Vídeo: Meirelles se filia ao MDB

Opinião: 'tradição brasileira impede eleição de Henrique Meirelles como presidente'

Mais cedo, nesta terça-feira, 3, durante a sua filiação ao MDB, Meirelles havia afirmado que deve ficar no ministério até a sexta-feira, após ter sido pressionado pelos repórteres sobre essa decisão. Ele entra no partido com o objetivo de tentar viabilizar uma candidatura à Presidência pela sigla, mas terá um importante adversário interno: o presidente Michel Temer, que já declarou publicamente seu desejo de tentar reeleição para o cargo nas eleições de outubro deste ano.

Meirelles ainda revelou que ainda é cedo para decidir quem é mais competitivo, ele ou Temer, mas que estão conduzindo pesquisas.

A tendência é que ele seja substituído pelo secretário-executivo da Pasta, Esteves Conalgo Júnior, mas o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tenta emplacar o secretário de Acompanhamento Fiscal da Fazenda, Mansueto Almeida, para o cargo.

Em discurso, Jucá ressaltou o trabalho de Meirelles à frente da Fazenda nos últimos dois anos. Ele tem duas dificuldades: "a primeira é o fato de não ser da tradição brasileira eleger alguém, com o perfil do ministro Henrique Meirelles para a Presidência da República", observa. Tanto na foto, como na música pouco criativa: "M de Michel, M de Meirelles, M de MDB".

"Só teremos um país justo quando um filho de operário tiver a mesma oportunidade que o filho de um médico", disse o ministro, citando uma frase bastante conhecida da retórica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Temos que defender um legado, temos que buscar um caminho que faça com que o que foi alcançado até agora não se perca", afirmou Jucá, que é líder do governo no Senado. "Temos certeza de que vamos prosseguir".

Meirelles cogitou também concorrer ao governo de Goiás, pelo então PMBD, em 2010, mas desistiu para se dedicar ao comando do Banco Central.

As imagens e o jingle que estampavam o evento de filiação na sede do partido, porém, traziam sempre Temer em primeiro plano. Em vídeo de propaganda lançado no fim do ano passado pelo PSD, Meirelles ocupou cerca de nove dos 10 minutos totais da peça.Ao assumir o BC em 2003, Meirelles, que já tinha feito carreira em instituições financeiras internacionais, conseguiu atrair credibilidade para o governo junto ao mercado financeiro.

Related:

Comments

Latest news

Polícia confirma tiroteio na sede do YouTube; atiradora morreu no local
Outra pessoa envolvida no tiroteio , a designer do YouTube Lilian Chen, disse que teve que sair do local com as mãos para cima. Vadim Lavrusik disse, no Twitter , que esteve barricado dentro de uma sala com alguns colegas mas já está a salvo.

Tobias Menzies será o novo Prince Philip — The Crown
As filmagens da terceira temporada de The Crown começam em julho, mas não há data oficial para o retorno. Atualmente, Tobias Menzies está no elenco de The Terror , série produzida por Ridley Scott.

Michel Temer troca ministros de Transportes e Saúde
O presidente é um dos investigados do chamado "inquérito dos Portos", relatado no Supremo pelo ministro Luís Roberto Barroso. Ao iniciar sua fala, Temer saudou "o presidente do Supremo" dirigindo-se a Eunício Oliveira, presidente do Senado.

Advogados de Lula levam ao STF parecer contra prisão após 2ª instância
Depois, acrescenta: "Gerações de brasileiros ajudaram a construir uma sociedade, que se pretende livre, justa e solidária". Lula foi condenado na ação penal - âmbito da Operação Lava Jato - que investiga o apartamento tríplex no Guarujá (SP).

STF recebe abaixo-assinados a favor e contra prisão após 2ª instância
Em sua rede social, Dallagnol postou: "4ª feira é o dia D da luta contra a corrupção na #LavaJato. O local da publicação está marcado como "Supremo Tribunal Federal - STF ".

Terremoto com epicentro na Bolívia causa tremor em diversas cidades do Brasil
Santa Catarina: moradores de três prédios de Itajaí procuraram Defesa Civil e bombeiros relatando leve tremor de terra . Moradores da Asa Sul, no Plano Piloto da capital federal, sentiram o tremor em seus apartamentos.

PRF não registra mortes nas BRS de Alagoas — Operação Semana Santa
Durante a Operação, a PRF também efetuou a prisão de quatro pessoas por embriaguez ao volante, e uma por receptação de veículo. No mesmo dia, por volta de 18h, no Km 453 da BR-174, em Comodoro, uma pessoa morreu após um veículo carga tombar.

Regime de Assad espera reconquistar Ghouta Oriental em breve
Na última região rebelde, as negociações com a Rússia para uma evacuação não avançaram, e Damasco prometeu continuar com os combates.

Em mensagem pela Páscoa, Papa condena "extermínio" na Síria
Por isso, o Vaticano garante que o que foi ao ar na entrevista é uma "reconstrução" do repórter sobre as falas do pontífice. Papa Francisco , 81, também falou para os detentos fazerem suas próprias "cirurgias de catarata para a alma".

Vitória nos pênaltis, leva o Corinthians para final
O comandante também fez ajustes de posicionamento tanto em situações de ataque quanto de defesa. A grande final deverá ocorrer no domingo, dia 08 de abril, às 16h, na Alianz Arena.

Prisões serão revistas após conclusão de depoimentos, afirma Barroso
O mandado, ao qual a reportagem teve acesso, foi assinado na terça-feira (27) e é o 15º entre os ordenados pelo ministro. Também nunca mais participou de campanhas eleitorais ou teve relacionamentos políticos.

No chão! Simaria "tomba" no palco do "The Voice Kids"
Para se retratar, a emissora decidiu trazer a menina de volta para a disputa da final, mas Talita continua. Neto Junqueira , do time de Claudia Leitte , e Talita Cipriano , do time de Brown , também estão na final.

Programação de Páscoa da Paróquia de Taquara segue até domingo
Já na noite de sábado (31) está prevista, na Catedral, a Vigília Pascoal a partir das 19h até o amanhecer. O sacerdote destacou que para os católicos a Páscoa não é um feriado, mas dias santos.

Rússia passa "guia de marcha" a quatro diplomatas franceses
A medida é a mesma que os EUA adotaram recentemente, excluindo 60 representantes russos e fechando uma embaixada russa em seu território.

Ao lado de Russomanno, Flávio Rocha se filia ao PRB
A decisão foi tomada nesta terça-feira, 27, após reunião entre ele, dirigentes e deputados federais da legenda em Brasília. Nunes substitui Flavio Gurgel Rocha, que será candidato à Presidência da República pelo PRB.

Other news