Equador confirma morte de jornalistas após sequestro por dissidentes das Farc

Presidente do Equador dá 12 horas a sequestradores dos jornalistas

O Equador prometeu uma "ação contundente" contra os sequestradores, um grupo dissidente da ex-guerrilha das Farc, se ao final do prazo não fossem dadas "provas de vida".

"Não recebemos provas de vida", disse Moreno numa conferência de imprensa, citado pela Reuters. "E lamentavelmente temos informação que confirma o assassinato dos jornalistas".

O ultimato terminou às 11H00 locais (13H00 de Brasília), mas são reduzidas as esperanças de que os dois jornalistas e o motorista do jornal El Comercio, sequestrados em 26 de março, estejam vivos. Nesta sexta-feira, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, se reuniria com a chanceler equatoriana, Maria Fernanda Espinosa, para reiterar, segundo afirmou uma alta fonte do governo da Colômbia, a solidariedade e decisão de colaborar em tudo o que for possível com o governo do Equador. "Solicitei a Santos ações contundentes por parte deles".

O que é a Cúpula das Américas e o que esperar da 8ª edição do evento?

Lima, 13 abr (Lusa) - O Presidente do Equador abandonou antecipadamente a Cimeira das Américas, na sequência de relatos, não confirmados, de que os jornalistas e o motorista equatorianos raptados na fronteira com a Colômbia podem ter sido executados.

Na quarta-feira, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediu à Colômbia e ao Equador que "garantissem a vida e a integridade" dos sequestrados: "A Comissão pede aos governos do Equador e da Colômbia que adotem as medidas necessárias para salvaguardar a vida e a integridade pessoal de Javier Ortega Reyes, Paúl Rivas Bravo e Efraín Segarra Abril", disse o comunicado.

Moreno anunciou ainda o lançamento de ações militares na fronteira onde a equipe foi sequestrada.

O Exército colombiano apontou a Frente Oliver Sinisterra, grupo dissidente comandado pelo equatoriano Walter Artízala, conhecido como Guacho, como responsável pelo sequestro.

Na quinta-feira, as autoridades equatorianas receberam do canal colombiano RCN fotos do que seriam os corpos dos reféns, mas as imagens "não eram conclusivas", segundo o governo.

No único vídeo apresentado como prova de vida dos sequestrados desde o desaparecimento em Março, os jornalistas fizeram eco dos pedidos do grupo de sequestradores: a libertação de três combatentes e o fim da cooperação entre o Equador e a Colômbia nas operações contra traficantes de droga. A Colômbia, por sua vez, afirmou que "não aconteceram desembarques ou ações especiais que não sejam do conhecimento" e em coordenação com o Equador, mas evitou falar diretamente de uma operação de resgate.

Os familiares dos jornalistas, que estavam em Lima para a Cúpula, também já voltaram ao Equador e esperam notícias em Quito.

Dezenas de jornalistas e parentes organizaram uma vigília diante da sede presidencial, no centro de Quito, onde todas as noites exigem o retorno dos reféns.

Related:

Comments

Latest news

Jessica Jones é renovada para a terceira temporada
Como a notícia é fresquinha, ainda não foram confirmados quantos episódios a nova temporada terá, nem sua data de estreia . A série conta ainda com Rachael Taylor e Carrie-Anne Moss no elenco.

Nova série brasileira da Netflix, "Samantha!" ganha data de estreia
O enredo acompanhará Samantha! , uma ex-celebridade mirim que tem planos de voltar aos holofotes, anos depois de sua época de ouro.

TRF4 marca julgamento dos embargos dos embargos de Lula para quarta-feira
O ex-presidente teve a sua pena por corrupção e lavagem de dinheiro aumentada pelo TRF-4 para 12 anos e um mês de prisão. O juiz Moro, em seu mandado de prisão contra Lula , também disse considerar o recurso como uma "patologia protelatória".

Em dia de visita, Lula fica sozinho
Na decisão, a juíza afirma que não tem fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas e que deve ser observado o regramento geral.

Crítica | Rampage - Destruição Total
O visual das criaturas, assim como as cenas de destruição e a briga entre eles, são pontos positivo, nada extraordinário, mas incríveis.

Prisão de Palocci exauriu todos os efeitos, defende Lewandowski
O HC estava previsto na pauta desta quarta-feira (11), junto com pedido similar do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci . Na sentença, Sergio Moro renovou a decisão de mantê-lo preso por risco de novos crimes ou de atrapalhar nas investigações.

PT fará vaquinha para custear despesas de Lula
A informação foi divulgada pela defesa do político. " Lula não está acima da lei, mas não está abaixo da lei", discursou Pimenta. O presidente, contou ele, passa o tempo lendo. 17 de Setembro. "A análise da Justiça Eleitoral pode durar de 20 a 25 dias".

STF confirma para dia 17 julgamento de denúncia contra Aécio Neves
A nota afirmou ainda que "inexiste crime ou ilegalidade na conduta do senador" (leia a nota completa ao final desta reportagem). Acompanhado por familiares, segundo o site G1, o parlamentar foi levado ao Hospital Santa Lúcia, em Brasília .

Mulher de 64 anos dá à luz uma menina em maternidade
Ela deu à luz na Maternidade Octaviano Neves, no bairro Santa Efigênia, na região centro-sul de Belo Horizonte. A família acusa Luiggi de ter esfaqueado a ex-mulher durante uma discussão, trancou a residência e fugiu.

Com pênalti nos acréscimos, Cristiano Ronaldo salva Real Madrid
A Juventus conseguiu ficar na frente durante todo o jogo e marcar os três gols necessários para levar a disputa para os pênaltis. No entanto, na interpretação do Real Madrid , Ramos não cometeu nenhuma regularidade por não ter entrado no campo de jogo.

'O Outro Lado do Paraíso': saiba detalhes do último capítulo
Ela terá sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e não poderá ir ao julgamento. "Eu sempre cuidei do Tomaz, desde bebê". Para manter a ordem na tribuna, Raquel dá uma chamada na vingativa: "Mantenha um bom comportamento neste tribunal".

Lula quer receber cartas de amigos enquanto estiver na prisão, dizem advogados
Três dos oito feridos são crianças, um é policial militar e os demais são manifestantes favoráveis ao ex-presidente. Comentaristas e analistas políticos observavam os efeitos da prisão de Lula nas eleições presidenciais de outubro.

PF e Lula negociam termos de rendição
O material diz ainda que a vigília em Curitiba será "permanente" e que estão "sendo agendadas visitas de líderes internacionais". O partido convocou a militância a enviar cartas para Lula , no endereço da PF.

PF faz buscas em operação que investiga doações suspeitas a políticos
O senador nega qualquer envolvimento com a operação que é parte da Ação Cautelar 4.380, autorizada pelo Ministro Edson Fachin . Mas como se trata de uma operação com autorização do Supremo, significa que os envolvidos têm foro privilegiado.

Trump cancela participação na Cúpula das Américas
O Peru vetou a presença do líder venezuelano na reunião por conta da quebra do regime democrático do país. Michael Anton, que também integrou o Conselho de Segurança Nacional do ex-presidente George W.

Other news