Após fala sobre Marielle Franco, desembargadora será processada

Desembargadora diz que Marielle pertencia ao Comando Vermelho

A magistrada se tornou pivô de polêmica ao publicar em suas redes sociais um texto acusando a vereadora Marielle Franco, assassinada na noite da última quarta-feira (14), de ser "engajada com bandidos". Alguns atores da direita radical, incluindo o MBL (Movimento Brasil Livre) e o deputado da bancada da bala Alberto Fraga (DEM), passaram a protagonizar uma ativa campanha difamatória contra Marielle Franco. Depois de receber as mensagens, Marília bloqueou o acesso a seu perfil para comentários.

Para evitar a circulação de boatos envolvendo o nome da ativista, um grupo de advogados iniciou uma força-tarefa para reunir os posts falsos, identificar os autores e denunciá-los na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil.

O PSOL, partido pelo qual Marielle Franco era afiliada, irá entrar com uma representação na Justiça contra a desembargadora Marília Castro Neves, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após a magistrada ter afirmado que Marielle era "engajada com bandidos" e que teria sido "eleita pelo Comando Vermelho".

A postagem que causou revolta na internet foi feita pela desembargadora em forma de comentário na página de um advogado que defendia a trajetória de Marielle Franco. A informação é da colunista Monica Bergamo, de Folha de S. Paulo. Diante da repercussão, a desembargadora apagou o comentário. Tratam-se de notícias falsas, as chamadas fake news, compartilhadas com o intuito de difamar a vereadora.

Criticada, Marilia Castro chegou a dizer que não voltaria atrás porque estava apenas dando a sua opinião com base em um texto que leu de "uma amiga". A fonte da desembargadora teria sido um áudio de WhatsApp com uma suposta conversa vazada entre Marielle e traficantes, conteúdo comprovadamente falso. "O post simplesmente lembra que a desembargadora apresentou uma narrativa que entra em conflito com a narrativa do PSOL - que também apelou a mentiras, como acusar a PM de ter matado Marielle, sem provas". Além de moradores e parentes da vereadora, compareceram o deputado estadual Marcelo Freixo e o deputado federal Chico Alencar, ambos do PSOL, e políticos de outros partidos. O PSOL estuda possíveis ações contra ele.

Uma das informações falsas mais repercutidas nesse final de semana foi a foto de um casal e apontava que Marielle foi casada com o traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, líder do Comando Vermelho, preso atualmente em Mossoró.

Related:

Comments

Latest news

SP: Gilmar Mendes é alvo de tomates ao chegar em evento
O ministro lembrou que pedidos de liberdade como o do ex-presidente são considerados prioritários no Supremo. Do outro lado da mesa, no entanto, Fachin, repassa para a ministra a responsabilidade sobre a pauta.

Governo vai liberar crédito extraordinário para a intervenção no RJ
Um dos temas que devem ser tratados no encontro é a liberação de recursos para a recém-criada pasta da Segurança Pública. O governo federal vai liberar 1 bilhão de reais para a intervenção na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro .

Xi Jinping reeleito Presidente da China por unanimidade
A Assembleia Nacional Popular (ANP) aprovou neste sábado, 17, por unanimidade, a eleição do presidente Xi Jinping para um segundo mandato (2018-2023).

Ministério das Cidades anuncia revogação de resolução para renovar a CNH
Para quem fosse tirar a primeira CNH para condução de automóveis, haveria duas provas de baliza e não somente uma como sempre foi. Se você é um motorista habilitado e já está chegando a hora de renovar sua habilitação, veja a nova notícia que acaba de chegar.

TRE-SP mantém prévias do PSDB no domingo
Segundo o governador, quem vencer terá toda a "legitimidade para participar do processo eleitoral e fazer um bom trabalho".

No Pacaembu, Bragantino venceu o Corinthians apenas uma vez — Paulistão
Um minuto depois, Vitinho cruzou bola na área, Mattis cabeceou e encontrou Matheus Peixoto, que completou para o fundo das redes. Cássio defendeu, mas deu rebote para dentro da área onde estava Vitinho, que chutou e marcou o segundo do Bragantino .

Minister claims Stephen Hawking considered Vedas superior to Einstein's theory
The signatories included Irene Pepperberg and Philip Low, who debunked the idea that animals are walking automatons. When pressed for the source of this claim by Hawking , who died on Wednesday the 14th, he refused clarification.

'BBB 18': Família Lima e Gleice são os novos líderes
Breno e Wagner saíram na frente e conseguiram coletar um grande número de embalagens logo nos primeiros minutos de prova. Ana Clara e Gleici têm a nova liderança do BBB18 após vencerem a Prova do Líder na noite dessa quinta-feira, 15.

Fusão da Fibria e Suzano criará gigante mundial de celulose
A união foi acelerada depois que a Paper Excellence comprou a Eldorado Celulose, botando pressão nas duas empresas. Na nova empresa, a BNDESPar terá fatia minoritária.

Reino Unido decide expulsar 23 diplomatas russos após envenenamento de espião
As autoridades britânicas acreditam que o agente nervoso terá sido colocado na roupa ou nos cosméticos da jovem. Sergei Skripal é um ex-agente do GRU, o serviço de informações russo . "Nós não temos nada contra os russos".

Scarpa tem contrato rescindido no BID e não pode jogar pelo Palmeiras
E o contrato com o Tricolor passa a valer novamente. "O Fluminense reafirma que lutará até o fim pelos seus direitos". O estafe do atleta vai recorrer da decisão ao TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília.

Sorteio define duelo entre Arsenal e CSKA Moscou na Liga Europa
Os leões terão de defrontar o Atlético de Madrid, equipa que marcou presença em duas das quatro últimas finais da Liga dos Campeões.

Quatro anos de Lava Jato: confira alguns resultados da investigação
A procuradora também ressaltou que uma nova força-tarefa se inicia em São Paulo, abrindo outras frentes de investigação. A declaração foi dada durante um encontro em Porto Alegre para celebrar os quatro anos de operação Lava Jato .

Ameaça de bomba no BPI levou a encerramento de balcões em Lisboa
Todas as dependências bancárias do BPI em Lisboa foram evacuadas na sequência de uma ameaça de bomba, esta sexta-feira. O banco evacuou todas as dependências em Lisboa, de acordo com a TVI.

Doria e Alckmin marcam presença no "Mini Davos" em SP
Após seu discurso, Dória foi questionado por jornalistas se o seu projeto conta com o aval do governador Geraldo Alckmin. O grupo é liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris ( PSDB ).

Other news