Inscrições para o Encceja estão abertas; entenda para que serve o exame

Encceja 2018: inscrições têm início nesta segunda (16)

"Com os resultados do Encceja ele pode continuar seu aprendizado e também melhorar sua posição no mundo do trabalho", afirma o chefe do Departamento de Educação Básica, Cassiano Roberto Nascimento Ogliari. Por exemplo, se você estiver no Ensino Fundamental e deseja terminar logo seus estudos, não é possível fazer o exame para acelerar este processo.

A inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é feita exclusivamente pela internet e não há taxa. "O exame permite o aumento da escolaridade, pois o aluno pode optar por voltar à escola, fazer cursos técnicos ou ingressar no ensino superior".

Nesse caso, o único pré-requisito é ser maior de idade. Quem visa à certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame.

O estudante que se inscreveu no Encceja 2018, mas que não poderá comparecer à prova por alguma razão, deverá justificar a sua ausência.

As provas acontecem em 5 de agosto, com divulgação do resultado prevista para o último trimestre de 2018. As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro. Já o Encceja Exterior será em 16 de setembro. Já aqueles que desejam conseguir o diploma deverão atingir um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro áreas abordadas e, ainda, nota mínima de cinco pontos na prova de redação.

No ato da inscrição, entre outras coisas, será necessário informar um e-mail válido, número do CPF e indicar a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal responsável pela certificação. Cada uma terá 30 perguntas de múltipla escolha, além de uma redação.

As provas aplicadas para o ensino fundamental trazem questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia e Ciências Naturais.

No ensino médio, o candidato deve comprovar que tem domínio dos seguintes campos: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

Related:

Comments

Latest news

Doria lidera disputa por SP, mas tem rejeição alta — Datafolha
A principal mudança na nova pesquisa é a exclusão do nome do deputado federal Celso Russomanno (PRB). Para 10% dos entrevistados, nenhum dos políticos receberiam voto e 3% votaria em qualquer um deles.

Sony Xperia XZ2 Premium chega ao mercado no Verão
A Sony ainda não confirmou o preço do Xperia XZ2 Premium , dizendo apenas que vai estar disponível para compra no início do verão.

O Ocidente quer apenas derrubar o governo sírio — Rússia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu para ter acesso livre à cidade de Duma , que foi atingida. O Conselho de Segurança da ONU é formado por Estados Unidos , Rússia , Reino Unido, França e China.

MTST e Frente Povo sem Medo ocupam triplex atribuído a Lula
Os manifestantes dizem que foram convidados para irem ali e que se a casa "é do Lula , o povo pode ficar". Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, e já começou a cumprir a pena em Curitiba (PR).

Rússia pode ter manipulado local de ataque químico na Síria
No domingo, Putin advertiu Estados Unidos , França e Reino Unido contra novos ataques na Síria , que gerariam "inevitavelmente caos" nas relações internacionais.

Rússia alerta para risco de guerra se Estados Unidos atacarem a Síria
O general Rudskoi confirmou que os bombardeamentos dos Estados Unidos e aliados não causaram "qualquer vítima" civil ou militar. Uma nota da Embaixada da Rússia nos Estados Unidos condenou o ataque à Síria neste sábado (14).

França e aliados retomarão esforços para impedir que Assad fique impune — Macron
De acordo com Macron, os bombardeios na Síria visam "arsenais de armas químicas do regime [de Bashar Assad]". Segundo o secretário-geral da NATO, a ofensiva teve o apoio dos 29 países que integram a Aliança.

São Paulo arranca empate com o Rosario Central na Argentina — Sul-Americana
Sem conquistar um título desde 2012, o São Paulo quer deixar para trás de uma vez por todas o início de temporada turbulento. A partida de volta está marcada para o dia 9 de maio, às 21h45, no Morumbi.

United perde e Manchester City é confirmado campeão na Inglaterra
O Manchester City está cada vez mais próximo de ser campeão inglês em 2017-18. - O importante é ter a chance de ganhar em casa. Um gol de Jay Rodriguez aos 28 minutos do segundo tempo calou o estádio Old Trafford , dando o troféu para o Etihad Stadium .

Com retrospecto positivo, Corinthians estreia no Brasileirão contra Fluminense — Recordar é viver
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. Tanto Ralf quanto Renê Júnior erraram bastante esses lances, dando a Sornoza e Pedro boas chances de concluir.

Renato celebra vitória 'com V maiúsculo' e elogia estreante André no Grêmio
Depois, aos 19, foi a vez de Marcelo Grohe defender uma testada do zagueiro Dedé, após cobrança de falta de Robinho . Em sua coletiva, o comandante afirmou que o adversário foi superior ao Cruzeiro , mesmo no Mineirão.

Operação da PF investiga fraudes em previdências municipais
Os nomes dos suspeitos não foram revelados, mas os mandados de prisão foram cumpridos nos bairros do Bom Jardim e Jardim Samambaia.

Procuradora-geral da República denuncia Bolsonaro por racismo
As imagens indicam que opção de deletar os textos automaticamente, depois de cinco segundos, foi ativada pelo interlocutor dela. A denúncia confirma que o número está vinculado a Eduardo Bolsonaro desde 12 de dezembro de 2013, segundo a operadora Claro.

"Deixei claro a Roberto Teixeira que Palocci tinha de autorizar" — Marcelo Odebrecht
Defesa apresenta uma petição com questões escritas, dirigidas ao senhor Marcelo Odebrecht , pedindo que sejam respondidas. O caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está bem longe de terminar. "Isso é cerceamento de defesa ".

Síria. EUA "prontos a disparar"
A reunião do Conselho de Segurança foi convocada, a pedido da Rússia, após o ataque com mísseis contra instalações sírias que, segundo o Pentágono, participavam do programa de armas químicas do regime de Assad.

Other news