Trump diz que tomará decisões sobre a Síria em até 48 horas

Embaixador sírio fala na ONU

O Governo sírio e os seus apoiantes, nomeadamente a Rússia e o Irão, rejeitaram a responsabilidade das forças governamentais, ao passo que o Presidente norte-americano condenou o "ataque químico sem sentido" e chamou "animal" ao Presidente sírio, Bashar al-Assad. O embaixador sírio disse na ONU que as imagens que chocaram o mundo foram fabricadas como em um filme de Hollywood. O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, também afirmou que "não descarta" ações militares contra a Síria. Ele participou da reunião de emergência por videoconferência.

Nikki Haley reiterou que os Estados Unidos vão responder ao ataque independentemente da decisão que o Conselho de Segurança tomar.

Washington de ter bloqueado investigações anteriores sobre o uso de armas químicas na guerra civil síria.

Nebenzia acusou as potências ocidentais de perseguir uma "política de confrontação" com o emprego de "calúnias, insultos, retórica agressiva, chantagens, sanções e ameaças do uso da força".

A reunião foi solicitada pelos Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Polônia, Holanda, Suécia, o Kwait, Peru e a Costa do Marfim.

"Se é a Rússia, se é a Síria, se é o Irã, se são todos eles juntos, vamos descobrir", afirmou.

"Estes ataques (de 7 de abril) ocorreram, então, ou com o apoio tácito e explícito da Rússia, ou apesar de sua presença militar. Não sei qual das duas variações é mais alarmante para nossa segurança militar", acrescentou. Moscou insiste sobre a "necessidade de elucidar de maneira muito minuciosa" o que aconteceu em Duma. "Forças russas, iranianas e do movimento libanês Hisbolá", aliados do regime de Bashar al-Assad, estão estacionadas nesta base, de acordo com o observatório.

Segundo agências de notícias, dezenas de pessoas morreram sufocadas após o suspeito ataque químico e cerca de 500 civis, incluindo crianças, buscaram socorro em hospitais, a maioria com dificuldades para respirar e queimação nos olhos.

O Governo português considera que, "a confirmar-se, o uso de armas químicas neste ataque significaria mais uma gravíssima e inaceitável violação do direito internacional pelo regime de Damasco, cujos responsáveis não podem ficar impunes".

Os EUA e outros países estão insistindo na necessidade de estabelecer uma investigação deste tipo desde novembro do ano passado, quando a Rússia vetou a continuidade do mecanismo conjunto da ONU e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) que tinha essa mesma incumbência.

Related:

Comments

Latest news

Apoiador de Bolsonaro fura cerco da PM para provocar deputada Manoela D´ÁVila
Manuela, após o incidente, fez um grave alerta: Lula corre o risco de morte na carceragem da Polícia Federal. A mobilização pró-Lula foi obrigada a recuar uma quadra, onde agora está montado o acampamento Lula Livre .

Uma nova cor do iPhone 8 poderá chegar hoje
Os novos iPhones 8 em vermelho já estarão disponíveis para venda a partir de amanhã (10/4) em todo o mundo, inclusive no Brasil. Segundo a empresa, uma parte não especificada da receita com as vendas dos iPhones 8 e iPhones 8 Plus irá para a caridade.

Moreira Franco vai assumir o Ministério de Minas e Energia, confirma Temer
No Ministério de Minas e Energia, ficará responsável por levar adiante a privatização da Eletrobras , hoje emperrada no Congresso. A indicação de Moreira Franco também garante a ele, por mais algum tempo, o foro privilegiado.

Polícia alemã frustra ataque com faca que aconteceria em Berlim
Um dos suspeitos, segundo o tabloide "Bild", já estava na mira das forças de segurança havia tempos. Segundo ele, as investigações estavam centradas em pessoas com associação a militantes islâmicos.

Quatro presos em megaoperação contra milícia eram das Forças Armadas
Na operação deste sábado, também foram recuperados 15 carros roubados e também foram apreendidas granadas e roupas militares. A ação é apontada pela Polícia Civil como "o maior golpe contra a milícia que atua na Zona Oeste do Rio de Janeiro ".

Amigos de Temer, Yunes e coronel Lima viram réus
A denúncia aponta que existem elementos concretos de que Yunes e o coronel Lima atuaram em prol de uma organização criminosa do PMDB.

Vacinação contra a gripe começa dia 23
A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe . Segundo Humberta, no período da campanha, a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde.

Flamengo vai enfrentar América-MG , em despedida de Julio Cesar
Na ocasião, o Rubro-Negro comandado por Paulo César Carpegiani superou o adversário por 3 a 0. O time volta a campo em jogo oficial no dia 14, contra o Vitória, na estreia do Brasileiro.

Han Solo marcará presença no Festival de Cannes
A situação ainda não é confirmada, e uma decisão final não será divulgada até o festival anunciar as atrações no dia 12 de abril. Esta não será primeira vez que a saga galática idealizada por George Lucas chegará ao festival francês.

Lula da Silva já está em Curitiba para cumprir pena de prisão
O petista ficará distante de onde estão os outros presos na PF em Curitiba , como o ex-ministro Antonio Palocci. Os pratos são compostos de arroz, feijão, carne assada, macarrão e chuchu, segundo o motorista Claudio Almeida.

"Não houve nenhuma nota de suspensão", diz Jorge Jesus
O importante é a liberdade que o presidente me deu para convocar os jogadores que quisesse. Não houve nota de suspensão e serão convocados os disponíveis.

Lula se entrega a Polícia Federal
Lula deveria apresentar-se sexta-feira (06), até às 17.00H, na Superintendência da PF, em Curitiba, capital estadual do Paraná. Ainda não há qualquer confirmação sobre o horário em que Lula deve sair do prédio, onde está desde quinta-feira, 5.

Liverpool impõe ritmo alucinante e massacra City
Temos 90 minutos no nosso estádio pela frente e teremos de apelar à emoção de que está tudo perdido e ninguém acredita em nós. Amanhã vamos nos convecer que sim! Eu acredito bastante em minha equipe. "Eles me mostraram muitas coisas boas na temporada".

Lula diz que vai se entregar à PF e provar sua inocência
Mas é provável que ele siga para o aeroporto de Congonhas, onde já há um avião da FAB esperando para transportá-lo a Curitiba . De carro, Lula foi levado por agentes até a Superintendência da PF em São Paulo , onde realizou exame de corpo de delito.

Moro determina prisão de Lula
Esse é o último recurso que pode ser apresentado ao TRF-4, o Tribunal Federal sediado em Porto Alegre e onde tramita o processo. No pedido de Habeas Corpus , a defesa de Lula diz que a decisão da 8ª Turma do TRF-4 foi motivada pela " gana de encarcerar ".

Other news