Caixa reduz juros do crédito de financiamento imobiliário

Caixa anuncia diminuição de juros e aumento de quantia financiada para casa própria

Para reconquistar mercado, a Caixa Econômica Federal reduziu juros e aumentou o limite de financiamento de imóveis usados. A medida foi considerada positiva pelo setor imobiliário.

As taxas mínimas de juros pelo SBPE passaram de 10,25% a.a para 9% a.a, no caso de imóveis dentro do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e de 11,25% a.a para 10% a.a, para imóveis enquadrados no SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário). O prazo de financiamento usado como base é de 360 meses (30 anos). Para nós, que vivemos numa economia capitalista, quando baixam os juros, as pessoas tendem a comprar mais. "A entrada de bancos privados no mercado abriu o leque para o consumidor". "A Caixa é a indutora deste mercado e essa mudança mostra as taxas baixaram para ficar. É uma concorrência positiva", afirmou Rodrigo Zacaria, presidente do Sinduscon Norte (Sindicado da Indústria da Construção Civil).

Segundo o presidente da Caixa, Nelson Antônio de Souza, a redução das taxas de juros facilita o acesso à casa própria, além de estimular o mercado imobiliário e a geração de empregos.

A redução dos juros já estava em estudo pelo banco ainda na gestão de Gilberto Occhi, que foi deslocado da presidência da Caixa para assumir o Ministério da Saúde. As mudanças, que começam a valer hoje, são para linhas de financiamento que utilizam recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. A taxa mínima cai de 10,25% para 9% ao ano, enquanto a fatia do valor a ser financiado sobe de 50% para 70%.

Outra novidade anunciada pela Caixa ontem foi a retomada do financiamento de operações de interveniente quitante, isto é, imóveis com produção financiada por outros bancos. Bacarin considera o aumento do limite mais significativo do que a redução das taxas de juros.

Para os imóveis do mercado primário, o teto de financiamento permanece em 80%. "Com 70%, você reduz a parte que se tem que ter de poupança e alcança um número maior de consumidores", afirmou.

Para se enquadrar na modalidade, é necessário comprovar, no mínimo, 36 meses de trabalho sob o regime do FGTS (não necessariamente consecutivos) ou saldo em conta vinculada de, no mínimo, 10% do valor da avaliação do imóvel, não podem ser proprietários de imóvel no município (ou região metropolitana) onde moram ou onde trabalham, nem ser detentores de financiamento no SFH em qualquer parte do país, tanto para imóvel novo e usado. "Assim, consegue-se vender o usado com mais facilidade".

Related:

Comments

Latest news

Ian Somerhalder vai estrelar outra série de vampiros na Netflix
Contudo, nesse universo o vampirismo é uma doença, que se espalha rapidamente pela população e divide a sociedade em duas facções: humanos contra mortos-vivos.

Apresentador do SBT, Ricardo Vidarte morre aos 58 anos
O jornalista Ricardo Vidarte , do SBT , morreu nesta segunda-feira (16) após sofrer uma parada cardíaca . O velório está marcado para essa segunda-feira, a partir das 20h, na capela 9, no Cemitério João XXIII.

Rússia alerta para risco de guerra se Estados Unidos atacarem a Síria
O general Rudskoi confirmou que os bombardeamentos dos Estados Unidos e aliados não causaram "qualquer vítima" civil ou militar. Uma nota da Embaixada da Rússia nos Estados Unidos condenou o ataque à Síria neste sábado (14).

Putin critica "ato de agressão contra um Estado soberano" — Síria
O exército sírio possui sistemas S-125, S-200, Bouk, Kvadrat e Ossa. Tanto o Irão como a Rússia apoiam as tropas de al-Assad. Navios e aviões foram usados pelos três países.

Homem morre após troca de tiros com policiais militares; outro fugiu
Ainda conforme relato da PM, o jovem não se intimidou e ainda atirou contra os policiais que revidaram e atingiram o homem. Com outras passagens por tráfico de drogas, o detido foi levado à delegacia local e autuado em flagrante.

França e aliados retomarão esforços para impedir que Assad fique impune — Macron
De acordo com Macron, os bombardeios na Síria visam "arsenais de armas químicas do regime [de Bashar Assad]". Segundo o secretário-geral da NATO, a ofensiva teve o apoio dos 29 países que integram a Aliança.

Beyoncé retorna aos palcos depois de gêmeos e faz história
Temos trabalhado arduamente e temos algo especial planeado para vocês, portanto, por favor, mantenham-se seguros e hidratados. Um mashup de Drunk in Love com Lilac Wine marcou a homenagem de Bey à cantora Nina Simone .

Operação da PF investiga fraudes em previdências municipais
Os nomes dos suspeitos não foram revelados, mas os mandados de prisão foram cumpridos nos bairros do Bom Jardim e Jardim Samambaia.

Procuradora-geral da República denuncia Bolsonaro por racismo
As imagens indicam que opção de deletar os textos automaticamente, depois de cinco segundos, foi ativada pelo interlocutor dela. A denúncia confirma que o número está vinculado a Eduardo Bolsonaro desde 12 de dezembro de 2013, segundo a operadora Claro.

Negócio casado: Corinthians terá Roger e emprestará Lucca ao Inter
Após quatro meses de procura por um centroavante, o Corinthians está próximo de acertar a contratação de Roger, do Internacional . Antes, em 2016, foi goleador do Campeonato Paulista pelo RB Brasil.

Trump elogia ataque contra a Síria
Ainda de acordo com a estatal, 110 mísseis foram atirados contra o território sírio , mas a maioria deles foi interceptada. O centro de pesquisa científica, nesta cidade, foi um dos alvos do ataque dos Estados Unidos, Reino Unido e França .

Síria. EUA "prontos a disparar"
A reunião do Conselho de Segurança foi convocada, a pedido da Rússia, após o ataque com mísseis contra instalações sírias que, segundo o Pentágono, participavam do programa de armas químicas do regime de Assad.

Equador confirma morte de jornalistas após sequestro por dissidentes das Farc
Os familiares dos jornalistas, que estavam em Lima para a Cúpula, também já voltaram ao Equador e esperam notícias em Quito. Moreno anunciou ainda o lançamento de ações militares na fronteira onde a equipe foi sequestrada.

Jessica Jones é renovada para a terceira temporada
Como a notícia é fresquinha, ainda não foram confirmados quantos episódios a nova temporada terá, nem sua data de estreia . A série conta ainda com Rachael Taylor e Carrie-Anne Moss no elenco.

Netflix fica de fora do Festival de Cannes após alterações de regulamento
Agora, nem isso: Ted Sarandos confirmou que a empresa se retirou completamente do evento. Só que agora, decidiram que seria melhor voltar atrás e não ir.

Other news