Rússia expulsa 23 diplomatas britânicos no caso Skripal

Reprodução  GoogleA decisão de Londres foi uma resposta ao envenenamento de um ex-espião que segundo o governo britânico teve envolvimento russo

Por fim, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou o cancelamento da licença de atividade do consulado britânico em São Petersburgo e o fim das atividades da organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educacionais, no país.

No dia 12, a premiê britânica, Theresa May, anunciou a expulsão de 23 diplomatas russos considerados espiões não declarados e avisou que iam ser suspensos todos os contatos de alto nível com Moscou por causa da suspeita de envolvimento russo no envenenamento de o ex-espião Sergei SÃO PAULO - A Rússia declarou como 'persona non grata' 23 diplomatas britânicos, que serão expulsos em uma semana.

A decisão da primeira-ministra britânica, Theresa May, de expulsar os diplomatas russos é uma medida inédita desde o final da Guerra Fria.

"Nunca vamos tolerar a ameaça à vida de cidadãos britânicos e outros em território britânico por parte do governo russo".

"Qualquer referência ou menção ao nosso presidente em relação a isso é uma violação chocante e imperdoável de regras diplomáticas de comportamento decente", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, segundo a agência de notícias Tass.

O governo russo fez este anúncio depois de convocar o embaixador britânico Laurie Bristow, na véspera da eleição presidencial que muito provavelmente dará a Vladimir Putin seu quarto mandato no Kremlin.

"A resposta russa não muda os fatos da questão - a tentativa de assassinato de duas pessoas em solo britânico, à qual não há uma conclusão alternativa senão a que o Estado russo foi culpado", disse a chancelaria britânica em comunicado.

Anteriormente a agência de informação russa TASS tinha anunciado que o embaixador britânico em Moscovo, Laurie Bristow, foi chamado hoje ao Ministério dos Negócios Estrangeiros russo pela segunda vez esta semana.

Este episódio reavivou a lembrança do que aconteceu com Alexander Litvinenko, um dissidente russo que morreu envenenado com polônio radioativo em um ataque no Reino Unido em 2006.

"Esta investigação que está a decorrer no Reino Unido não é transparente, é um completo segredo". Na última sexta-feira, o secretário das Relações Exteriores Boris Johnson disse que seria muito provável que o presidente russo Vladimir Putin teria tomado a decisão de usar a toxina nervosa para atacar Skripal.

O ex-espião havia levado sua filha, que acabara de chegar de Moscou para visitá-lo, para comer antes que os dois fossem encontrados em estado crítico em um banco de um parque. A declaração não pôde ser confirmada imediatamente.

Related:

Comments

Latest news

Scarpa tem contrato rescindido no BID e não pode jogar pelo Palmeiras
E o contrato com o Tricolor passa a valer novamente. "O Fluminense reafirma que lutará até o fim pelos seus direitos". O estafe do atleta vai recorrer da decisão ao TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília.

Número de casos de Sarampo volta a subir. Já são 36 confirmados
A DGS reforça o alerta para a vacinação contra o sarampo, mas considera que "não se aplica a obrigatoriedade" da vacina. O número de casos de sarampo confirmados na região norte subiu para 21, segundo os últimos dados da DGS.

Guillermo no se guarda nada y saldrá con todo ante Tigre — Boca
Boca volverá a entrenarse mañana desde las 9.30 en el predio Pedro Pompilio, a puertas cerradas para la prensa. Boca , que lleva una ventaja importante al frente de las posiciones, recibe desde las 19:15 a Tigre .

Ameaça de bomba no BPI levou a encerramento de balcões em Lisboa
Todas as dependências bancárias do BPI em Lisboa foram evacuadas na sequência de uma ameaça de bomba, esta sexta-feira. O banco evacuou todas as dependências em Lisboa, de acordo com a TVI.

Juventus e Real Madrid repetem final do ano passado
CR7 fez sete gols, e só passou em branco na vitória por 2 a 1 da seleção italiana sobre a portuguesa, em amistoso. No dia 3 de abril , Sevilla recebe o Bayern de Munique no Ramón Sánchez Pizjuán, no jogo de ida.

Munição liga caso Marielle a maior chacina da história de SP
A participação de um segundo carro noassassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes também é alvo de investigação. De acordo com investigadores do caso, a polícia já identificou a placa de um dos veículos suspeitos.

Protesto de professores termina em tumulto na Câmara Municipal de São Paulo
Balanço da Prefeitura aponta que, das 1.550 escolas de gestão direta, 39% não funcionaram e 43% abriram parcialmente. Ele admitiu ainda que houve excessos dos dois lados, de manifestantes e de guardas civis metropolitanos.

Deputados europeus pedem fim de acordos com Mercosul — Marielle
Urbán também fez uma declaração, em plena reunião do Parlamento Europeu, com cartazes em homenagem à vereadora brasileira. Segundo ele, é a atual gestão a "responsável pelo aumento das desigualdades e da violência no País".

SET congratula-se com marca de um milhão de hóspedes na hotelaria
Pela primeira vez num mês de janeiro , houve mais de um milhão de visitantes (o que corresponde a 2,5 milhões de dormidas).

Katy Perry tira 'BV' de jovem candidato no 'American Idol'
Benjamin Glaze já esclareceu ao The New York Times que não entende este incidente como assédio sexual , mas admite o desconforto. Ele participava do concurso de talentos musicais " American Idol " e ela era um dos jurados do programa de televisão.

Bovespa recua com pressão da Petrobras após prejuízo no quarto trimestre
Em 2017, a dívida líquida da empresa chegou a US$ 84,871 bilhões, menor valor desde 2012. Sem essas perdas, a estatal afirmou que projetava um lucro líquido de R$ 7 bilhões.

Rússia diz que espera por mais sanções dos EUA
Esta é a mais significante retaliação do governo Trump à Rússia desde que fora eleito. O Departamento do Tesouro dos EUA decidiu aplicar sanções sobre a Rússia.

Bebeto de Freitas fez revolução no vôlei e foi cartola passional
A amizade com o prefeito de Belo Horizonte e ex-presidente do Atlético , Alexandre Kalil, o aproximou do clube mineiro. A tarde desta terça-feira (13) ficará marcada na memória dos torcedores do Atlético-MG por uma trágica notícia .

Ivete Sangalo publica foto com as filhas gêmeas
Esta não é a primeira vez que a cantora fala sobre amamentação. "A gente ama mamar", brincou Ivete na legenda do click. Ontem (14), a cantora postou uma foto após amamentar suas pequenas e falou abertamente sobre o assunto .

Stephen Hawking faleceu aos 76 anos
Ao mesmo tempo que provocava o que sabíamos sobre o Cosmos - tanto junto das academias como do público -, desafiava os próprios limites da vida humana.

Other news