Farmácias e laboratórios vão vender testes do VIH e hepatites

Farmácias vão passar a fazer teste do VIH e da Hepatite B e C

"A aposta no diagnóstico precoce da infeção por VIH tem sido uma prioridade do programa de saúde prioritário para a infeção VIH, SIDA e Tuberculose", justifica o governo no despacho publicado.

Os testes de HIV e da Hepatite B e C vão passar a ser feitos na farmácia e em laboratórios de análises clínicas, por forma a tentar identificar infetados de forma precoce.

Quem quiser poderá picar o dedo, recolher três gotas de sangue e fazer o teste. A adesão dos estabelecimentos, por enquanto, é voluntária.

Este tipo de testes já está disponível desde há anos nos hospitais e centros de saúde, em centros de aconselhamento de detecção precoce da infecção VIH/sida (CAD), nos centros de respostas integradas para comportamentos aditivos e dependências (CRI) e em diversas organizações de base comunitária, onde são gratuitos.

No entanto, a sua venda ainda era vedada a farmácias.

Os preços dos testes não são ainda conhecidos - mas em Espanha, por exemplo, custam entre 25 e 30 euros.

A diretora dos programas nacionais para a infeção VIH/sida e hepatites virais da Direção-Geral da Saúde (DGS), a médica Isabel Aldir, acredita que o mais importante é "diversificar as formas de as pessoas acederem aos testes".

O objectivo é chegar a grupos que habitualmente não aderem às medidas convencionais, "quebrando o ciclo de transmissão e mudando o padrão epidemiológico", reforça a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Paula Martins. Os resultados positivos têm sempre de ser confirmados. No caso do VIH, é preciso observar o chamado "período janela", que é de três meses após a exposição ou contacto. "Estes testes serão efectuados em condições de privacidade, num gabinete, os resultados serão transmitidos ali e a ocasião será aproveitada para fornecer informação adicional", explica ainda Paula Martins. Em 2016 fizeram-se 468.301 testes de rastreio de VIH em Portugal.

Os testes de rastreio para a detecção de infecção por VIH e de hepatites B ou C vão brevemente poder ser realizados em farmácias e laboratórios de análises, sem necessidade de prescrição médica.

O Infarmed tem 30 dias para definir e publicar as regras para a operacionalização desta medida.

Related:

Comments

Latest news

Guerra comercial com Washington 'traria desastre para todo o mundo — Pequim
O impacto das tarifas dos EUA nas siderúrgicas chinesas, no entanto, deverá ser pequeno. O anúncio afeta principalmente o Brasil - segundo maior exportador de aço para os EUA.

Palmeiras vence fora de casa e garante melhor campanha do Paulista
Então, o Ituano , vendo sua classificação ameaçada, foi para o tudo ou nada e Bassani mandou chute forte para fora, aos 27. A partida deste domingo acontecerá às 17h (de Brasília) – assim como todos os jogos da rodada – no Novelli Júnior.

Ronaldo ajuda Real Madrid a eliminar PSG
Lucas Vázquez cruzou rasteiro, Rabiot afastou mal, a bola sobrou para Casemiro que bateu, a bola tocou em Thiago Silva e entrou. A equipe francesa deve ir com o que tem de melhor disponível, já que não conta com o Neymar .

Piñera assume o comando no Chile, com discurso anti-Bachelet
O Mercosul, formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, tenta há quase duas décadas selar um tratado de livre-comércio com países da União Europeia.

Pedro Dias pode ser deserdado para não pagar indemnizações
Foi absolvido dos pedidos de indemnização feitos por Catherine Azevedo (companheira de Carlos Caetano) e pelos pais de Luís Pinto.

Xi Jinping para sempre: China acaba com o limite de mandatos presidenciais
A decisão da Assembleia Nacional Popular significa que o presidente Xi Jinping poderá agora governar por tempo ilimitado. Só houve dois votos "não" e três abstenções, em um conjunto de quase 3 mil delegados.

Ivan Rakitic 'would open door' for Neymar to return to Barcelona
At the moment, Neymar is arguably the world's third-most recognizable player, behind veterans Lionel Messi and Cristiano Ronaldo. And Los Blancos boss Zinedine Zidane said just yesterday that the 26-year-old would get into any team in the world.

Pré-candidato, Maia se opõe a legado do Planalto
A candidatura de Rodrigo #maia, presidente da Câmara dos Deputados (DEM-RJ), é vista com bons olhos pelo governo Temer, nas palavras de Marun.

Gabe Newell afirma que Valve está trabalhando em vários jogos
A Valve está trabalhando de novo! Depois de umas "férias" bem prolongadas, a empresa voltou a fazer o que sabe: jogos . Isso é algo que invejamos e é algo do qual vocês verão nós tirarmos proveito".

BBB18: Wagner tira satisfações com Viegas após eliminação de prova
Ele e Patrícia deixaram a competição após 12h e meia de prova . " Paula sabe que está na mira e vai ficar até cair em pé ". Também a respeito da atual prova na corrida pela liderança da semana na casa do BBB18, Diego desabafou com Patrícia .

Mario guiará motoristas no Google Maps
A Nintendo adotou o dia 10 de março como a data oficial do Mario por uma piada - a sigla faz trocadilho com o nome do personagem. E porquê 10 de março? As suas viagens, por estes dias, podem ser conduzidas pelo canalizador.

Ciro Gomes confirmado pré-candidato do PDT
Para o deputado estadual Sérgio Aguiar, o eventual impedimento de Lula "abre um leque de oportunidades para Ciro". Nenhum deles capazes de unificar a direita golpista e superados por larga margem nas pesquisas por Lula.

Farc troca bombas por urnas em eleição parlamentar da Colômbia
Tal violência foi instigada, acrescentou, por sectores do partido uribista (em alusão ao ex-presidente Álvaro Uribe) Centro Democrático.

"Fake news" espalham-se mais rápido do que notícias verdadeiras
As fake news (notícias falsas) têm 70% mais probabilidades de serem retwitadas do que a informação verdadeira. As postagens, por sua vez, foram revisadas por seis organizações independentes de verificação de fatos.

Mistérios dominam o novo trailer da segunda temporada de Desventuras em Série
Esta segunda temporada de Uma Série de Desgraças é de 10 episódios de uma hora cada e estreia globalmente a 30 de Março , na Netflix .

Other news