Copom sinaliza nova redução da Selic para próxima reunião em maio

Mercado reduz projeção da inflação para 3,57%, aponta Boletim Focus

Com isso, entendem que, à medida que a atividade econômica se recupera, a inflação tende a voltar gradualmente para a meta. O boletim Focus também reduziu a expectativa para o IPCA de 2019, o valor antes registrado em 4,20% passou para 4,10%, se afastando da meta de 4,25%. E, sob a ótica atual, uma nova redução, em maio, parece adequada, reitera o documento, que faz questão de listar as condicionalidades para que esse movimento se concretize.

"Dados os riscos que a economia enfrenta e a incerteza quanto às defasagens na transmissão da política monetária, o Comitê julga que pode precisar de algum tempo para avaliar a evolução da economia e sua reação aos estímulos monetários já implementados, tendo em vista o horizonte relevante naquele momento", alerta a ata para, em seguida, lembrar que a política monetária tem "flexibilidade para reagir a riscos de ambos os lados".

A ideia de pausa e não de fim do ciclo de corte de juros ficou mais palpável no texto da ata do que no comunicado da semana passada. Há um mês, o mercado projetava aumento de 4,80% para os preços administrados neste ano e elevação de 4,50% no próximo ano.

Concentração - Já na reunião de junho e seguintes, diz a ata, o Copom estará "majoritariamente concentrado no ano-calendário de 2019".

Na ata, o BC explicou que a decisão decorreu de dois fatores. "Nesse contexto, um estímulo monetário adicional mitigaria esse risco". Foi a 12ª redução consecutiva da taxa, para o menor patamar da história.

"Os membros do Comitê manifestaram o entendimento de que a conjuntura econômica com expectativas de inflação ancoradas, medidas de inflação subjacente em níveis baixos, projeções de inflação abaixo da meta para 2018 e em torno da meta para 2019, e elevado grau de ociosidade na economia prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural".

Diante da confirmação desse cenário, o BC apontou que os cortes na Selic devem ser interrompidos a partir de junho. Mas outros membros consideraram mais adequado indicar que seria melhor evitar firmar um compromisso - ala que acabou prevalecendo.

Refletindo o baixo apetite por crédito, o estoque de crédito, que inclui também o segmento de recursos direcionados, caiu 0,2% em fevereiro sobre o mês anterior, a R$ 3,062 trilhões.

As projeções do cenário de mercado levam em conta taxas de juros e câmbio variáveis, apuradas pela pesquisa Focus do BC.

Não houve, entretanto, consenso para sinalizar com firmeza a interrupção do ciclo de cortes.

Related:

Comments

Latest news

Confirmado: Kim Jong Un esteve na China
Para os sul-coreanos, a melhoria dos laços entre os dois países ajuda na desnuclearização e na aproximação do regime. A China e a Coreia do Norte confirmaram nesta terça-feira (27) a visita surpresa de Kim Jong-un a Pequim .

Fred fará cirurgia no mesmo hospital em que Neymar foi operado
O atacante Fred será submetido a procedimento cirúrgico, na manhã desta quarta-feira, às 7h (de Brasília), em Belo Horizonte. Fred se contundiu aos 27 minutos do primeiro tempo em uma dividida com o zagueiro Sidimar, do time adversário.

Novos Huawei P20, P20 Pro e Porsche Design Mate RS são oficiais
Além disso, o HUAWEI AIS estabiliza fotos noturnas portáteis para incríveis imagens de longa exposição sem um tripé. Se preferir comprar o Huawei P20 Pro , a oferta é uma câmara que grava a 360 graus, a Huawei 360.

Imprensa argentina garante que Lionel Messi não enfrenta a Espanha
Diante de uma empolgada torcida no estádio Wanda Metropolitano, em Madri, o time da casa massacrou o adversário por 6 a 1. Já o "Diário Popular" cita o resultado como "catastrófico". - Messi já sabe quem é a favorita.

'O Mecanismo' causa boicote à Netflix e revolta de Dilma Rousseff
A série tem como protagonista o ator Selton Mello que vive o papel de um delegado aposentado da Polícia Federal . A série é escrita por José Padilha , que também é diretor, e Elena Soares .

Hoje tem Alemanha x Brasil. Quem vence o jogo?
Na seleção da Alemanha , Özil e Thomas Müller , que se destacaram naquele 7 a 1 , ganharam folga agora e não jogarão hoje. Ele está aqui todos os dias, lembrando. "A partida é o principal teste emocional e psicológico já vivido por esse grupo".

Protestos marcam passagem da caravana do ex-presidente Lula — Medianeira
Já a Polícia Militar (PM) afirmou que está também averiguando o caso. "É muito grave, poderia ter pessoas mortas", disse Gleisi. A caravana tem sido alvo de protestos e manifestantes jogaram rojões e ovos contra a militância de Lula .

Apple anuncia novo iPad voltado para estudantes
A Apple ressalva, porém, que outras empresas poderão desenvolver canetas mais baratas que funcionem com o aparelho. A aplicação do novo iPad no campo da educação é agora mais adequada com a nova caneta Apple Pencil .

Relator da Lava Jato no Supremo, Fachin diz estar sendo ameaçado
O ministro também é relator do pedido de habeas corpus preventivo da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Fachin, foram solicitadas providências à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia .

Alberto Valentim fala sobre retrospecto atual do Botafogo em clássicos
Não será um jogo fácil, mas promete ser uma partida para entrar para história com disputa acirrada e muita competitividade. Além disso, é o líder de assistências do Fluminense na temporada ao lado do meia Sornoza.

Procurador Mueller vai analisar ligações de Trump à Cambridge Analytica
A relação de proximidade entre o professor e o Facebook era tal que, em 2011, segundo o "Guardian", a rede social cedera dados de 57 milhões de amizades celebradas naquele ano em todo os países do mundo.

Trump expulsa 60 russos do governo por morte de espião
No Twitter, o ministro das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, agradeceu a "extraordinária resposta de nossos aliados". Em um primeiro momento, Vladimir Putin decide não responder, à espera de ver como agirá o novo presidente dos Estados Unidos .

TRF-4 julga recurso de Lula
A ordem do processo na sessão dependerá, segundo o TRF-4, da existência de pedido de preferência por parte das defesas. Caso seja negado , mais uma vez, a decisão de prender o ex-presidente volta às mãos do juiz Federal Sérgio Moro.

Em atualização Rússia. Incêndio num centro comercial na Sibéria faz 37 mortos
Vídeo postado em redes sociais mostrava fumaça preta saindo das janelas enquanto bombeiros tentavam retirar as pessoas do prédio. Há também a informação de que o centro comercial abrigava um zoológico, com animais como porquinhos-da-índia, cabras e gatos.

Habeas corpus de Lula sem prazo
O criminalista Daniel Gerber avaliou que, "na prática, fica a expressa admissibilidade do HC em casos como o analisado [de Lula]". Para concederem a liminar assim, a tendência é de que estejam prevendo o desfecho do julgamento.

Other news