Ryanair aponta "ligeiras perturbações", sindicato fala em 11 voos cancelados — Greve

Sindicatos negoceiam greve europeia de tripulantes da Ryanair

Para o secretário-geral da EurECCA, que se encontra em Lisboa, na sede do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), esse tipo de medida é "contraproducente", uma vez que os tripulantes têm o direito de organizar-se para lutar pelos seus direitos fundamentais.

A transportadora aérea Ryanair afirmou esta quarta-feira haver "ligeiras perturbações em Portugal" porque uma "grande maioria dos tripulantes de cabine estão a trabalhar dentro da normalidade esta manhã", no último de três dias de greve. "Não temos ainda qualquer 'report' (relatório) de resultado, mas a seu tempo saber-se-á", acrescentou à agência Lusa.

A deputada do PCP, Rita Rato, considerou hoje que não basta a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) na greve da Ryanair e que o Governo "deve ir mais além".

No balanço desta paralisação dos tripulantes de cabine de bases nacionais, Luciana Passo referiu que das 17 saídas previstas para esta quarta-feira houve 11 cancelamentos e "pelo menos dois voos saíram, numa contabilidade mais difícil de ser feita, mas sabe-se que saíram sem passageiros para irem, justamente, buscar tripulantes a outras bases".

A paralisação foi marcada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, que tem denunciado a substituição ilegal de grevistas por trabalhadores de bases estrangeiras, o que levou a Autoridade para as Condições de Trabalho a anunciar uma inspeção. Na mesma nota, a Ryanair reafirmou esperar "operar o horário completo, se necessário, com recurso a aeronaves e tripulação de cabine de outras bases fora de Portugal".

O partido vai apresentar hoje um requerimento para uma audição do ministro do Trabalho Vieira da Silva, ACT e dos sindicatos para analisar a situação dos trabalhadores da companhia irlandesa de baixo custo.

Com a greve os trabalhadores querem exigir que a transportadora irlandesa aplique a legislação nacional, nomeadamente em termos de gozo da licença de parentalidade, garantia de ordenado mínimo e que retire processos disciplinares por motivo de baixas médicas ou vendas a bordo dos aviões abaixo das metas definidas pela empresa.

Segundo o sindicato, não é só em Portugal que a Ryanair comete "incumprimentos e ilegalidades" e as "pressões e ameaças" feitas este domingo a tripulantes que se recusaram a voar para Portugal para substituir colegas em greve "antecipou algo que já há muito se falava entre os sindicatos europeus, ou seja, uma greve a nível europeu contra as condições de trabalho existentes na Ryanair".

Na terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, advertiu a Ryanair para cumprir a legislação laboral portuguesa, considerando que esta não pode substituir trabalhadores em greve por outros funcionários.

Related:

Comments

Latest news

Channing Tatum e Jenna Dewan anunciam separação
O ator norte-americano Channing Tatum vai separar-se de Jenna Dewan com quem tinha uma relação desde 2006. Estamos a viver um momento incrível, mas também um momento em que a verdade pode ser distorcida.

Carpegiané é demitido pelo Flamengo
O restante se apresentou 13 de janeiro por causa da Sul-Americana. Tudo ficava nele, é um profissional excepcional", comentou. A proposta rubro-negra terá de superar essa margem.

Israel anula acordo com a ONU sobre permanência de migrantes africanos
Segundo as autoridades israelitas, vivem atualmente em Israel 42 mil migrantes africanos. O anúncio do acordo provocou também reacções fortes junto da direita israelita.

Vídeo mostra a Tiangong-1 se desintegrando na atmosfera
A agência espacial da China não revela os motivos do lançamento do aparelho e não se conhecem as suas funções e especificidades. Calcula-se que, quatro dias antes de chegada à superfície, seja possível limitar uma zona para a queda do Tiangong-1.

Promotoria alemã pede extradição de Puigdemont para Espanha
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor. A decisão da justiça deve ser anunciada nos próximos dias.

IRS: mais de 450 mil contribuintes já entregaram declaração
Nem o Porto, nem Gaia, Gondomar ou Matosinhos vão abrir mão de receita do IRS a favor dos moradores. Este prazo pode vir a ser revisto no futuro, segundo admitiu o secretário de Estado.

Morre Winnie Madikizela-Mandela, aos 81 anos
Winnie Madikizela-Mandela nasceu a 26 de setembro de 1936 em Bizana, na província do Cabo Oriental. Juntos, ascenderam como o primeiro casal negro a chegar à Presidência do país.

Tobias Menzies será o novo Prince Philip — The Crown
As filmagens da terceira temporada de The Crown começam em julho, mas não há data oficial para o retorno. Atualmente, Tobias Menzies está no elenco de The Terror , série produzida por Ridley Scott.

Michel Temer troca ministros de Transportes e Saúde
O presidente é um dos investigados do chamado "inquérito dos Portos", relatado no Supremo pelo ministro Luís Roberto Barroso. Ao iniciar sua fala, Temer saudou "o presidente do Supremo" dirigindo-se a Eunício Oliveira, presidente do Senado.

Donald Trump teme que possam roubar seu país
A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Quem pode convocar a medida é o líder do Senado, o republicano Mitch McConnell .

STF recebe abaixo-assinados a favor e contra prisão após 2ª instância
Em sua rede social, Dallagnol postou: "4ª feira é o dia D da luta contra a corrupção na #LavaJato. O local da publicação está marcado como "Supremo Tribunal Federal - STF ".

Palmeiras a um empate do título do Paulista
Já Clayson , personagem da confusão, acusou o árbitro de fazer ameaças: "Senti a mão no rosto, quando vi era ele (Felipe Melo)". Já foram três gols , duas assistências e 10 finalizações certas na temporada de 2018.

EUA passam a exigir perfis de candidatos a visto nas redes sociais
A novidade afetaria mais de 15 milhões de estrangeiros que buscam o visto americano todos os anos. Ainda não há previsão de quando as novas exigências entrarão em vigor.

Regime de Assad espera reconquistar Ghouta Oriental em breve
Na última região rebelde, as negociações com a Rússia para uma evacuação não avançaram, e Damasco prometeu continuar com os combates.

Vitória nos pênaltis, leva o Corinthians para final
O comandante também fez ajustes de posicionamento tanto em situações de ataque quanto de defesa. A grande final deverá ocorrer no domingo, dia 08 de abril, às 16h, na Alianz Arena.

Other news