Michel Temer troca ministros de Transportes e Saúde

Estadão

Cinco dias após 2 de seus amigos serem presos pela Polícia Federal, o presidente Michel Temer empossou 2 novos ministros e o presidente da Caixa.

"Os problemas diante de nós exigem união e diálogo". A cerimônia será realizada no Palácio do Planalto, às 10h30.

Nos bastidores, Temer e ministros já vinham considerando a ação autoritária.

Temer destacou valores constitucionais, como a "imprensa livre", a "separação de poderes", as "liberdades individuais" e o "devido processo legal" para tratar da força das instituições públicas. "A mensagem que se deu a todos nós que somos servos da Constituição foi conduza-se pelos termos dessa Constituição".

O presidente é um dos investigados do chamado "inquérito dos Portos", relatado no Supremo pelo ministro Luís Roberto Barroso.

O Palácio do Planalto informou neste sábado (31/3) que o presidente Michel Temer dará posse nesta segunda-feira (2/3), aos novos ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira e da Saúde, Gilberto Occhi.

Como parte da reforma ministerial, o presidente Michel Temer definiu que Gilberto Occhi, atual presidente da Caixa Econômica Federal, vai assumir o comando do Ministério da Saúde. Os ministros que decidem disputar eleições precisam deixar os cargos seis meses antes do pleito. Ao iniciar sua fala, Temer saudou "o presidente do Supremo" dirigindo-se a Eunício Oliveira, presidente do Senado. Atualmente, Casimiro é diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ricardo Barros (PP) e Maurício Quintella (PR) deixaram os ministérios da Saúde e dos Transportes, respectivamente, e voltaram à Câmara. Inicialmente, a posse aconteceria somente na quinta-feira, segundo lideranças do PR, partido que o indicou.

Casimiro foi indicado depois de as três primeiras opções da sigla enfrentaram resistência do governo porque figuraram recentemente no noticiário por causa de denúncias: o ex-deputado federal Bernardo Santana (MG), o senador Wellington Fagundes (MT) e a ex-vice-presidente da Caixa Deusdina dos Reis Pereira.

O secretário-executivo da Fazenda, Eduardo Guardia, deve assumir a pasta com a saída do ministro Henrique Meirelles, que pretende ser candidato nas eleições. Neste ano, o prazo termina no próximo sábado, dia 7.

Apadrinhado pelo PP, ele deixou a Caixa em março de 2014 para ocupar o Ministério das Cidades na gestão Dilma Rousseff (PT), que à época tinha o PP como aliado. Com sua nomeação, também toma posse o novo chefe do banco, Nelson Antônio de Souza.

Related:

Comments

Latest news

Advogados de Lula levam ao STF parecer contra prisão após 2ª instância
Depois, acrescenta: "Gerações de brasileiros ajudaram a construir uma sociedade, que se pretende livre, justa e solidária". Lula foi condenado na ação penal - âmbito da Operação Lava Jato - que investiga o apartamento tríplex no Guarujá (SP).

STF recebe abaixo-assinados a favor e contra prisão após 2ª instância
Em sua rede social, Dallagnol postou: "4ª feira é o dia D da luta contra a corrupção na #LavaJato. O local da publicação está marcado como "Supremo Tribunal Federal - STF ".

Terremoto com epicentro na Bolívia causa tremor em diversas cidades do Brasil
Santa Catarina: moradores de três prédios de Itajaí procuraram Defesa Civil e bombeiros relatando leve tremor de terra . Moradores da Asa Sul, no Plano Piloto da capital federal, sentiram o tremor em seus apartamentos.

Regime de Assad espera reconquistar Ghouta Oriental em breve
Na última região rebelde, as negociações com a Rússia para uma evacuação não avançaram, e Damasco prometeu continuar com os combates.

China vai taxar 128 produtos americanos
Uma boa parte para, justifica, punir Pequim por suposto roubo de tecnologia americana. A medida começará a valer na segunda-feira.

Em mensagem pela Páscoa, Papa condena "extermínio" na Síria
Por isso, o Vaticano garante que o que foi ao ar na entrevista é uma "reconstrução" do repórter sobre as falas do pontífice. Papa Francisco , 81, também falou para os detentos fazerem suas próprias "cirurgias de catarata para a alma".

Vitória nos pênaltis, leva o Corinthians para final
O comandante também fez ajustes de posicionamento tanto em situações de ataque quanto de defesa. A grande final deverá ocorrer no domingo, dia 08 de abril, às 16h, na Alianz Arena.

Amigos, familiares e público se juntam em funeral do físico Stephen Hawking
Ele estava confinado a uma cadeira de rodas, quase completamente paralisado e incapaz de falar, exceto através de seu sintetizador de voz.

Prisões serão revistas após conclusão de depoimentos, afirma Barroso
O mandado, ao qual a reportagem teve acesso, foi assinado na terça-feira (27) e é o 15º entre os ordenados pelo ministro. Também nunca mais participou de campanhas eleitorais ou teve relacionamentos políticos.

No chão! Simaria "tomba" no palco do "The Voice Kids"
Para se retratar, a emissora decidiu trazer a menina de volta para a disputa da final, mas Talita continua. Neto Junqueira , do time de Claudia Leitte , e Talita Cipriano , do time de Brown , também estão na final.

Rússia passa "guia de marcha" a quatro diplomatas franceses
A medida é a mesma que os EUA adotaram recentemente, excluindo 60 representantes russos e fechando uma embaixada russa em seu território.

Ao lado de Russomanno, Flávio Rocha se filia ao PRB
A decisão foi tomada nesta terça-feira, 27, após reunião entre ele, dirigentes e deputados federais da legenda em Brasília. Nunes substitui Flavio Gurgel Rocha, que será candidato à Presidência da República pelo PRB.

Polícia prende homem acusado de estuprar idosa de 65 anos em THE
Um jovem de 25 anos foi preso suspeito de estuprar uma idosa de 68 em Ortigueira, na região dos Campos Gerais. Ele será apresentado nesta quinta-feira (29) em audiência de custódia.

Prefeito de Caxias exonera funcionários envolvidos na distribuição de cenouras para alunos
Em 15 meses de trabalho já foram pagas 17 folhas salariais, o que demonstra o compromisso do governo com seus servidores. O prefeito pediu desculpas aos pais e aos alunos e disse que não vai pagar essa conta. "Minha prima virou coelha agora".

Técnico do Palmeiras faz mistério sobre escalação para primeira final
Quem criticou Alexandre Mattos pelo investimento, e Roger Machado por ter bancado o atleta no time titular, agora paga a língua. A Adidas apresenta a sua última coleção do Palmeiras - empresa alemã deixará o clube paulista no final do ano.

Other news