Juiz Sergio Moro decreta prisão de Lula da Silva

Lula da Silva deverá avançar com candidatura apesar de detido

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou na tarde desta quinta-feira (5) a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No documento, o juiz informou que foi preparada uma sala reservada para o início do cumprimento da pena do ex-presidente, "em razão da dignidade do cargo ocupado".

Lula está em São Bernardo do Campo. Às 17h53 foi proferida a decisão de Moro, que determinou que o ex-presidente se apresente à Polícia Federal até as 17h de sexta-feira. O juiz vetou o uso de algemas "em qualquer hipótese". Destaca ainda que Lula lidera as pesquisas eleitorais.

A defesa do ex-presidente tentou evitar a prisão com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo para que a pena fosse cumprida somente após o trânsito em julgado.

Com o envio de ofício de autorização para a detenção de Lula, o TRF-4 não esperou o prazo para a defesa de Lula apresentar novos "embargos de declaração", que terminaria em 10 de abril. "Estamos numa República, com Estado de direito, os poderes têm suas atribuições", disse o advogado à Band News.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reuniu-se pela manhã com Lula e assegurou que, após a decisão do STF, ele estava "bem, sereno e tem a consciência tranquila dos inocentes".

Esta, segundo ela, "será uma prisão política e uma prisão que vai expor o Brasil ao mundo" e que, se concretizada, mostrará o Brasil como uma "republiqueta de bananas".

O ex-presidente, que esteve aqui no local durante o dia todo, deixou o local agora, às 18h30, ao lado do advogado, em seu carro, sem falar com a imprensa.

- Candidato atrás das grades?

Paradoxalmente, a legislação brasileira permite a Lula fazer campanha mesmo depois de preso, já que sua candidatura só deverá ser invalidada em agosto pela Justiça eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa, que impede pessoas condenadas em segunda instância de disputar eleições, como é seu caso desde janeiro. Não está claro para onde vão os votos de Lula.

Na presente ação penal proposta pelo MPF, foi prolatada sentença condenatória contra Luiz Inácio Lula da Silva, Agenor Franklin Magalhães Medeiros e José Adelmário Pinheiro Filho, por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro (evento 948).

Related:

Comments

Latest news

Chris Pratt chega em São Paulo e se diverte no trânsito
O ator chega para divulgar o filme Vingadores - Guerra Infinita em um evento exclusivo para fãs e convidados em São Paulo. No último dos vídeos postados, ele aparece ouvindo e dançando What Lovers Do, da banda Maroon 5.

Lula não se entregará a Moro?
A colocação das ADCs na pauta do STF foi motivo de conflito entre os ministros durante o julgamento do habeas corpus de Lula . Em troca, segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a construtora foi beneficiada em contratos da Petrobras.

Atlético Madrid-Sporting, 2-0 — Resultado Final
Griezmann aproveitou nova trapalhada da zaga do Sporting, dessa vez com Mathieu, e arrancou em velocidade. Logo aos 23 segundos, um erro de Coates permitiu a Diego Costa isolar Koke, que bateu Rui Patrício.

Samsung Galaxy S9 mini aparece e deve chegar com preço mais barato
No entanto, os aparelhos tendem a ficar mais vulneráveis a ataques e falhas de segurança com o passar dos meses. Com isso, é possível que os usuários fiquem vulneráveis a novas brechas com o passar do tempo.

Justiça alemã decide liberar ex-presidente catalão sob fiança
O conceito de "rebelião" não existe no Direito alemão, mas é próximo do de "alta traição" inscrito no Código Penal germânico. O líder separatista é procurado pelas autoridades espanholas pelos crimes de rebelião e corrupção.

Laboratório não acha provas de que gás neurotóxico procede da Rússia
As declarações surgem depois das últimas análises realizadas pelo laboratório militar britânico se terem revelado inconclusivas. A Opaq deve apresentar na próxima semana resultados de seu inquérito independente sobre o caso.

Stranger Things está sendo acusada de plágio
Stranger Things é a série original de terror da Netflix que se passa nos anos 80, com fortes influências de obras da época, e tem se tornado uma mania entre o público.

Para o Grêmio agora, foco é total na Libertadores
Enquanto o Tricolor Gaúcho é vice líder da chave com um ponto, o time venezuelano é o último colocado, com a pontuação zerada. O segundo viria aos 15, quando Maicon bateu forte, de fora da área, Baroja soltou e Everton aproveitou o rebote.

Raquel Dodge: "Uma Justiça que tarda é uma Justiça que falha"
Porém, somente no Brasil o Judiciário vem tendo em mente que só é possível realizar uma sentença após quatro instâncias judiciais ratificar uma condenação.

Ronaldo's incredible goal against Juventus, Bayern 2-1 victory over Sevilla
Buffon, the victim, was typically generous in his praise. "I remember the Porto one [for Manchester United in 2009]". He also wants to win that Ballon d'Or. "It's something that the president at the time did".

Bolsonaro mostra apoio à opinião do general Villas Boas
Sem citar nomes, Chagas disse que ministro que muda voto é "comparsa" e Corte que "vota para beneficiar bandido é quadrilha". A votação, apertada, pode livrar, ao menos neste momento, o petista da prisão .

Facebook exclui páginas de apoio a Bolsonaro e causa revolta
Pelo mesmo preço também estavam sendo comercializados balões de ar com a caricatura de Jair Bolsonaro estampada. As informações foram divulgadas pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Carpegiané é demitido pelo Flamengo
O restante se apresentou 13 de janeiro por causa da Sul-Americana. Tudo ficava nele, é um profissional excepcional", comentou. A proposta rubro-negra terá de superar essa margem.

Vingadores - Guerra Infinita: Irmãos Russo pedem que fãs não soltem spoilers
Nós não iremos exibir o filme na íntegra até a première em Los Angeles, que acontecerá poucos dias antes do lançamento global. Vamos visitar fãs ao redor do mundo e exibir apenas algumas cenas para evitar spoilers para os que irão assistir futuramente.

Vídeo: Meirelles se filia ao MDB
Meirelles ainda revelou que ainda é cedo para decidir quem é mais competitivo, ele ou Temer, mas que estão conduzindo pesquisas. As imagens e o jingle que estampavam o evento de filiação na sede do partido, porém, traziam sempre Temer em primeiro plano.

Other news