Trabalhadores dos Correios entram em greve nesta segunda

Trabalhadores vão decidir na segunda-feira após resultado do Tribunal Superior do Trabalho

Além de Muriaé, funcionários dos Correios entraram em greve em Recreio, Cataguases, Leopoldina, Juiz de Fora, Barbacena e Mar de Espanha - disse Alan Marques da Cruz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicação Postal Telegráficas e Similares de Juiz de Fora e Região (Sintect/JFA). O sindicato protesta ainda contra o fechamento de agências dos Correios. Até o fim da manhã, apenas as agências de Montenegro e Parobé fecharam, informou o Sintect-RS.

O caso será julgado nesta segunda. A empresa já ingressou com pedido de julgamento no TST.

Segundo o dirigente sindical José Ivaldo, os funcionários devem ir até a sede da entidade em Campinas acompanhar a transmissão do julgamento de uma ação que envolve mudanças no plano de saúde da categoria.

O TST também alterou as regras de coparticipação, que é um percentual das consultas e procedimentos que o funcionário divide com a empresa.

- Nós estamos lutando pela defesa do plano de saúde, pela segurança, melhores condições de trabalho, concurso público, pois temos um déficit de 800 trabalhadores no Rio de Janeiro. As paralisações se estendem pelo Brasil. Isso dito, não são todos os funcionários que estão paralisados; também há quatro estados onde não há paralisação em vigor até o momento: Amazonas, Amapá, Roraima e Sergipe. A paralisação acontece em apoio à greve nacional que é contra a alteração do Acordo Coletivo de Trabalho Vigente, a falta de reposição de funcionários além do plano de demissão voluntária oferecido pela empresa.

Esse foi o local com maior adesão na cidade - pelo menos 20 dos 35 carteiros estão parados.

Para a categoria, o "desmonte" promovido pela gestão dos Correios tende a prejudicar ainda mais os serviços à população.

A greve implica diretamente em serviços de entrega de encomendas, postagens simples e atendimento bancário realizado por bancos postais em agências de Correios. A estatal sustenta que "a paralisação está concentrada na área de distribuição". "No Piauí, 98,42% do efetivo estão presentes e trabalhando, que corresponde a 1.496 empregados", diz o texto.

Ainda segundo o sindicalista, as correspondências têm sido entregues com atraso de até 40 dias devido ao número reduzido de funcionários. Segundo a estatal, o número foi apurado por meio de sistema eletrônico de presença.

Related:

Comments

Latest news

Farmácias e laboratórios vão vender testes do VIH e hepatites
Os preços dos testes não são ainda conhecidos - mas em Espanha, por exemplo, custam entre 25 e 30 euros. O Infarmed tem 30 dias para definir e publicar as regras para a operacionalização desta medida.

Ronaldo ajuda Real Madrid a eliminar PSG
Lucas Vázquez cruzou rasteiro, Rabiot afastou mal, a bola sobrou para Casemiro que bateu, a bola tocou em Thiago Silva e entrou. A equipe francesa deve ir com o que tem de melhor disponível, já que não conta com o Neymar .

Piñera assume o comando no Chile, com discurso anti-Bachelet
O Mercosul, formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, tenta há quase duas décadas selar um tratado de livre-comércio com países da União Europeia.

Pedro Dias pode ser deserdado para não pagar indemnizações
Foi absolvido dos pedidos de indemnização feitos por Catherine Azevedo (companheira de Carlos Caetano) e pelos pais de Luís Pinto.

Dois feridos graves em incêndio por fuga de gás em Sintra
Mais sete pessoas ficaram feridas e foram assistidas no local pelos serviços de emergência. Para o local foram deslocados elementos da PSP, bombeiros e INEM, segundo a mesma fonte.

Barcelona anuncia acordo com o Grêmio por Arthur
Outra das suas características é a capacidade de desmarque, que o transforma em um verdadeiro perigo próximo da área adversária. No jogo de volta da final da Taça Libertadores, Arthur jogou apenas o primeiro tempo e deixou o jogo lesionado.

"Olho para a tourada como um bailado", assume Assunção Cristas
Assunção Cristas encerrou o 27º Congresso do CDS afirmando que o seu partido continuará a pôr as questões da natalidade na agenda política .

Onze distritos em alerta — Aviso laranja
O vento pode atingir rajadas de 90 quilómetros por hora, que chegam aos 110 quilómetros por hora nas terras altas. O alerta é laranja para as regiões montanhosas com vento que pode chegar aos 130 km/h nesta sexta-feira.

Trump e Kim Jong-un irão se reunir em maio
Dificilmente Trump e Kim Jong-un usarão esse linguajar um com o outro, pessoalmente, se eles realmente se reunirem em maio. A notícia do encontro é surpreendente, dado que até há pouco os dois líderes trocavam ameaças e insultos publicamente.

Jogador de 19 anos morre em CT, na França — Mais uma tragédia
Nascido na Lombardia, no norte da Itália, Astori se tornou capitão do time de Florença no ano passado. Como com Astori, a morte de Rodriguez aconteceu durante o sono.

BBB18: Wagner tira satisfações com Viegas após eliminação de prova
Ele e Patrícia deixaram a competição após 12h e meia de prova . " Paula sabe que está na mira e vai ficar até cair em pé ". Também a respeito da atual prova na corrida pela liderança da semana na casa do BBB18, Diego desabafou com Patrícia .

Mario guiará motoristas no Google Maps
A Nintendo adotou o dia 10 de março como a data oficial do Mario por uma piada - a sigla faz trocadilho com o nome do personagem. E porquê 10 de março? As suas viagens, por estes dias, podem ser conduzidas pelo canalizador.

Ciro Gomes confirmado pré-candidato do PDT
Para o deputado estadual Sérgio Aguiar, o eventual impedimento de Lula "abre um leque de oportunidades para Ciro". Nenhum deles capazes de unificar a direita golpista e superados por larga margem nas pesquisas por Lula.

Joesley Batista deixa a carceragem da Polícia Federal em SP
Em menos de um mês, foram revogados os dois mandados de prisão que vigoravam contra o empresário. O empresário será solto ainda nesta sexta-feira.

"Fake news" espalham-se mais rápido do que notícias verdadeiras
As fake news (notícias falsas) têm 70% mais probabilidades de serem retwitadas do que a informação verdadeira. As postagens, por sua vez, foram revisadas por seis organizações independentes de verificação de fatos.

Other news