Coreia do Norte nega cooperação com Síria em armas químicas

TIRANINHO Kim Jong-un em solenidade militar. O homem-foguete controla o país mais isolado da geopolítica mundial

Para os próximos meses, há dois desfechos possíveis: a manutenção da postura dialogante, abrindo a possibilidade de que, a longo prazo, os EUA e a Coreia do Norte possam encetar negociações sobre o programa nuclear; ou a quebra nas relações inter-coreanas e o regresso ao ciclo de tensão e provocação.

"A questão era projetar uma imagem", explica Koo Kab-woo, acadêmico da Universidade de Estudos Norte-coreanos.

"Na iminência do fim da Olimpíada, os Estados Unidos estão criando uma nova nuvem de confronto e de guerra sob a península coreana", afirma a nota divulgada pela agência estatal KCNA.

Por seu lado, o Presidente norte-americano, Donald Trump, disse esta segunda-feira que Washington também quer falar, mas "apenas sob as circunstâncias adequadas". O general norte-coreano, no entanto, chegou a Pyeongchang acompanhado de vários diplomatas, incluindo o líder dos assuntos americanos na Coreia do Norte.

Kim Yo Jong foi a grande atração da cerimônia de abertura, durante a qual ofuscou a presença do vice-presidente americano Mike Pence.

No entanto, Lankov adverte: "O maior problema não é entre as duas Coreias".

O grupo terminou assim uma visita de três dias à Coreia do Sul, durante a qual expressou várias vezes que Pyongyang está disponível para dialogar com os EUA. Recentemente, autoridades da Coreia do Sul publicaram um relatório acusando a Coreia do Norte de estar por trás destas invasões.

No dia 25, Kim Yong-Chol se encontrou com o presidente sul-coreano e surpreendeu ressaltando que a Coreia do Norte está aberta para conversas com os EUA.

No entanto, Pyongyang, que mantém uma postura desafiante, sempre defendeu que um diálogo com os Estados Unidos deve acontecer sem a existência de condições prévias.

Na sexta passada, os Estados Unidos anunciaram um novo pacote de sanções, que Trump descreveu como as mais duras impostas até agora.

Especialistas acreditam que o discurso de Pyongyang foi motivado pelas fortes sanções econômicas que os EUA pretendem adotar contra o regime de Kim Jong-Un.

Related:

Comments

Latest news

PSG may have lost another big name ahead of Real Madrid decider
He smiled and took selfies with other passengers, before leaving on a private jet to an undisclosed destination. The former Barcelona man was stretchered off in tears after he was hurt in a challenge from Bouna Sarr.

Taxa de desemprego registra alta no Brasil
Em dezembro de 2017, a taxa foi de 11,8%, mas ficou estável em relação ao trimestre anterior, quando a taxa também foi de 12,2%. No 4º trimestre daquele ano, o indicador era de 21% na faixa etária de 14 a 17 anos e de 14,1% entre pessoas de 18 a 24 anos.

OMC teme guerra comercial por disputa de aço e alumínio
Em nota, o MDIC avaliou que, caso seja adotada, "a restrição afetará exportações brasileiras de ambos setores". O ministro de Finanças da França, Bruno Le Maire, foi o porta-voz de seu país acerca do assunto.

Pena de prisão para Cabral chega a 100 anos
Com a nova condenação - a 13 anos e 4 meses de detenção - as penas contra Cabral já chegam a um total de 100 anos de prisão. Também foram condenados a mulher dele, Adriana Ancelmo, o operador Carlos Miranda, hoje delator, e Luiz Carlos Bezerra.

UFC também oferecerá disciplina sobre o "golpe de 2016"
A Universidade Federal da Bahia (UFBA ) é outro exemplo de instituição que será palco de iniciativa semelhante. Demanda foi solicitada pelo Departamento de História da UFC ao Centro de Humanidades.

Toffoli homologa duas ações de acordo entre bancos e poupadores
O Itaú informou que pagará em parcela única as indenizações decorrentes de perdas de poupadores com planos econômicos do passado. Esse sistema ficará disponível pelo prazo de dois anos e deverá estar em funcionamento a partir de abril.

Theresa May quer "o acordo mais abrangente possível" — Brexit
Com isso, Barnier assumiu que ainda há "divergências importantes" entre as duas partes sobre o conceito de transição, suas condições e dimensão.

Diretoria do São Paulo renova voto de confiança em Dorival
A bola passou bem perto de Neto Baiano e Juninho Potiguar , que se esticaram, mas não conseguiram empurrar para o gol . Saíram de campo o volante Willians Fernandes e o atacante Willians Santana para as entrada de Potiguar e Juliano.

Com gol nos acréscimos, Sporting vence e segue na briga pelo título
Mathieu, que foi expulso em Tondela, também não vai a jogo com o Moreirense, devido a castigo. A segunda com André Pinto: o zagueiro escorou para fora ótimo cruzamento de Bryan Ruiz.

Onda de frio causa transtornos em países da Europa
Na segunda-feira, Roma teve sua maior queda de neve em seis anos, congelando e enfeitando diversos pontos turísticos da capital. A baía de Ajaccio, na Córsega, teve neve nesta terça-feira, e também a ilha italiana de Capri ficou com uma camada de neve.

Mulher salta de segundo andar para escapar a incêndio no Porto
A pagar uma renda de 200 euros, o morador realçou que, além da cozinha, também a casa de banho é comum. Já segundo a página da Proteção Civil, pelas 19:10 estavam no local 26 operacionais.

Novo ministro da Segurança Pública demite diretor-geral da PF
E a indicação tende a aproximar a nova pasta da Segurança Pública do agora esvaziado Ministério da Justiça, comandado por Torquato.

Acompanhe o segundo dia do Júri de Carli Filho
Carli Filho ficou internado durante quase um mês em São Paulo por causa de ferimentos graves na cabeça. Enquanto recorre da decisão, o ex-parlamentar terá que se apresentar mensalmente à Justiça.

Conselho de Ética instala hoje processos de cassação contra 4 deputados
Ele perdeu o direito de trabalhar durante o dia na Câmara em novembro, após ser flagrado com queijo provolone e biscoito na cueca. Em setembro de 2017, a Polícia Federal apreendeu R$ 51 milhões em um apartamento ligado à família do deputado, em Salvador.

Ícone da Lava Jato, 'Japonês da Federal' se aposenta da PF
O Superior Tribunal de Justiça chegou a referendar a decisão de primeira instância, rejeitando recurso de Ishii. O " Japonês da Federal " chegou a ser sondado para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Curitiba.

Other news