Brasil é o mais atingido por sobretaxa do aço por Trump

O milho está em praticamente todos os pratos típicos do país numa tradição que vem desde muito antes de Cristóvão Colombo botar o pé nas Américas. | Pixabay  Creative Commons

O governo brasileiro confirmou no início da noite desta quinta-feira que já está ciente da sobretaxa que os Estados Unidos vão aplicar sobre o aço e alumínio comprados do Brasil. Para a UE, Trump está em busca de vantagens econômicas.

Se você está excluindo seu maior vendedor de aço (Canadá), tem algo estranho. Ela inclui produtos siderúrgicos, industriais e agrícolas, como "alguns tipos de [uísque] bourbon, (.) artigos como manteiga de amendoim, cranberries e suco de laranja", listou Malmström.

O emblemático fabricante americano de automóveis disse que as tarifas aumentariam os preços e prejudicariam a indústria do país.

O anúncio do presidente irritou aliados e gerou temores sobre uma possível guerra comercial.

O presidente, que se cercou de trabalhadores do setor para anunciar a medida, voltou a dizer que o tarifaço visa proteger a indústria americana.

De acordo com a administração Trump, o Canadá e o México ficam, para já, fora destas alterações.

Trump impôs tarifas de 25% sobre importações de aço e 10% sobre o alumínio na quinta-feira, com a justificativa de conter importações baratas, principalmente da China, o que descreveu como "um assalto ao país".

Em nota conjunta assinada pelos ministros Marcos Jorge (Indústria e Comércio) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores), o governo brasileiro disse que "buscou, em sucessivas gestões, evitar a aplicação das medidas às exportações brasileiras, esclarecendo ao governo americano que os produtos do Brasil não causam ameaça aos interesses comerciais ou de segurança dos EUA".

Durante uma coletiva de imprensa, Sanders utilizou uma linguagem cuidadosa para acrescentar que o plano poderia incluir "potenciais exceções para México e Canadá", baseadas na "segurança nacional" dos Estados Unidos.

Enquanto os ministros dos três países norte-americanos encerravam dois dias de diálogos na capital mexicana, Trump sugeriu que os dois vizinhos só serão aliviados das tarifas se fizerem concessões na mesa de negociações do Nafta.

Segundo dados oficiais, as exportações argentinas representam apenas 0,6% do aço e 2,3% do alumínio do total das importações que os Estados Unidos fazem de ambos produtos.

Related:

Comments

Latest news

Ciro Gomes confirmado pré-candidato do PDT
Para o deputado estadual Sérgio Aguiar, o eventual impedimento de Lula "abre um leque de oportunidades para Ciro". Nenhum deles capazes de unificar a direita golpista e superados por larga margem nas pesquisas por Lula.

Joesley Batista deixa a carceragem da Polícia Federal em SP
Em menos de um mês, foram revogados os dois mandados de prisão que vigoravam contra o empresário. O empresário será solto ainda nesta sexta-feira.

"Fake news" espalham-se mais rápido do que notícias verdadeiras
As fake news (notícias falsas) têm 70% mais probabilidades de serem retwitadas do que a informação verdadeira. As postagens, por sua vez, foram revisadas por seis organizações independentes de verificação de fatos.

Mistérios dominam o novo trailer da segunda temporada de Desventuras em Série
Esta segunda temporada de Uma Série de Desgraças é de 10 episódios de uma hora cada e estreia globalmente a 30 de Março , na Netflix .

BOMBA! Sarah Drew e Jessica Capshaw deixarão o elenco de Grey's Anatomy!
Foi uma alegria e um privilégio trabalhar com essas atrizes fenoomenalmente talentosas", disse a showrunner , Krista Vernoff . Por agora, quero dizer: "eu amo vocês, eu amo a April e a história dela ainda não acabou".

Telefônica decide renegociar acordo bilionário com Anatel na banda larga
As modificações que vai propor no TAC , porém, ainda terão de ser avaliadas e aprovadas por Anatel e TCU. De acordo com a empresa, não trata-se de uma desistência, mas de uma proposta de readequação.

BBB 18: Depois de voto polêmico para o paredão, Gleici confronta Kaysar
David em resposta aos ataques postou uma foto onde ele aparece com Patrícia e comentou na legenda que sua mãe é uma heroína. Mesmo após a sugestão de Caruso , Kaysar afirmou que prefere esperar sair do confinamento para resolver seu 'problema'.

Delfim Netto na mira da PF — Operação Lava Jato
As investigações apontam que o ex-ministro recebeu R$ 15 milhões, mas apenas R$ 4 milhões foram localizados. O valor foi depositado por meio de contratos fictícios de empresas de um sobrinho, Luiz Apollonio Neto.

Messi copa los titulares en Inglaterra
Hasta aquí, el elogio a la insistencia metódica del Chelsea , pero al mismo tiempo hay que denunciar la estulticia del Barça.

Moro condena ex-presidente da Petrobras a 11 anos
A acusação teve como ponto de partida as delações de Marcelo Odebrecht e do ex-diretor da Odebrecht Ambiental, Fernando Reis. Antônio Carlos Vieira da Silva Júnior, denunciado na ação, foi absolvido por Moro por falta de provas.

Guardiola critica postura do Manchester City em segundo tempo
Tive de melhorar muito o jogo com os pés e creio que estou desempenhando um bom papel no City". Quando você está fora por muito tempo, precisa encontrar o ritmo de novo.

Ex-BBB Lucas confirma fim de noivado: "Não teve jeito"
O relacionamento não se sustentou após o envolvimento dele com Jéssica , durante o tempo em que esteve confinado na casa do reality show .

Perdidos no Espaço | Nova série da Netflix ganha trailer completo e pôster
Perdidos no Espaço , original Netflix dramático e moderno, é uma reinvenção de uma série clássica de ficção científica de 1960. O reboot de " Perdidos no Espaço ", ganhou o seu primeiro trailer divulgado pela Netflix .

State of Decay 2 (PC/XBO) tem pré-venda iniciada
A continuação foi revelada na E3 2016 e roda na Unreal Engine 4 , que substitui o CryEngine , motor gráfico do primeiro game. Jogadores também terão acesso aos DLCs Independence Pack e Daybreak Pack , que serão lançados em datas ainda não reveladas.

EUA serão maior produtor de petróleo até 2023
Até 2015, os EUA não exportavam petróleo, mas em cinco anos o país deverá estar entre os maiores exportadores do mundo. Hoje a Rússia é o principal produtor mundial, com 11 milhões de barris/dia.

Other news