Israel anula acordo com a ONU sobre permanência de migrantes africanos

Netanyahu cancela acordo com ONU para realocação de imigrantes 

Em fevereiro, eles começaram a receber um comunicado oficial dando o prazo de dois meses para que deixassem o país -o governo se ofereceu para pagar a passagem de volta para o país de origem ou para uma outra nação africana, que a imprensa local disse ser Ruanda.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta terça-feira (3) o cancelamento de um acordo com a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) para realocar milhares de imigrantes africanos, depois de anunciar a suspensão do acordo. O acordo tinha o propósito de substituir um polêmico programa de expulsões que foi anulado após uma decisão da Suprema Corte israelense.

O fim definitivo do acordo com a ONU, mesmo antes de ser implementado, foi feito por Netanhyahu depois de um encontro com homens de negócios e outras personalidades no sul de Telavive.

O primeiro-ministro disse ter considerado as queixas feitas pelos habitantes de Tel Aviv, localidade onde vive a maioria dos imigrantes.

O anúncio do acordo provocou também reacções fortes junto da direita israelita.

Com este acordo, aprovado pela Procuradoria-Geral de Israel, a ONU aprovou pela primeira vez a transferência de refugiados de um país para outros.

"Israel é um Estado judeu e democrático que deve se esforçar para conservar sua identidade", defendeu a ministra da Cultura, Miri Regev, apoadora indefectível de Netanyahu.

O ministro da Educação, Naftali Bennett, dirigente do partido nacionalista religioso O Lar Judaico, declarou nesta terça à rádio pública que Israel não tem "qualquer obrigação moral de receber clandestinos em busca de trabalho".

"Continuamos dispostos a [aplicar o acordo], porque tem benefícios para todo o mundo", afirmou a porta-voz do Acnur, Carlotta Salma, antes de saber da anulação.

Segundo as autoridades israelitas, vivem atualmente em Israel 42 mil migrantes africanos. Aqueles migrantes chegaram na sua maioria a Israel depois de 2007, infiltrando-se no país através do Sinai egípcio, e instalaram-se sobretudo nos bairros pobres de Telavive.

Related:

Comments

Latest news

Vídeo mostra a Tiangong-1 se desintegrando na atmosfera
A agência espacial da China não revela os motivos do lançamento do aparelho e não se conhecem as suas funções e especificidades. Calcula-se que, quatro dias antes de chegada à superfície, seja possível limitar uma zona para a queda do Tiangong-1.

Polícia confirma tiroteio na sede do YouTube; atiradora morreu no local
Outra pessoa envolvida no tiroteio , a designer do YouTube Lilian Chen, disse que teve que sair do local com as mãos para cima. Vadim Lavrusik disse, no Twitter , que esteve barricado dentro de uma sala com alguns colegas mas já está a salvo.

Toyota anuncia redução do preço do Corolla 2019
A falha provocou o maior recall da história da indústria e está associado a 22 mortes fora do país. O conserto é gratuito nas concessionárias da marca e os proprietários devem agendar um horário.

IRS: mais de 450 mil contribuintes já entregaram declaração
Nem o Porto, nem Gaia, Gondomar ou Matosinhos vão abrir mão de receita do IRS a favor dos moradores. Este prazo pode vir a ser revisto no futuro, segundo admitiu o secretário de Estado.

Tobias Menzies será o novo Prince Philip — The Crown
As filmagens da terceira temporada de The Crown começam em julho, mas não há data oficial para o retorno. Atualmente, Tobias Menzies está no elenco de The Terror , série produzida por Ridley Scott.

Michel Temer troca ministros de Transportes e Saúde
O presidente é um dos investigados do chamado "inquérito dos Portos", relatado no Supremo pelo ministro Luís Roberto Barroso. Ao iniciar sua fala, Temer saudou "o presidente do Supremo" dirigindo-se a Eunício Oliveira, presidente do Senado.

Donald Trump teme que possam roubar seu país
A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Quem pode convocar a medida é o líder do Senado, o republicano Mitch McConnell .

Advogados de Lula levam ao STF parecer contra prisão após 2ª instância
Depois, acrescenta: "Gerações de brasileiros ajudaram a construir uma sociedade, que se pretende livre, justa e solidária". Lula foi condenado na ação penal - âmbito da Operação Lava Jato - que investiga o apartamento tríplex no Guarujá (SP).

STF recebe abaixo-assinados a favor e contra prisão após 2ª instância
Em sua rede social, Dallagnol postou: "4ª feira é o dia D da luta contra a corrupção na #LavaJato. O local da publicação está marcado como "Supremo Tribunal Federal - STF ".

Terremoto com epicentro na Bolívia causa tremor em diversas cidades do Brasil
Santa Catarina: moradores de três prédios de Itajaí procuraram Defesa Civil e bombeiros relatando leve tremor de terra . Moradores da Asa Sul, no Plano Piloto da capital federal, sentiram o tremor em seus apartamentos.

PRF não registra mortes nas BRS de Alagoas — Operação Semana Santa
Durante a Operação, a PRF também efetuou a prisão de quatro pessoas por embriaguez ao volante, e uma por receptação de veículo. No mesmo dia, por volta de 18h, no Km 453 da BR-174, em Comodoro, uma pessoa morreu após um veículo carga tombar.

Regime de Assad espera reconquistar Ghouta Oriental em breve
Na última região rebelde, as negociações com a Rússia para uma evacuação não avançaram, e Damasco prometeu continuar com os combates.

Papa Francisco diz que o 'inferno não existe', afirma jornal italiano
O Vaticano também afirmou, em comunicado, que o papa recebeu Scalfari para um encontro privado, sem conceder entrevista. A cerimônia seguiu com o Papa Francisco lavando os pés de 12 detentos, os homens são de países e religiões diferentes.

Amigos, familiares e público se juntam em funeral do físico Stephen Hawking
Ele estava confinado a uma cadeira de rodas, quase completamente paralisado e incapaz de falar, exceto através de seu sintetizador de voz.

No chão! Simaria "tomba" no palco do "The Voice Kids"
Para se retratar, a emissora decidiu trazer a menina de volta para a disputa da final, mas Talita continua. Neto Junqueira , do time de Claudia Leitte , e Talita Cipriano , do time de Brown , também estão na final.

Other news