Marcelo: Acordo na Alemanha pode ajudar a ultrapassar encruzilhada na Europa

Angela Merkel vai pela terceira vez comandar uma coalizão com os social-democratas

33 por cento votaram contra.

"É uma boa decisão para o (Partido Social-Democrata) SPD e, sobretudo, para o nosso país", assegurou. "Foi um resultado claro", indicou a chanceler alemã, que deverá ser reconduzida formalmente no cargo a 14 deste mês, permitindo-lhe dar início a um quarto mandato consecutivo.

A secretária-geral da União Democrata-Cristã (CDU), Annegret Kramp-Karrenbauer, celebrou também em um comunicado o resultado da consulta entre os sociais-democratas.

Num comunicado, Merkel comentava a aprovação por mais de dois terços dos militantes do SPD do acordo de coligação com os conservadores, num referendo interno.

Merkel deverá ser formalmente eleita chanceler pelos deputados em meados desde mês, provavelmente dia 14, avançando, assim, para o quarto mandato consecutivo.

Para executá-lo, há um "acordo de coalizão negociado" que é uma "boa base" para sentar "os pilares do futuro" na Alemanha mediante "melhoras concretas", disse em referência ao documento de 177 páginas que ambas as partes pactuaram entre janeiro e fevereiro.

Segundo Kramp-Karrenbauer, e continuando no mesmo tom de Merkel, o SPD assume, assim, "a sua responsabilidade institucional" num Governo conjunto e que tem muito trabalho pela frente.

Os militantes do Partido Social-Democrata alemão (SPD) aprovaram o acordo com a União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU), decisivo para a formação de um governo de coligação na Alemanha, confirmou hoje a direcção do partido.

Acordo servirá para "que a Europa ultrapasse a encruzilhada em que se encontra" Também o Presidente da República saudou a aprovação da coligação governamental na Alemanha, que considerou poder contribuir para ultrapassar "a encruzilhada" em que se encontra a Europa. Ao seu lado, Olaf Scholz, o provável novo ministro das Finanças, congratulou-se pelo resultado mas não respondeu à pergunta de um jornalista sobre quem serão os ministros do SPD: "Vamos ver na próxima semana".

Marcelo Rebelo de Sousa sublinha "o papel fundamental do Presidente da República alemão, Franz-Walter Steinmeier, que, no uso dos seus poderes constitucionais, tudo fez para que esta fórmula governativa se concretizasse".

Related:

Comments

Latest news

Neymar's operation a success, says Brazil confederation
A big part of that optimism, though, depends on the talented Neymar . It also changes source to [Twitter] instead of [AFP].

Geely rules out buying more Daimler shares 'for the time being'
An experiment to allow foreign carmakers to set up wholly-owned EV businesses in China's free-trade zones is coming. In 2017, more than 430,000 locally manufactured Mercedes accounted for more than 70% of the brand's sales in China.

Polícia é acionada após tiroteio em universidade dos EUA
Cerca de 18 mil estudantes frequentam o campus principal da Universidade de Central Michigan . A Polícia percorria o campus e as áreas próximas com helicópteros e oficiais a pé.

Prepare-se: vai ser uma semana cheia de chuva
Predominará do quadrante sul e as rajadas poderão atingir 85 km/h nas terras altas e 75 km/h no litoral. Na Guarda, o aviso laranja mantém-se durante o dia desta terça-feira, entre as 09 horas e as 15h.

Câmara vota regular uso de apps de transporte outra vez
Além disso, o prefeito ainda promoveu uma votação popular para saber a opinião da população sobre o uso do Uber na cidade. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu que a Casa mantenha as alterações feitas no Senado .

Taxa de desemprego registra alta no Brasil
Em dezembro de 2017, a taxa foi de 11,8%, mas ficou estável em relação ao trimestre anterior, quando a taxa também foi de 12,2%. No 4º trimestre daquele ano, o indicador era de 21% na faixa etária de 14 a 17 anos e de 14,1% entre pessoas de 18 a 24 anos.

OMC teme guerra comercial por disputa de aço e alumínio
Em nota, o MDIC avaliou que, caso seja adotada, "a restrição afetará exportações brasileiras de ambos setores". O ministro de Finanças da França, Bruno Le Maire, foi o porta-voz de seu país acerca do assunto.

Pena de prisão para Cabral chega a 100 anos
Com a nova condenação - a 13 anos e 4 meses de detenção - as penas contra Cabral já chegam a um total de 100 anos de prisão. Também foram condenados a mulher dele, Adriana Ancelmo, o operador Carlos Miranda, hoje delator, e Luiz Carlos Bezerra.

O Brasil avança -na febre amarela
O objetivo é atrair pessoas de nove meses a 59 anos de idade que ainda não se imunizaram contra a doença. A cidade totaliza oito casos autóctones da doença, com quatro mortes confirmadas.

UFC também oferecerá disciplina sobre o "golpe de 2016"
A Universidade Federal da Bahia (UFBA ) é outro exemplo de instituição que será palco de iniciativa semelhante. Demanda foi solicitada pelo Departamento de História da UFC ao Centro de Humanidades.

Toffoli homologa duas ações de acordo entre bancos e poupadores
O Itaú informou que pagará em parcela única as indenizações decorrentes de perdas de poupadores com planos econômicos do passado. Esse sistema ficará disponível pelo prazo de dois anos e deverá estar em funcionamento a partir de abril.

Theresa May quer "o acordo mais abrangente possível" — Brexit
Com isso, Barnier assumiu que ainda há "divergências importantes" entre as duas partes sobre o conceito de transição, suas condições e dimensão.

Assembleia da República aprova diploma sobre o financiamento dos partidos
O decreto foi aprovado com os votos contra CDS-PP e do PAN e deve ser reenviado a Belém sem grandes alterações. Marcelo Rebelo de Sousa pode agora vetá-lo novamente se entender.

Onda de frio causa transtornos em países da Europa
Na segunda-feira, Roma teve sua maior queda de neve em seis anos, congelando e enfeitando diversos pontos turísticos da capital. A baía de Ajaccio, na Córsega, teve neve nesta terça-feira, e também a ilha italiana de Capri ficou com uma camada de neve.

Novo ministro da Segurança Pública demite diretor-geral da PF
E a indicação tende a aproximar a nova pasta da Segurança Pública do agora esvaziado Ministério da Justiça, comandado por Torquato.

Other news