícias dele. A visita pode ocorrer nas próximas horas, segundo o Itamaraty.

A prisão foi anunciada pelo militar e político venezuelano Diosdado Cabello, em seu programa de televisão no dia 27 de dezembro. "Então, a gente começou a entender a proporção do problema lá", afirmou o irmão de Jonatan, Juliano Diniz.

Jonatan Diniz foi detido no dia 26 de dezembro pelas forças de segurança da Venezuela, no estado de Vargas.

Segundo Cabello, Diniz é "nascido no Brasil e curiosamente residente na cidade de Los Angeles" e "diretor da ONG denominada 'Time for Change', que servia de fachada para promover por redes sociais supostas atividades de entrega de alimentos a pessoas em situação de rua na Venezuela para obter financiamento em moeda nacional e estrangeira, dólares".

A família de Jonatan vem divulgando apelos nas redes sociais pela liberdade do jovem. Segundo Fabrício Oliveira, as autoridades locais tomaram conhecimento sobre o caso através da imprensa e, a partir de então, se mobilizaram para oferecer apoio aos esforços de Brasília, enquanto os moradores se mobilizam e buscam informações sobre o seu paradeiro.

Uma petição online na plataforma Avaaz também foi produzida para angariar apoios.

O Consulado-Geral do Brasil em Caracas entrou em contato com as autoridades policiais venezuelanas expressando preocupação e pedindo informações sobre a presença do cidadão brasileiro na Venezuela, bem como sua situação jurídica e autorização para visita consular, nos termos da Convenção de Viena sobre Relações Consulares, da qual os dois países são signatários. Na última quinta-feira, 4, o próprio Itamaraty admitiu, em nota, que as autoridades policiais da Venezuela não tinham respondido, mesmo após vários pedidos diplomáticos.

O Ministério das Relações Exteriores contatou a família de Diniz na manhã desta sexta-feira (5) para transmitir as informações a seus parentes.

O Itamaraty comunica também que a "Embaixada do Brasil em Caracas vem fazendo gestões contínuas junto ao Ministério das Relações Exteriores da Venezuela e às autoridades de segurança desse país", mas que, por enquanto, "não houve resposta". Autoridades brasileiras enviaram documentos aos diplomatas venezuelanos para solicitar uma visita consular - direito básico de estrangeiros detidos em outros países, segundo tratados internacionais.

- Estivemos em contato com o consulado e temos a notícia de que ele foi localizado na prisão do Sebin em Caracas.

Related:

Comments

Latest news

Microsoft descontinua adaptador Kinect para a Xbox One
Os games que dependiam do sensor no Xbox 360 foram relançados para o novo console adaptados para o uso dos controles normais. A decisão permaneceu no Xbox One X, não fazia sentido dar suporte a uma tecnologia que estava aos poucos sendo posta de lado.

Frio mata e congela tubarões em praia nos Estados Unidos
Cinco pessoas faleceram no estado de Wisconsin, quatro no Texas (sendo dois sem-teto), uma em Dakota Norte e outra no Missouri. Em Dayton (Ohio), o termómetro marcou 25 graus abaixo de zero - batendo um recorde de 1898.

José Melo e ex-primeira dama tem prisão preventiva decretada
Procurada, a defesa de José Melo e Edilene Gomes disse que as informações repassadas à juiza não condizem com a total realidade. Melo e os ex-secretários foram presos nas operações 'Custo Político' e 'Estado de Emergência', deflagradas pela PF.

Nova Iorque em estado de emergência e 4,3 mil voos cancelados
No estado de Nova Jérsia, o governador Chris Christie declarou também estado de emergência em quatro condados da costa atlântica. As tempestades de neve nos Estados Unidos vêm causando desastres e também mortes.

Após despedida aos choros, Marquezine se declara para Neymar: 'Quero seu cheiro'
Não demorou e o jogador respondeu com carinho à declaração: " Sua linda, te amo, meu amor ", escreveu nos comentários. Durante a despedida, os dois foram fotografados trocando beijos e chorando antes do jogador embarcar para a Europa.

Samsung apresenta o Exynos 9810, que será o processador do Galaxy S9
Outro fato interessante é que haverá uma unidade de processamento específica para armazenamento de dados pessoais. Esse processo destacado acima é muito mais sofisticado e próximo do que a Apple usa com o iPhone X .

Estados Unidos: Obama elige una canción latinoamericana para recordar el 2017
Obama también hizo una mención honorífica del libro Coach Wooden and Me del ex jugador del basquetbol Kareem Abdul-Jabbar. Aparecen 'Mi gente' de J Balvin y 'Havana' de Camila Cabello .

Usuarios hacen enormes filas para comprar marihuana
Se estima que el mercado de la mariguana supera los 7 mil millones de dólares, con una notable captación de impuestos. Sin embargo, fue un lanzamiento silencioso, porque el procedimiento de licencia no está en efecto en muchas ciudades.

Maconha é legalizada na Califórnia
Apesar das dificuldades, o governo uruguaio está em negociações com os americanos para solucionar o problema. A, no entanto, erva continua sendo classificada como um narcótico ilegal nos Estados Unidos.

Caixa retoma financiamento habitacional Pró-Cotista
A procura pela linha é que determina quando o recurso deve se esgotar, portanto, não existe um prazo definido, segundo a Caixa. Essas condições são válidas para quem aderir ao modelo SAC, que amortiza o valor da dívida ao longo dos anos.

Mercado financeiro eleva estimativa de alta do PIB para 2017 e 2018
Para este ano, a estimativa dos especialistas do mercado para o superávit ficou estável em US$ 52,5 bilhões. A aposta para o saldo da balança comercial no ano corrente ficou em US$ 66 bilhões.

Youtuber posta vídeo de corpo em árvore, faz piada e pede perdão
Qualquer um pode entender que é fácil de ser levado pelo momento sem ter o pleno peso das possíveis consequências. A floresta Aokigahara tem uma reputação trágica por ser o local escolhido por muitas pessoas que se suicidam.

PRF registra 987 acidentes e 67 mortes em rodovias federais
De acordo com a corporação, foram registrados 207 acidentes nestas rodovias, somando 209 feridos e cinco mortes confirmadas. Uma mulher, de 39 anos, morreu depois de ser arremessada, supostamente sem cinto de segurança, para fora do veículo.

La Superluna: el fenómeno que se podrá apreciar esta noche
El 6 y 7 de mayo hará su aparición en el firmamento la lluvia de estrellas eta acuáridas, asociadas con el cometa Halley. Esta es la segunda de tres "superlunas" que se producen entre diciembre de 2017 y enero de 2018.

Papa Francisco pede menos consumismo e mais esforço pela paz
Pedro, no Vaticano, para - juntamente com instituições da sociedade civil, organizações da Igreja, educadores, entre outros - estarem atentos às necessidades dos outros, especialmente migrantes e refugiados.

Other news