Bolsonaro mostra apoio à opinião do general Villas Boas

STF decide hoje destino de Lula; general repudia impunidade

Já o comandante militar do Oeste, general José Luiz Dias Freitas, escreveu "estamos juntos" e o general Cristiano Pinto Sampaio reforçou que "o Exército deve ser o guardião vigilante da eternidade do Brasil". Sem citar nomes, Chagas disse que ministro que muda voto é "comparsa" e Corte que "vota para beneficiar bandido é quadrilha".

Eles admitem que a manifestação do comandante um recado direto, sim, às tentativas de mudarem entendimento legal para favorecer o ex-presidente Lula, mas tentaram descartar uma ameaça ou pressão sobre o Supremo Tribunal Federal, que julga nesta quarta o pedido de Habeas Corpus preventivo de Lula para não ser preso. A votação, apertada, pode livrar, ao menos neste momento, o petista da prisão.

A declaração se deu em meio a um movimento orquestrado pela burguesia golpista, em que grupos como o Vem Pra Rua (sigla financiada pelo imperialismo), mancomunado com Rede Globo e Forças Armadas fizeram tabela para promover mais uma de suas campanhas golpistas. E nem precisamos dizer que qualquer outra alternativa seria uma ruptura institucional inaceitável, ainda pior que manter Lula impune. Contudo, depois das declarações do general Villas Bôas, ganhou uma dimensão enorme, pois pode servir para o Exército marcar posição. Sou um defensor da liberdade de expressão, mas sou a favor também que cada instituição cumpra seu papel que está definido na Constituição Federal. "E manifesta sua preocupação com os valores e com o legado que queremos deixar para as futuras gerações", divulgou, em nota. Temer tem boa relação com Villas Boas, e foi à casa do general em Brasília para um encontro reservado na semana passada. "A ordem jurídica é que estabelece as relações sociais, que regula as relações sociais", afirmou Temer. "É hora de buscar a união do país com serenidade".

Presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, ressaltou o direito à presunção de inocência e a importância das Forças Armadas cumprirem a Constituição. O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, também disse que não se pode repetir a ditadura, e chamou a população a lutar contra a corrupção, mas respeitando a Constituição Federal.

O advogado Ricardo Giuliani, que foi chefe da Casa Civil estadual e professor de Direito Constitucional, comunga da opinião de Barcelos e ressalta que não cabe a militares falar sobre situação política do país. "Temos também de reconhecer que o Congresso está fragilizado, que a própria Presidência ficou enfraquecida a partir das duas denúncias e que o STF se desgastou muito, especialmente com a exposição eletrônica de suas decisões, que deviam ser mais reservadas e sóbrias" - disse Pestana.

Related:

Comments

Latest news

Ryanair aponta "ligeiras perturbações", sindicato fala em 11 voos cancelados — Greve
Na mesma nota, a Ryanair reafirmou esperar "operar o horário completo, se necessário, com recurso a aeronaves e tripulação de cabine de outras bases fora de Portugal".

Facebook exclui páginas de apoio a Bolsonaro e causa revolta
Pelo mesmo preço também estavam sendo comercializados balões de ar com a caricatura de Jair Bolsonaro estampada. As informações foram divulgadas pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Vingadores - Guerra Infinita: Irmãos Russo pedem que fãs não soltem spoilers
Nós não iremos exibir o filme na íntegra até a première em Los Angeles, que acontecerá poucos dias antes do lançamento global. Vamos visitar fãs ao redor do mundo e exibir apenas algumas cenas para evitar spoilers para os que irão assistir futuramente.

Israel anula acordo com a ONU sobre permanência de migrantes africanos
Segundo as autoridades israelitas, vivem atualmente em Israel 42 mil migrantes africanos. O anúncio do acordo provocou também reacções fortes junto da direita israelita.

Vídeo mostra a Tiangong-1 se desintegrando na atmosfera
A agência espacial da China não revela os motivos do lançamento do aparelho e não se conhecem as suas funções e especificidades. Calcula-se que, quatro dias antes de chegada à superfície, seja possível limitar uma zona para a queda do Tiangong-1.

Promotoria alemã pede extradição de Puigdemont para Espanha
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor. A decisão da justiça deve ser anunciada nos próximos dias.

Morre Winnie Madikizela-Mandela, aos 81 anos
Winnie Madikizela-Mandela nasceu a 26 de setembro de 1936 em Bizana, na província do Cabo Oriental. Juntos, ascenderam como o primeiro casal negro a chegar à Presidência do país.

Tobias Menzies será o novo Prince Philip — The Crown
As filmagens da terceira temporada de The Crown começam em julho, mas não há data oficial para o retorno. Atualmente, Tobias Menzies está no elenco de The Terror , série produzida por Ridley Scott.

Em discurso, Temer diz que "gestos irresponsáveis" desestabilizam o país
Até gente disposta a desestabilizar o país com gestos extremamente irresponsáveis, que têm naturalmente repercussão internacional.

Michel Temer troca ministros de Transportes e Saúde
O presidente é um dos investigados do chamado "inquérito dos Portos", relatado no Supremo pelo ministro Luís Roberto Barroso. Ao iniciar sua fala, Temer saudou "o presidente do Supremo" dirigindo-se a Eunício Oliveira, presidente do Senado.

Donald Trump teme que possam roubar seu país
A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Quem pode convocar a medida é o líder do Senado, o republicano Mitch McConnell .

Advogados de Lula levam ao STF parecer contra prisão após 2ª instância
Depois, acrescenta: "Gerações de brasileiros ajudaram a construir uma sociedade, que se pretende livre, justa e solidária". Lula foi condenado na ação penal - âmbito da Operação Lava Jato - que investiga o apartamento tríplex no Guarujá (SP).

STF recebe abaixo-assinados a favor e contra prisão após 2ª instância
Em sua rede social, Dallagnol postou: "4ª feira é o dia D da luta contra a corrupção na #LavaJato. O local da publicação está marcado como "Supremo Tribunal Federal - STF ".

Terremoto com epicentro na Bolívia causa tremor em diversas cidades do Brasil
Santa Catarina: moradores de três prédios de Itajaí procuraram Defesa Civil e bombeiros relatando leve tremor de terra . Moradores da Asa Sul, no Plano Piloto da capital federal, sentiram o tremor em seus apartamentos.

Vitória nos pênaltis, leva o Corinthians para final
O comandante também fez ajustes de posicionamento tanto em situações de ataque quanto de defesa. A grande final deverá ocorrer no domingo, dia 08 de abril, às 16h, na Alianz Arena.

Other news