OPA sobre EDP formalizada — Já oficial

Divulgação

A delegação da China está com os seus advogados e investidores a entregar na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários o anúncio preliminar da OPA sobre a EDP e EDP Renováveis.

Os títulos da EDP encerraram o dia de negociações de hoje a ganhar 0,75% para 3,11 euros, e os da EDPR avançaram 0,58% para 7,85 euros.

Yang Ya (na foto) assume que o objectivo da oferta pública de aquisição (OPA) é ajudar a EDP crescer mais e admite passar para a eléctrica portuguesa activos que actualmente estão nas mãos da CTG.

Segundo o responsável, aquando da reprivatização, há seis anos, a ATM defendeu que a China Three Gorges devia lançar uma OPA sobre a EDP, porque embora não tivesse os 33% que fazia presumir controlo sobre a sociedade, a forma como se comportava em assembleias-gerais e as decisões tomadas implicava um controlo efetivo da empresa, pelo que puseram uma ação no Tribunal de Comércio nesse sentido. Um preço abaixo do valor da última cotação.

A China Three Gorges oferece 3,26 euros por cada ação da EDP, sendo que o valor total da oferta pública relativamente a 100% do capital social da elétrica corresponde a 11.848 milhões de euros (9.074 milhões de euros, excluindo as ações já detidas pelos chineses). "Não temos uma visão fechada", adiantou António Costa, afirmando que os investidores chineses "têm sido sempre muito respeitadores da legalidade do nosso país" e "têm tido sempre uma actuação correcta e empenhada e eu acho que o que importa é que os accionistas possam avaliar o projecto".

Para o líder do PCP, "uma empresa que é estratégica para os interesses nacionais, da qual depende grande parte da economia portuguesa, tal como o conjunto de equipamentos e funções públicas, não pode estar sujeita à disputa por parte de grupos económicos ou de Estados estrangeiros sobre o seu controlo acionista".

No entanto, a CMVM tinha deliberado a suspensão da negociação das ações da EDP e da EDP Renováveis, e aguardava a divulgação de informação relevante ao mercado.

Related:

Comments

Latest news

Casal morre em acidente de trânsito um dia antes de casamento
Luana Regina Alves , 36, e Rodrigo Nogueira , 31, morreram na noite desta quinta-feira, 10 vitimas de acidente de carro. Conforme moradores de Passos, acompanhada do noivo, a advogada Luana Regina viajou até Alfenas para atender um cliente.

Puigdemont anuncia novo candidato à presidência da Catalunha
O juízes do Tribunal Constitucional (TC) estiveram reunidos em plenário e admitiram o recurso do governo que impede a investidura de Puigdemont à distância.

Recorde histórico de Nadal caiu diante de Thiem
O outro encontro das meias-finais sairá dos vencedores dos encontros Kyle Edmund-Denis Shapovalov e John Isner-Alexander Zverev. Dessa vez, Nadal não conseguiu reagir como no primeiro set e o austríaco confirmou a vitória de forma mais tranquila.

Câmera com inteligência artificial chega ao Brasil em maio — Google Lens
Lançado inicialmente como um recurso do Google Photos, o Lens será integrado aos aplicativos nativos de câmera dos smartphones. O Lens também funcionará como um escâner em tempo real, sendo possível copiar texto de páginas impressas para o seu telefone.

Movimento 5 Estrelas e Liga tentam formar governo
A Liga prefere manter a aliança de centro-direita, mas há pressão para que Berlusconi saia de cena voluntariamente. E a Liga, ex-Liga do Norte, deixou claro que só iniciaria negociações se o Força Itália o autorizasse.

Neymar retorna ao PSG em festa, mas com desconfiança da torcida
Outro motivo são as possíveis conversas do brasileiro com o Real Madrid , reveladas pelo jornal espanhol As. Os rumores de sua ida para o Real Madrid são ouvidos desde a sua transferência para o Parque dos Príncipes.

Enem 2018: estudantes da rede pública não pagarão taxa de inscrição
Os participantes de escolas públicas e de baixa renda puderam solicitar a gratuidade da taxa entre os dias 2 e 15 de abril. As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ) 2018 estão abertas no site até o dia 18 de maio .

DF e Goiás bloqueiam celulares piratas nesta quarta-feira
Se o número do Imei que aparecer na tela for igual ao número que vem na caixa do celular, fique tranquilo, o aparelho é regular. O Olhar Digital já preparou uma matéria explicando como identificar um celular irregular para evitar ter o celular bloqueado .

BCP propõe pagamento extraordinário de 4,9 milhões para pensões de gestores
Consulte a lista completa de administradores proposta pelo banco para um novo mandato aqui. Em 2017, a comissão executiva do BCP recebeu 3,8 milhões em vencimentos.

Alargamento da I Liga debatido em cimeira de presidentes
Os clubes da II Liga pretendem o alargamento na próxima temporada mas os da I Liga não concordam evocando dificuldades de calendário.

Irã diz que segue comprometido com acordo
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deverá se preparar para os próximos movimentos, acrescentou. Arábia Saudita e Irã divergem há anos sobre as mais variadas questões.

Câmara instala comissão para discutir abrangência do foro privilegiado
A proposta também proíbe que constituições estaduais criem novos casos, como ocorre hoje. A expectativa é que a função fique com Efraim Filho, do DEM paraibano.

Dia D contra a influenza será neste sábado
Todas as unidades básicas de saúde irão se preparar para participar do Dia D da vacinação, que vai acontecer dia 12 de maqio. Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina.

Sem ganhadores, Mega-Sena acumula em R$ 28 milhões
E, enquanto ninguém acertou os seis números do concurso 2037, 48 apostas saíram ganhadoras da Quina ao acertarem cinco dezenas. Com isso, o prêmio estimado para o próximo concurso, na quinta-feira (10), subiu a R$ 30 milhões.

Mãe de Xuxa, Alda Meneghel, morre aos 81 anos
Dona Alda lutava contra a evolução do Mal de Parkinson , doença degenerativa que não tem cura. Ela sofria de Mal de Parkinson há mais de 10 anos , que estava em estágio avançado.

Other news