Trump: "o ataque contra a Síria pode ou não estar para breve"

Trump faz reunião para decidir medidas após o ataque químico na Síria

Mais cedo, o presidente americano, Donald Trump, advertiu a Rússia contra o apoio dado ao regime de Bashar al-Assad e afirmou que os mísseis americanos chegarão à Síria em resposta a um suposto ataque químico.

Com estas palavras o presidente norte-americano, Donald Trump, reafirmou pelo Twitter suas ameaças de atacar a Síria, sob o pretexto de que o governo sírio teria feito uso de armas químicas, no último dia 7, sábado, na cidade de Douma, considerado o último reduto da oposição apoiada pelos EUA, nas proximidades da capital, Damasco.

A ação militar seria uma retaliação pelo suposto ataque químico ocorrido em Guta Oriental e que matou 42 pessoas.

"A Rússia promete abater todos os mísseis que sejam disparados contra a Síria". Prepare-se, Rússia, porque eles estão chegando, agradáveis, novos e "inteligentes"!

"Vocês não deviam ser parceiros de um animal que mata as pessoas com gás e gosta de fazer isso", continua o presidente na mensagem.

"A situação na Síria é horrível, o uso de armas químicas é algo que o mundo tem que impedir", disse David Davis, ministro encarregado da desfiliação britânica da União Europeia, na manhã desta quinta-feira.

- Não há razão para isso. Denúncias anteriores de uso de armas químicas por Damasco acabaram sendo deixadas de lado por pressão russa, que tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU.

Entretanto, um porta-voz do ministério russo dos Negócios Estrangeiros disse que o lançamento de mísseis contra a Síria poderá ser uma forma de os Estados Unido destruírem provas relativamente ao alegado ataque químicos.

Além disso, o mandatário norte-americano chamou o episódio de "odioso" e disse que "não exclui nenhuma opção". "Vamos parar com a corrida ao armamento?", escreveu Trump. No entanto, há suspeitas de que houve um novo ataque, embora nem o ataque em si nem sua autoria tenham sido confirmados.

Numa declaração citada pela agência Reuters, a agência das Nações Unidas refere que os pacientes assistidos nos serviços de saúde mostravam "sinais de irritação severa das mucosas, falência respiratória e perturbação do sistema nervoso central", após o ataque de sábado. Ponderação e bom senso precisam-se nesta altura, em que os grandes da política e diplomacia mundial parecem engajados em transformar o solo sírio no bíblico Monte Megido, onde na antiguidade se reuniam os exércitos, para, hoje, ensaiarem a batalha do Armagedom.

Em relação à Síria, as duas capitais continuam em diálogo (a linha criada para "refrear situações de conflito" funciona) e os responsáveis russos em contacto com o Pentágono esperam receber as coordenadas de qualquer ataque antes de este ser lançado.

Esta segunda-feira também marca o primeiro dia de trabalho do novo conselheiro de segurança nacional de Trump, John Bolton, que anteriormente defendeu uma ação militar contra a Síria.

Related:

Comments

Latest news

China promete abrir ainda mais sua economia
A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Trump decidiu no início de março impor tarifas sobre as importações de aço e alumínio chineses.

Lula tenta deixar Sindicato dos Metalúrgicos, mas é impedido por manifestantes
A presidente do partido, Gleisi Hoffman, subiu a um carro de som para falar com os apoiantes do presidente. Caravanas já começam a ser organizadas e devem seguir rumo a capital do Paraná.

PF e Lula negociam termos de rendição
O material diz ainda que a vigília em Curitiba será "permanente" e que estão "sendo agendadas visitas de líderes internacionais". O partido convocou a militância a enviar cartas para Lula , no endereço da PF.

Governadores do Nordeste vão visitar Lula em Curitiba
Os referidos " invasores " são manifestantes que montaram um acampamento em frente ao local onde o ex-presidente está preso . O bloqueio foi feito após ação policial quando o helicóptero com o ex-presidente pousava no edifício, no sábado.

Lucas Paquetá elogia trabalho de Barbieri e foca na Libertadores
O clube só deve mudar de ideia caso se surgir um novo inquestionável em outra oportunidade de mercado. Eduardo Bandeira de Melo - presidente e Carlos Noval - diretor de futebol.

Zuckerberg inicia hoje audições no Congresso norte-americano — Facebook
Já para quem teve seus dados afetados, a empresa mandará uma notificação como a que aparece na direita da imagem. As informações coletadas foram fundamentais para a vitória do presidente republicano.

Real Madrid coach Zidane satisfied with Atletico Madrid draw
I have to take decisions but if he doesn't play two games it doesn't mean anything. On Wednesday, we are going to be put to the sword and we need to get through it.

Presidente Temer dá posse a oito ministros
Dos 11 ministros que serão empossados, três atuais interinos serão confirmados como titulares. Alberto Beltrame é o novo ministro do Desenvolvimento Social .

Ex-técnico de Milan, Real e Juventus, Capello anuncia a aposentadoria
A seleção italiana está sem treinador desde sua eliminação na Copa do Mundo, após empate com a Suécia, em novembro, na repescagem. O ex-técnico também comandou as seleções da Inglaterra e da Rússia.

Cármen Lúcia assume a Presidência nesta sexta-feira
Isso ocorrerá em um momento no qual ela é a seguinte na linha sucessória. Com a ausência do presidente, assumiria o vice-presidente. O vice-presidente também estava em viagem internacional.

Polícia encontra digital em munição usada para matar Marielle e Anderson
Nas suas funções, costumava usar um colete azul numerado, com o nome de Siciliano , que o identificava como colaborador. Antes de abrir fogo, um dos assassinos teria gritado "chega para lá que a gente tem que calar a boca dele ".

Pelo menos 20 mortos em tentativa de fuga de prisão
Outros quatro agentes também ficaram feridos e foram encaminhados para o hospital da região, entre eles um está em estado grave. Com 432 vagas, o local abrigava 660 detentos, de acordo com dados de fevereiro de 2018 do Conselho Nacional de Jsutiça ( CNJ ).

Apoiador de Bolsonaro fura cerco da PM para provocar deputada Manoela D´ÁVila
Manuela, após o incidente, fez um grave alerta: Lula corre o risco de morte na carceragem da Polícia Federal. A mobilização pró-Lula foi obrigada a recuar uma quadra, onde agora está montado o acampamento Lula Livre .

"Nós já perdemos a guerra comercial" — Trump
Trump quer combater o déficit comercial dos Estados Unidos, considerado um resultado da fraqueza de seus antecessores. A China também apresentou uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as taxas de Washington .

Em Curitiba, PT reafirma candidatura de Lula à presidência da República
Lula quer os dois ao seu lado, como apoiadores do nome de Haddad quando a cabeça da chapa do PT for trocada. Para o presidenciável, a sociedade ficou "desconfiada" de que a lei só é dura com o PT e com Lula .

Other news